Menu

Liverpool – Borussia Dortmund (Liga Europa)

O Liverpool e o Borussia Dortmund medem forças esta quinta-feira em Anfield Road, num embate a contar para a 2ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Na 1ª mão desta eliminatória, o conjunto da casa surpreendeu e conseguiu um grande desempenho na Alemanha, chegando aqui em vantagem ao ter obtido um empate a uma bola. Já o Borussia Dortmund descansou disputou mais um clássico contra o Schalke 04 onde vários atletas foram descansados para estarem no seu melhor neste encontro. Este será um jogo escaldante e emocionante onde a discussão pelas meias finais ainda está muito em aberto.

Liverpool, que começou por ingressar no Grupo B, constituído pelo FC Sion, Rubin Kazan e Bordéus, qualificou-se como líder do agrupamento aos dezasseis-avos de final, sem nunca ter provado o sabor da derrota, tendo desde então tirado o Augsburg e o Manchester United do seu caminho nas eliminatórias seguintes até chegar aqui. Na 1ª mão destes quartos de final, os pupilos de Jurgen Klopp realizaram um grande jogo, destacando-se especialmente Divock Origi, autor do golo, Emre Can, James Milner, autor do passe para o golo, e ainda os centrais Dejan Lovren e Mamadou Sakho que estiveram numa forma colossal ao conseguirem “apagar” Aubameyang do jogo. Já no campeonato inglês, os Reds conseguiram uma importante vitória sobre o Stoke City que lhes proporcionou a subida de um lugar na tabela de classificação geral, ficando agora em 8º lugar com 48 pontos, fruto de 13 vitórias, 9 empates e 9 derrotas, com parciais de 50 golos marcados e 42 golos sofridos. Desta forma, o téncico Jurgen Klopp ainda tem a porta aberta para alcançar um dos lugares de acesso às competições europeias, estando o 6º lugar ocupado pelo West Ham apenas a 4 pontos, e a 5ª posição a 5. Contudo, os Reds contam com 1 jogo a menos que estes 2 emblemas do top-6, tendo ainda que enfrentar o Everton, que embora se trate de um clássico, é uma grande oportunidade de colmatar a desvantagem pontual em relação aos Hammers e aos Red Devils.

Este conjunto da casa tem a vantagem do técnico Jurgen Klopp conhecer bem a equipa adversária, tendo sido o técnico alemão que voltou a elevar o Borussia Dortmund à conquista de títulos, o que se notou na 1ª mão disputada na Alemanha, onde apesar da condição de visitante, conseguiram um grande desempenho. Para este este encontro os Reds precisam de estar na mesma forma que estiveram na 1ª mão, melhor ainda se possível, especialmente o sector defensivo que irá precisar de bastante organização e concentração para conseguirem travar o fantástico sector ofensivo alemão. Importa destacar que o conjunto inglês ainda não provou o sabor da derrota em nenhum dos 11 embates da Liga Europa esta temporada, tendo apontado 11 tentos e concedendo 6 golos. Os pontos fortes dos Reds passam por privilegiarem a posse de bola e trocá-la através de passes curtos, maioritariamente no meio campo adversário, atacando pelos corredores laterais, no entanto, demonstram grandes dificuldades em protegerem a liderança do marcador.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Liverpool apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Manchester United, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma derrota por 3-2 em terreno do Southampton, um empate por 1-1 na recepção ao Tottenham, um empate por 1-1 em terreno do Borussia Dortmund, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 4-1 na recepção ao Stoke City. Christian Benteke, Jordan Henderson, Joseph Gomez e Dany Ings.

Onze Provável: Mignolet – Clyne, Lovren, Sakho e Moreno – Allen, Can e Milner – Lallana, Origi e Coutinho.

Liga EuropaBorussia Dortmund, por sua vez, teve um trajecto mais complicado que Liverpool para chegar a estes quartos de final, uma vez que começou por ingressar na 3ª Pré-Eliminatória, onde tirou o Wolfsberger do seu caminho, seguindo-se do Odd no play-off. Uma vez inserido no Grupo C, constituído pelo FK Krasnodar, PAOK e Qabala, os Auri-Negros qualificaram-se como 2º classificados eliminado o FC Porto e o Tottenham nas eliminatórias seguintes até chegar aqui. É claro que o empate por 1-1 na 1ª mão, no seu próprio território, não foi propriamente o resultado desejado, no entanto, também não foi um resultado desastroso, visto que mesmo que o Liverpool se possa qualificar com um empate sem golos, é muito improvável que os Auri-Negros passem 90 minutos sem conseguirem marcar pelo menos um golo. No campeonato alemão, o Dortmund ocupa o 2º lugar com 68 pontos, fruto de 21 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com parciais de 69 golos marcados e 30 golos sofridos. Na última jornada, os homens de Thomas Tuchel viajaram até ao reduto do Schalke 04 para disputarem mais um derby local, acabando por empatar a duas bolas num encontro onde o técnico alemão optou por descansar vários jogadores para este encontro, visto que a Bundesliga está praticamente decidida, a favor do Bayern de Munique, e a vaga para a Liga dos Campeões está mais que garantida, a Liga Europa virou prioridade.

O Dortmund é uma equipa que o técnico da equipa adversária conhece bastante bem, o que se notou na 1ª mão onde foram “abafados” no seu próprio território. Em ligeira desvantagem na eliminatória, os alemães precisam de entrar aqui de forma ofensiva e correr atrás do prejuízo, precisando de marcar golos, o que não é de todo impossível dado o seu enorme poderio ofensivo, uma vez que apresenta, a par com o Bayern de Munique, o melhor ataque do campeonato alemão. Apesar de apresentar um estilo de jogo idêntico ao do seu oponente em jogo, o Dortmund demonstra maior versatilidade ofensivamente, sendo eficazes no contra-ataque, bolas paradas, atacando pelas linhas, especialmente pelo lado esquerdo, e apresentando ainda grande facilidade em finalizar jogadas de perigo. No entanto, este é também um jogo onde devem evitar ao máximo cometer erros em zonas perigosas do campo, algo que costuma acontecer. Importa destacar que os alemães ainda não provaram o sabor da derrota desde o início de 2016, e nos 25 jogos de todas as competições disputados fora de portas esta temporada, venceu 17, empatou 4 e perdeu outros 4, tendo apontando um total de 49 tentos, e concedido 27 golos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dormtund apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Tottenham, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Augsburg, uma vitória por 3-2 na recepção ao Werder Bremen, um empate por 1-1 na recepção ao Liverpool, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 2-2 em terreno do Schalke 04. Neven Subotic está de fora por lesão, sendo a única baixa no conjunto aos comandos de Thomas Tuchel.

Onze Provável: Weidenfeller – Piszczek, Bender, Hummels e Schmelzer – Gundogan e Weigl – Mkhitaryan, Castro e Reus – Aubameyang.

Nos seus únicos 4 confrontos directos, cada um dos emblemas venceu 1 jogo, tendo os 2 restantes terminado empatados.

Borussia Dortmund
1-1
Liverpool
Europa League 2015/16
Liverpool
2-0
Borussia Dortmund
LC 2001/02
Borussia Dortmund
0-0
Liverpool
LC 2001/02
Borussia Dortmund
2-1(a.p.)
Liverpool
Taça das Taças 1965/66

É de esperar um embate escaldante e emocionante entre dois conjuntos que são conhecidos por terem os melhores adeptos do mundo. Em desvantagem na eliminatória, e tendo descansado alguns jogadores no fim de semana, o Borussia Dortmund deverá entrar em força máxima de olhos postos na baliza adversária, procurando o golo desde cedo. Já o Liverpool, apesar de estar em vantagem, não se deverá encostar atrás e defender aquilo que é uma vantagem mínima, até porque não é nisso que são bons, devendo sim também também procurar o golo através de ataques organizados de forma a não conceder grandes quebras defensivas. Antevê-se que ambas equipas consigam chegar ao golo, tal como na 1ª mão, e sendo esta uma eliminatória ainda bastante em aberto, é difícil adivinhar quem conseguirá a qualificação.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.66 Betrally
liverpool
Liverpool
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Anfield Road
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1892

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1914
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 997
  • Próg. errados 817
comments powered by Disqus

Últimos jogos