A 11ª jornada da Bundesliga trouxe o Clássico entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique, discutido no Signal Iduna Park, que terminou com uma vitória dos Auri-Negros, com golo de Aubameyang. Com este desaire, o recém-promovido Leipzig, que foi até casa do Bayer Leverkusen de onde saiu com uma impressionante vitória, encontra-se isolado na liderança do campeonato alemão. A Bundesliga está, novamente, bastante interessante.

Aubameyang derruba Gigante da Baviera

Golo solitário de Aubameyang resulta em vitória no Clássico.

Golo solitário de Aubameyang resulta em vitória no Clássico.

A 11ª jornada trouxe até ao Signal Iduna Park mais um grande Clássico entre os poderosos Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Quem diria que o jogo ficaria decido logo na primeira jogada de perigo da partida, com um Dortmund a entrar forte e a visar a baliza de Manuel Neuer na primeira aproximação à baliza Bávara. Num lance onde os pupilos de Thomas Tuchel rondavam a baliza do Bayern de Munique, Aubameyang ganha uma segunda bola e entrega para Piszczek que apareceu na entrada da área, que por sua vez dá de primeira para o lado direito onde estava Gotze, que apenas teve de ludibriar Hummels e cruzar por entre as pernas do central alemão, com Aubameyang a desviar para o fundo das redes com desvio sublime. Isto tudo à passagem dos 10 minutos.

Os Bávaros procuravam dar resposta, mas enquanto estes controlavam a maior parte da posse de bola, eram os homens da casa que criavam mais perigo, e assim foi durante todo o jogo. Aubameyang foi uma verdadeira dor de cabeça para a linha defensiva do Bayern de Munique, e teve ainda mais algumas ocasiões onde podia ter aumentado a vantagem, aos 48 minutos a cabecear uma por cima da trave, aos 70′ isolou-se mas não conseguiu melhor que remate à figura de Neuer. O Bayern de Munique dominou nas estatísticas, mas o Dortmund foi mais prático e acertou mais vezes na baliza.

Houve ainda euforia por parte do Bayern de Munique aos 55 minutos, com o Ribéry a festejar, mas o golo acabou por ser bem anulado, já que o francês estava em posição irregular. Esta derrota fez o Dortmund subir para 3º lugar na tabela, ficando a 3 pontos deste 2º classificado Bayern de Munique, e a 6 do líder Leipzig.

Leipzig decidido a estrear-se em grande

Leipzig continua invicto e agora é líder isolado da Bundesliga.

Leipzig continua invicto e agora é líder isolado da Bundesliga.

O campeonato alemão está então, novamente, muito mais interessante e a prova disso é o recém-promovido Leipzig, que chegou pela primeira vez ao principal escalão de futebol alemão e ainda não parou de agitar as coisas. Esta turma proveniente do leste da Alemanha viajou então, na sexta-feira, até ao reduto do Bayer Leverkusen para um jogo que viria a ser bastante emocionante e cheio de reviravoltas. A equipa da casa entrou bem e colocou-se na frente do marcador logo no 1º minuto de jogo, com Kevin Kampl a finalizar um belo cruzamento rasteiro de Brandt. A resposta do Leipzig não tardou a demorar e apenas 3 minutos depois, na sequência de um canto, Time Werner toca de calcanhar com a bola a bater em Baumgartlinger e a entrar na própria baliza.

Pouco antes do intervalo, o turco Calhanoglu faz uma bela assistência para Bradt, que depois de uma boa recepção e duas passas em direção à baliza adversária remata de pé esquerdo para o fundo da baliza. O jogo foi então a 2-1 para o intervalo. O Leverkusen podia ainda ter aumentado mais a vantagem aos 54 minutos, mas o guarda-redes Gulácsi negou um golo de grande penalidade a Calhanoglu. Esse momento marcou a viragem do encontro e, como diz o velho ditado, quem não marca sofre.

O golo do empate saiu dos pés do sueco Emil Forsberg, um jogador de grande importância para a equipa, que soma já 5 golos e 5 assistências, aos 67 minutos de jogo. Will Orban marcou o golo da vitória na resposta de um cruzamento de Emil Forsberg, aos 81 minutos. O Leipzig é agora líder isolado da Bundesliga, com 27 pontos, 3 a mais que o 2º Bayern de Munique.

Outras curtas da jornada

  • FC Koln, que esteve a perder ao intervalo em casa do Borussia M’Gladbach, consegue grande reviravolta e soma os 3 pontos, subindo para 4º lugar na tabela.
  • Hoffenheim e Hertha Berlim empatam contra Hamburgo e Augbsburg, respectivamente, caindo para 5º e 6º lugar, ambos com 21 pontos.
  • Schalke continua sequência de vitórias, desta vez a vencer em casa do Wolfsburg pela vantagem mínima de 0-1.
  • Frankfurt, que também esteve a perder ao intervalo, conseguiu reviravolta e venceu por 1-2 em terreno do Werder Bremen, ficando em 6º lugar com os mesmos 21 pontos que o 3º Borussia Dortmund.

Boas Apostas!