Menu

Juventus – Lazio (Supertaça de Itália)

Juve e Lazio disputam o primeiro troféu italiano da época, a Supertaça, em Xangai, na China. O quase pleno da Vecchia Signora na temporada passada deu lugar a um fecho de ciclo, com saídas incontornáveis. Massimiliano Allegri está agora a braços com as muitas alterações no plantel, tentando acomodar as peças. A Lazio vive a situação oposta. O clube conseguiu manter a equipa que conquistou o terceiro lugar na Serie A praticamente intocada. Ainda assim, a pré-temporada não foi brilhante.

A pré-época da Juventus não foi entusiasmante, o que já se podia esperar com tantas mudanças no plantel. A Vecchia Signora só venceu um dos três amigáveis de preparação – com o modesto Lechia Gdansk (1-2) – e sofreu derrotas do Borussia Dortmund e Marseille, ambas por dois golos sem resposta. Mas a qualidade dos reforços não deixa grande margem para angústias. A Juve vai continuar no topo, pode é precisar de um pouco mais de tempo para estabilizar. As saídas de Andrea Pirlo, Arturo Vidal e Carlitos Tevez deixam vagas difíceis de preencher no imediato. Mas entraram substitutos que podem estar à altura da função. Sami Khedira chega do Real a custo zero, mas o clube italiano não teve problemas em abrir os cordões à bolsa. O maior investimento, em termos financeiros, foi a contratação do avançado Paulo Dybala – com dupla nacionalidade argentina e italiana – pelo qual pagaram trinta e dois milhões de euros. Mario Mandzikic transferiu-se dos Colchoneros por dezanove milhões, Simone Zaza custou dezoito e Roberto Pereyra vem por catorze. Isto para não falar noutros que regressam depois de períodos de empréstimo. E, não menos importante, a Juve conseguiu, até ver, segurar Paul Pogba, que continua a ser cobiçado pelos maiores e mais ricos clubes europeus.

Supertaça de ItáliaA Supertaça foi a única prova doméstica que escapou à Juventus em 2014/15, ganha pelo Napoli nas grandes penalidades. Mas em tudo o resto o ano foi memorável. A conquista do quarto título italiano consecutivo, destacadíssima, da Taça de Itália, precisamente à Lazio, e o percurso irrepreensível na Liga dos Campeões, que só terminou na final, onde foi batida pelo Barcelona (1-3). Custou muito porque foi uma oportunidade única de se sagrar campeã europeia no seu próprio estádio, mas para quem tentava há anos reentrar no grupo da elite europeia é gigantesco.

Massimilano Allegri tem algumas preocupações acrescidas neste momento, com o acumular de lesões na pré-temporada. Khedira vai estar dois meses de fora, Álvaro Morata pelo menos um. Também Chiellini, uma peça importante e experiente do setor defensivo, foi dado como indisponível devido a problema muscular e só deve voltar à competição dentro de duas a três semanas. Andrea Barzagli também está tocado e deve ser poupado, o que vai obrigar a alterações na defesa.

Onze provável: Buffon – Lichtsteiner, Bonucci, Cáceres, Evra – Pogba, Machisio, Sturaro, Zaza – Dybala, Mandzukic.

Em teoria, Stefano Pioli tem tudo para ter um arranque de temporada mais sereno. A Lazio conseguiu manter inalterado o plantel que conquistou a terceira posição na Serie A do ano passado, que permitiu ao clube romano a presença na Liga dos Campeões ao fim de sete anos de ausência. Mas a pré-época não foi brilhante. Dois jogos de preparação e outras tantas derrotas – Vicenza (0-1) e Anderlecht (3-1).

Ainda assim, Federico Marchetti, na antevisão da partida, fala da intensão da Lazio para explorar o momento de reconstrução da Juve para vingar a derrota da final da Taça de Itália, que os Biancocelesti perderam no prolongamento (2-1).

Hoje a Lazio ficou a conhecer o adversário do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e vai ter uma tarefa complicada para seguir em frente. O Bayer Leverkusen está no caminho.

Onze provável: Marchetti – Dusan Basta, De Vrij, Gentiletti, Radu – Cataldi, Biglia, Onazi – Candreva, Klose, Felipe Anderson.

A última vez que a Lazio venceu nos confrontos com a Juve foi precisamente na Taça de Itália, em 2013, em Roma. A equipa de Turim ganhou seis dos últimos sete embates, empatando o outro.

Juventus 2-1 (a.p.) Lazio TIM Cup 14/15
Juventus 2-0 Lazio Serie A 2014/15
Lazio 0-3 Juventus Serie A 2014/15
Lazio 1-1 Juventus Serie A 2013/14
Juventus 4-1 Lazio Serie A 2013/14
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 2.5 golos 1.67 Dhoze
juventus
Juventus
  • País: Itália
  • Estádio: Juventus Stadium
  • Cidade: Turim
  • Fundação: 1897

Ver ficha completa

lazio
Lazio
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1825
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos