Já com o Bayern de Munique sagrado campeão, sobram dois lugares de acesso directo à Liga dos Campeões, com o Leipzig a assegurar um deles no sábado, vencendo em casa do Hertha Berlim. Já o Borussia Dortmund passou a ocupar o restante lugar depois de destronar o Hoffenheim no Signal Iduna Park, mas ainda não está seguro, com o Hoffe apenas 2 pontos atrás.

Leipzig chapa 4 em Berlim

Leipzig garante acesso directo à Liga dos Campeões antes de receber o Bayern de Munique.

Leipzig garante acesso directo à Liga dos Campeões antes de receber o Bayern de Munique.

Caso vencesse, o Leipzig asseguraria o lugar de acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, e este era o jogo ideal para o fazer, já que na próxima jornada irá receber o poderoso Bayern de Munique, pelo que fez questão de garantir um dos 3 primeiros lugares antes da última jornada. Os Touros começaram bem, criando perigo logo aos 4 minutos, por Sabitzer. O primeiro não tardaria a aparecer e, aos 11 minutos, Sabitzer faz um bom cruzamento para um cabeceamento ainda melhor de Timo Werner, abrindo o marcador.

Ainda antes do intervalo houve mais duas grandes oportunidades de golo, um rápido contra-ataque do Hertha Berlim, onde estavam 2 para 2, mas Esswein desperdiçou e, 10 minutos depois, Emil Forsberg isola Timo Werner, mas o avançado falhou no cara-a-cara com Jarstein. Aos 53 minutos, o guarda-redes Jarstein escorrega quando tentava aliviar uma bola e Poulsen apenas entregou para o lado para Werner finalizar sem oposição. Aos 84 minutos o Hertha Berlim reduziu com infeliz auto-golo de Khedira, na sequência de um livre. Ainda assim, 3 minutos depois, Davie Selke faria o 1-3 em lance individual, e fecharia as contas aos 1 minuto depois, novamente em lance individual.

A partir de agora, nestes dois últimos jogos, um empate num deles é o suficiente para assegurar o 2º lugar.

Dortmund pára o surpreendente Hoffenheim

Com esta vitória, o Dortmund subiu até ao 3º lugar.

Com esta vitória, o Dortmund subiu até ao 3º lugar.

Este era um jogo crucial para a reconquista do 3º lugar, com o Borussia Dortmund a conseguir vencer na recepção ao Hoffenheim, por 2-1. O jogo começou da melhor forma, com o Dortmund a inaugurar o marcador desde bem cedo por intermédio de Marco Reus, com uma assistência involuntária de Gonzalo Castro, fazendo um túnel ao guarda-redes Baumann. Aos 12 minutos Aubameyang podia ter aumentado a vantagem para 2-0 numa grande penalidade, mas atirou ao poste. O primeiro tempo teve mais algumas oportunidades de golo, mas as duas equipas falharam sempre na parte da finalização.

O segundo tempo foi idêntico ao primeiro, com várias oportunidades de golo para os dois lados, mas os golos só voltaram a aparecer perto do final da partida, com Aubameyang a aproveitar a recarga do remate de Guerreiro e a encostar de cabeça, aos 81 minutos. Pouco depois o Hoffenheim ainda conseguiu reduzir para 2-1, com Matthias Ginter a cometer grande penalidade e com Kramaric a não desperdiçar na marcação do castigo máximo, mas com o resultado final a ficar 2-1.

O Dortmund subiu assim até ao 3º lugar, e apesar de ser pouco provável apanhar o Leipzig na 2ª posição, tem de dar tudo nestes últimos encontros para manter o Hoffenheim afastado, com o Hoffe apenas 2 pontos atrás.

Bayern vence por vantagem mínima

Bernat dedicou o golo ao colega de equipa, e compatriota, Thiago Alcântara.

Bernat dedicou o golo ao colega de equipa, e compatriota, Thiago Alcântara.

O já consagrado campeão alemão voltou a vencer e terminou com qualquer réstia de esperança do Darmstadt em conseguir a manutenção. Com Renato Sanches a titular, o Bayern criou várias oportunidades de golo nos primeiros minutos e foi Javi Martínez quem apontou o único golo logo aos 17 minutos, assistido por Ribéry. O jogo teve várias oportunidades de golo, mas as duas equipas falharam sempre na parte da finalização, com os guarda-redes dos dois lados a terem bastante mérito ao longo do jogo.

O Darmstadt ainda reduziu aos 64 minutos, mas o golo foi bem anulado por posição irregular. Ainda assim, a melhor oportunidade de golo para o Darmstadt chegou aos 86 minutos com Bernat a cometer grande penalidade. Altintop foi chamado a apontar a grande penalidade, mas Starke negou-lhe o golo com uma boa defesa. O jogo acabou por chegar ao fim sem mais golos, com o Darmstadt a ver a sua relegação confirmada.

Outras curtas da jornada:

  • Festival de golos em casa do FC Koln, que acabou por vencer na recepção ao Werder Bremen por 4-3.
  • Freiburg venceu na recepção ao Schalke 04 e subiu até ao 6º lugar de acesso à Liga Europa.
  • Wolfsburg venceu em casa do Frankfurt e afasta-se da zona de relegação.

Boas Apostas!