Menu
Liga Europa 1ª Jornada

Lech Poznan – Belenenses (Liga Europa)

Após ter garantido o acesso à fase de grupos sem qualquer derrota nos quatro jogos relativos à fase preliminar, o Belenenses está de regresso à fase final de uma competição europeia. A sorte não sorriu aos homens do Restelo, que se preparam para medir forças com adversários que merecem respeito como a Fiorentina ou Basileia. A estreia será precisamente diante do adversário mais acessível do grupo, o Lech Poznan, que vive uma má fase, mas não se adivinham facilidades para o Belém ao reduto do campeão polaco.

Na última sexta-feira, o Belenenses saiu goleado do estádio da Luz por 6-0. Uma autêntica mancha nesta etapa inicial de temporada protagonizada pelos comandados de Ricardo Sá Pinto, pelo que urge responder o mais depressa possível. Esta quinta-feira, quase uma semana após esse desaire aos pés do campeão Benfica, os homens que ostentam a cruz de Cristo ao peito tornam a entrar em campo. A distância entre as duas partidas permitiu, à partida, preparar devidamente este primeiro jogo da fase de grupos.

O Lech Poznan vive uma crise profunda. Este arranque de Ekstraklasa tem-se revelado uma verdadeira hecatombe. A prestação do Lech não honra, de forma alguma, o título que o clube detém: O de campeão nacional. Ao invés de estar nos lugares cimeiros como se exige a qualquer campeão em título, definha nas partes mais baixas da pauta classificativa. Ao cabo de oito rondas, é 15º classificado do campeonato com apenas quatro pontos conquistados. São seis derrotas averbadas até à data, sendo que a mais recente remonta precisamente ao último sábado, em casa, diante do Podbeskidzie que conseguiu somar três pontos pela primeira vez. Sublinhe-se que o Lech Poznan perdeu os últimos dois encontros disputados.

Em contexto europeu, sendo certo que os protagonistas não diferem, a verdade é que o cenário é totalmente distinto. E o Lech europeu, que eliminou o Videoton no “play-off” por um resultado agregado de 4-0, tem obrigação de voltar a surgir neste encontro frente ao Belenenses. O “chip” europeu está colocado. Com este, chega motivação adicional para encarar o embate com a equipa “lusa”. A última ocasião em que o Lech esteve na fase final da prova remonta à temporada 2010/11.

Onze Provável: Buric – Kedziora, Arajuuri, Kaminski, Douglas – Tralka, Linetty, Hamalainen – Gajos, Pawlowski, Thomalla.

liga europa“Irreconhecível” parece ser o termo mais adequado para elucidar o leitor acerca da prestação do Belenenses na Luz. Quem viu a formação do Restelo a atuar pela primeira vez na atual temporada terá ficado com uma má impressão da mesma, mas a verdade é que esses 90 minutos, felizmente para os adeptos, não passaram de um mau dipara a equipa. Empenhados em limpar a imagem deixada e voltar a exibir o nível ao qual têm habituado, os jogadores do Belenenses têm neste duelo uma óptima oportunidade. Têm, de resto, privilegiado a participação na Europa em detrimento do campeonato.

Relativamente à pré-eliminatória, a equipa do Belenenses foi ainda reforçada por dois elementos que poderão vir acrescentar qualidade. Ambos têm pergaminhos na Primeira Liga, e tanto um como outro ao serviço do Estoril. Kuca, internacional cabo verdiano que se encontrava na Turquia, regressa ao principal escalão português e é opção para o corredor direito. O santomense Luís Leal assumirá, à partida, um lugar na frente de ataque.

Onze Provável: Ventura – Amorim, Tonel, Brandão, Geraldes – Dias, Rúben Pinto, Carlos Martins – Sturgeon, Miguel Rosa, Luís Leal

As casas de apostas atribuem largo favoritismo ao Lech. Talvez a ausência recente do Belenenses destes contextos seja um dos factores justificativos, mas os polacos estão a atravessar uma má fase. Assumindo que pontuar apenas já seria positivo para os “lusos”, a verdade é que pensar numa possível vitória está longe de ser um cenário descabido tendo em conta o contexto.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Belenenses 3.20 Dhoze
Lech Poznań
Lech Poznań
  • País: Polónia
  • Estádio: Municipal de Poznań
  • Cidade: Poznań
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 817
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos