Liga dos Campeões – Grupo G
Escrito por Luís Cristóvão 17 Setembro 2013
Os dragões têm, como objetivo para esta temporada, jogar a final da Liga dos Campeões no estádio do seu maior rival. Mas para lá chegar, vão precisar de muita qualidade e alguma sorte. Sorte que, na verdade, não tiveram neste sorteio, pois terão que enfrentar dois adversários de dificuldade muito elevada. O Atlético Madrid joga, este ano, para se aproximar do Barcelona e Real Madrid, tendo na Liga dos Campeões um bom terreno para evoluir competitivamente. Depois, o Zenit São Petersburgo, dos muitos milhões e dos grandes nomes do futebol europeu. Sobrará o Áustria de Viena, equipa de muito menor qualidade e que poderá ser a casca de banana no meio do passeio – quem perder pontos com os austríacos poderá perder, definitivamente, o comboio dos oitavos-de-final.
Atlético Madrid
Diego Simeone vai fazendo milagres em Madrid, transformando os colchoneros num adversário de respeito para os gigantes espanhóis. Depois de conquistada uma Liga Europa e de uma época que, a nível europeu, pode ter sido considerada de desaceleração, o Atlético regressa com Villa e Diego Costa para semear o pânico nas defesas adversárias. Um futebol desenhado em laboratório, onde todos os jogadores sabem muito bem o que fazer em cada momento de jogo e onde a atitude guerreiro do técnico é presença constante. Vale a pena ver este Atlético, que joga sempre para ganhar, algo que fará, como é esperado, nas partidas deste grupo. É o mais forte candidato a terminar na liderança do grupo, mesmo perante equipas com larga experiência europeia, como são os portugueses e os russos. Mas, com o Atlético presente, só deverá sobrar uma cadeira para viajar até aos oitavos-de-final.
Áustria de Viena
O conjunto austríaco chega à fase de grupos depois de eliminar os croatas do Dínamo Zagreb, mas terão poucas condições para somar muitos pontos nesta fase da competição. É uma equipa que procura reconstituir algumas das noites de sonho no antigo Prater, mas terão muitas dificuldades para o fazer. Alguma curiosidade para ver jogadores como Marko Stankovic, melhor marcador da equipa neste início de temporada, Philip Hosiner ou os jovens Murg e Rotpuller. Pouco a esperar, portanto, dos austríacos, neste grupo onde todas as lutas se fazem entre as restantes três equipas.
FC Porto
Paulo Fonseca estreia-se na Liga dos Campeões com objetivos muito ambiciosos, mas também com um dos plantéis com mais opções nos últimos anos do Dragão. Jackson Martinez e Quintero serão as estrelas principais de uma equipa que conta com a experiência de Fernando e Lucho Gonzalez, da mesma forma que espera irreverência e qualidade de jogadores como Josué e Licá. Com uma defesa também bastante forte, será sempre muito complicado para qualquer adversário bater os portistas. Mas num grupo onde o Atlético Madrid se afirma favorito, a luta pelo apuramento deverá fazer-se frente ao Zenit. Responsabilidade acrescida para um técnico que dá os primeiros passos, bem seguros, na alta roda do futebol europeu.
Zenit São Petersburgo
Percebe-se que Luciano Spalletti tem uma grande equipa quando se vê a forma como os russos dominaram o Paços de Ferreira – que tantas vezes importuna os nossos grandes – no playoff desta Liga dos Campeões. Arshavin, Hulk e Danny a alimentar Kerzhakov, um meio-campo interminável de opções com Shirokov, Zyryanov, Fayzulin e Witsel, uma defesa muito sólida onde vai sobressaindo Luís Neto, e um guarda-redes de muita qualidade no grego Lodigin, chegado este ano do Xanthi. Uma equipa muito completa e que tudo fará para atingir os oitavos-de-final. Esperam-se grandes encontros frente ao Atlético e ao FC Porto, mas serão os dragões quem mais terá que superar-se para conseguir ultrapassar esta equipa do Zenit.
Boas apostas!
Escrito por Luís Cristóvão 17 Setembro 2013