Menu
  • 03 dezembro
  • 21:00
  • Betrally

Las Palmas – Real Sociedad (Taça do Rei)

Se pudessem, tanto o Las Palmas como a Real Sociedad davam a vez. Falando com frontalidade, as duas equipas estão na luta pela sobrevivência na primeira divisão espanhola e tudo o resto que consuma recursos é uma distração que pode custar caro. Os dois clubes já tiveram que dispensar os treinadores com que iniciaram a temporada e dão alguns sinais de recuperação, mas permanecem no fundo da tabela. Se pudessem faziam rotação quase total mas entre a falta de soluções no banco e lesões a margem não é muita.

A Taça é sempre um evento bonito, no sentido em que abre possibilidades a emblemas que normalmente passam apagados nos respetivos campeonatos. Mas o grande objetivo das equipas, convenhamos, é o respetivo campeonato, é nisso que têm que se concentrar do ponto de vista desportivo e até financeiro. Equipas como o Las Palmas e Real Sociedad bem gostariam de poder embarcar no entusiasmo da Copa e descansar a cabeça dos dificuldades porque passam na Liga Espanhola. Equipas como o Real Madrid, até como o Valencia, podem fazê-lo. Porque têm um plantel, entre suplentes e “canteranos”, que estica a esse ponto. Mas não nestes dois casos. Aqui o compromisso da Taça do Rei, a meio da semana, é um motivo extra de stress – gerir jogadores tocados, recuperar os lesionados, arriscar quem – sempre com os olhos posto lá à frente, nas jornadas que se seguem.

O Las Palmas é o penúltimo classificado da Liga BBVA, entalado entre Málaga e Levante, todos com dez pontos. Desde que Quique Setién assumiu a equipa, para substituir Paco Herrera, a Unión Deportiva somou uma vitória, dois empates – Villarreal (0-0) e Valencia (1-1) – e dois desaires – Real Madrid (3-1) e Deportivo da Corunha (0-2), no fim de semana passado. Curiosamente, a única vitória desta segunda vida do Las Palmas – segundo triunfo da temporada – aconteceu na receção aos Txuriurdin, no início de novembro, a contar para o campeonato (2-0). Mas estes resultados, ainda que animadores, não foram ainda suficientes para sacar a equipa da zona de despromoção. As próximas jornadas podem ser decisivas já que o clube enfrenta equipas diante das quais pode pontuar: vai a casa do Sporting de Gijón e depois recebe o Bétis no Estádio de Gran Canaria.

Setién tem como baixas confirmadas Ángel, Javi Castellano e Wakaso; Alcaraz ainda está em dúvida.

Onze Provável: Lizoáin – Simón, Artiles, Bigas, Dani Castellano – Gómez, Hernán – Viera, Tana, Momo – Araújo.

taça do reiTudo o que disse acima acerca do Las Palmas pode ser aplicado a papel químico para a Real Sociedad. É verdade que o clube basco está um nadinha acima na classificação – é décimo terceiro – mas tem apenas doze pontos, o que significa que uma derrota na Liga pode atirá-los para aqueles três lugares a que todos tentam escapar. Não é uma situação nada confortável.

David Moyes abandonou o comando após o desaire no Gran Canaria e Eusebio Sacristán assumiu o lugar durante o período de interrupção para trabalhos das seleções. Houve claramente um abanão na equipa, que reagiu positivamente à mudança de responsável técnico. La Real venceu o jogo seguinte, em casa, frente ao Sevilla (2-0) e acabou derrotada em Camp Nou, na jornada seguinte. O primeiro foi claramente positivo e o segundo compreensível. Até os Merengues levaram quatro do Barcelona, e no seu próprio estádio. Por isso é tão importante para a equipa reentrar na Liga na máxima força. No próximo domingo o Eibar visita o Anoeta e na semana seguinte é a vez de ir ao Getafe.

Iñigo Martínez cumpre castigo. Bergara, Oier, Oyarzun e Raul Navas têm mazelas diversas e a sua disponibilidade é ainda incerta. Jonathas, Rúben Pardo e Zurutuza estão descartados por lesão.

Onze Provável: Ander Bardji – Elustondo, Mikel González, Diego Reyes, Yuri – Illarramendi, Oiarzabal – Bruma, Prieto, Bergara – Agirretxe.

Las Palmas 2-0 Real Sociedad Liga BBVA 15/16
Real Sociedad 2-2 Las Palmas Adelante 09/10
Las Palmas 1-1 Real Sociedad Adelante 09/10
Las Palmas 0-1 Real Sociedad Adelante 08/09
Real Sociedad 1-0 Las Palmas Adelante 08/09

Os golos de Johnathan Viera e Sergio Araújo deram a vitória ao Las Palmas no confronto da primeira volta da Liga Espanhola. Foi a primeira vez que a equipa das Canarias levou a melhor nos últimos oito anos. Curiosamente, nessa altura, foi também um jogo da Taça, jogado nas ilhas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 2.00 Betrally
las palmas
Las Palmas
  • País: Espanha
  • Estádio: Gran Canaria
  • Cidade: Las Palmas
  • Fundação: 1949

Ver ficha completa

realsociedad
Real Sociedad
  • País: Espanha
  • Estádio: Anoeta
  • Cidade: San Sebastián
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1938
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos