Menu
Serie A 1ª Jornada

Juventus – Udinese (Serie A)

A Juventus inicia a temporada com a receção à Udinese, este domingo. O sonho da Vecchia Signora é revalidar o título italiano e assim repetir a proeza dos anos 30, quando conquistou cinco Scudettos consecutivos. Esta temporada marca o início de uma nova era para o clube de Turim, com a saída de várias figuras-chave e a renovação inevitável. Não será fácil igualar os feitos da última época. Também os Bianconeri estão a passar por uma transformação, neste caso motivado pelo escapar à tangente à despromoção.

Há três clubes em Itália com cinco títulos consecutivos. A Juventus inaugurou a moda na década de  30, o Torino imitou-a no início dos anos 40 e o Inter fez o mesmo de 2006 a 2010. Agora, a Vecchia Signora quer ser a primeira a duplicar a contagem. Vai ser complicado igualar os feitos da temporada passada. A Juve venceu o campeonato com dezassete pontos de vantagem sobre a concorrência, conquistou a Taça de Itália derrotando a Lazio e chegou finalmente à final da Liga dos Campeões, ganha pelo Barcelona. O final da época foi também um fim de ciclo no clube, com a saída de figuras emblemáticas como Andrea Pirlo, Carlos Tevez e Arturo Vidal, que deixam ocos complicados de preencher. Mas Massimiliano Allegri estava ciente do desafio e não tardou a ir ao mercado.

Os reforços mais experientes – Mario Mandzukic e Sami Khedira – dispensam apresentações. Mas os mais jovens também já são nomes reconhecidos na Europa do futebol: Paulo Dybala e Simone Zaza são dois internacionais italianos cheios de talento; Roberto Pereyra, ex-Udinese, conseguiu impressionar no último confronto e garantiu um contrato chorudo; Alex Sandro vem do FC Porto por vinte e cinco milhões e por aí segue. Não faltará a Allegri matéria-prima para moldar mas é natural que a equipa precisa de alguma tempo para funcionar a todo o vapor. E claro, não podemos esquecer que os dois clubes de Milão fizeram um investimento grande para recuperar estatuto e a AS Roma está cada vez mais forte também. Por enquanto, a Juve conseguiu manter Paul Pogba, apesar do interesse de inúmeros emblemas de elite. Até quando, é a questão.

Asamoah, Khedira, Morata e Marchisio são baixas por lesão com que o treinador não poderá contar tão cedo.

Onze provável: Buffon – Barzagli, Bonucci, Cáceres – Lichtsteiner, Sturaro, Pogba, Pereyra, Evra – Saponara – Dybala, Mandzukic.

Serie ANa época passada a Udinese ficou na décima sétima posição da Seria A, a pior classificação desde os idos de 1993-94, altura em que caiu para o segundo escalão. Trata-se portanto de fazer melhor desta vez. Andrea Stramaccioni foi convidado a sair em junho e para o seu lugar a direção dos Bianconeri foram buscar Stefano Colantuono, ex-Atalanta, e o novo treinador tem tido muito trabalho desde o primeiro minutos que entrou ao serviço.

A Udinese fartou-se de perder jogadores neste defeso mas fez um bom encaixe financeiro com essas vendas. Pereyra rumou à Juve, Allan para o Napoli, Luis Muriel foi para o Sampdoria, Dusan Basta para a Lazio, Douglas Costa voltou ao Brasil e Naldo passou a estar às ordens de Jorge Jesus, no Sporting. Os seis renderam quarenta e seis milhões. Mas as entradas são também promissoras e rapidamente entrarão no onze inicial. Ali Adna, Ednilson e Ivan Piris já se estrearam com a camisola bianconeri. Manuel Iturra esteve no banco dessa vez mas pode alinhar no domingo. E Colantuono terá que optar entre Marquinhos e Dusan Zapata.

Onze provável: Karnezis – Heurtaux, Danilo, Piris – Widmer, Bruno Fernandes, Guilherme, Badu, Ali Adnan – Natale, Théréau.

Udinese 0-0 Juventus Serie A 2014/15
Juventus 2-0 Udinese Serie A 2014/15
Udinese 0-2 Juventus Serie A 2013/14
Juventus 1-0 Udinese Serie A 2013/14
Juventus 4-0 Udinese Serie A 2012/13
Udinese 1-4 Juventus Serie A 2012/13

A Juve é favorita nesta jornada inaugural da Serie A, apesar de ter ficado a zero na última deslocação a Udine. Vai ser interessante perceber todas as diferentes mudanças, num emblema e noutro.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mandzukic para marcar 2.05 Dhoze
juventus
Juventus
  • País: Itália
  • Estádio: Juventus Stadium
  • Cidade: Turim
  • Fundação: 1897

Ver ficha completa

udinese
Udinese
  • País: Itália
  • Estádio: Friuli
  • Cidade: Udinesse
  • Fundação: 1896

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 801
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos