Menu
  • 29 dezembro
  • 15:00
  • Betrally

Leixões – Rio Ave (Taça da Liga)

A primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga passa pelo Estádio do Mar. O Leixões, 22º classificado da segunda liga, recebe o primodivisionário Rio Ave. Para alcançar esta fase, o emblema matosinhense teve que eliminar dois adversários nas rondas anteriores. Venceu o Mafra fora de portas (0-2) naquele que foi o primeiro jogo oficial da temporada e recebeu e venceu o Académico de Viseu nas grandes penalidades (5-4). Esta ronda inaugural da Taça da Liga marca o segundo duelo do Leixões com uma equipa que milita no principal escalão. Para a Taça de Portugal, defrontou o Arouca e acabou derrotado no prolongamento (1-2). Os vilacondenses ambicionam alcançar as meias-finais do torneio. São, a par do Braga, favoritos à passagem à próxima ronda.

Reduto difícil por tradição, mais de metade dos pontos que o Leixões possui foram conquistados no Estádio do Mar, em Matosinhos. Em termos de segunda liga, a posição do emblema portuense é frágil: Está no 22º lugar e contabiliza 21 pontos. 15 foram conquistados em casa, reduto no qual se impuseram frente às equipas “B” de Benfica e FC Porto. Na atual temporada, ao cabo de 12 jogos em casa, apenas três equipas saíram de Matosinhos com um triunfo: Atlético CP (0-1), SC Braga B (2-3) e Arouca (1-2 a.p). A única ocasião em que o Leixões ficou em branco diante da sua massa adepta remonta à primeira jornada do segundo escalão, precisamente na receção à formação oriunda de Alcântara. Antes da pausa natalícia, o Leixões conquistou a primeira vitória na condição de visitante na atual temporada nomeadamente na deslocação a Olhão por 0-2. O mais recente reforço do conjunto agora orientado por Pedro Miguel é o experiente médio Bruno China, atleta que regressa a uma casa que bem conhece.

A jogar em reduto próprio, os matosinhenses são sempre um conjunto aguerrido, extremamente agressivo na abordagem ao jogo. Nesta ocasião certamente não será diferente, sendo que surgirá também motivado pelo facto de defrontar um adversário que compete num escalão superior.

Onze Provável: Ricardo Moura, Rateira, Nunes, Pedro Pinto, Max, Caio, Tandjigora, Bruno Lamas, Jorginho, Alemão, Barros

taça da ligaCiente de que alcançar o acesso às meias-finais da Taça da Liga é um objetivo que está ao seu alcance, o Rio Ave viaja até Matosinhos com o intuito de entrar com o pé direito. Este será o único jogo que a formação de Vila do Conde disputará fora de portas. Uma vez que jogará em casa frente a Belenenses e SC Braga, as hipóteses em alcançar a qualificação aumentam exponencialmente. Para tal, importa não perder pontos nesta curta deslocação até ao Estádio do Mar. Os atuais moldes no que concerne à disputa da fase de grupos da Taça da Liga não deixam margem para erros de maior ordem.

Antes de alcançar esta etapa, o Rio Ave superiorizou-se na receção ao Vitória Sport Clube (3-2). A formação dos Arcos tem, claro está, argumentos superiores aos da equipa leixonense mesmo que opte por rodar algumas das principais unidades. Não obstante, terá que rubricar uma boa prestação para conquistar a vitória.

Onze Provável: Cássio, Pedrinho, Vilas-Boas, Nélson Monte, Lionn, Novais, Bressan, Pedro Moreira, Ukra, Kayembe, Guedes

O técnico Pedro Martins reconheceu o favoritismo “rio avista” à entrada para este encontro. Não obstante, verificam-se algumas alterações significativas na convocatória, nomeadamente no setor recuado: Marcelo, Edimar, Anibal Capela, Lionn e Wakaso estão fora de jogo. Embora as mexidas que se perspectivam não retirem competitividade à equipa vilacondense, é natural que haja uma maior fragilidade daí resultante. O Leixões, que procurará transcender-se no duelo com uma equipa primodivisionária, poderá tirar partido desta situação.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 2.05 Betrally
leixoes
Leixões
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Mar
  • Cidade: Matosinhos
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1541
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 796
  • Próg. errados 666
comments powered by Disqus

Últimos jogos