Menu
Serie A 17ª Jornada

Juventus – AS Roma (Série A)

Em plena quadra natalícia, o calendário do campeonato italiano brinda os adeptos com um dos encontros mais aguardados desde o início da época. A Juventus, atual líder da prova, mede forças com a AS Roma, principal candidata a interromper a hegemonia da “Vecchia Signora”.

Oito jogos, oito vitórias. A pentacampeã Juventus, atual líder do campeonato italiano, apresenta um registo caseiro imaculado antes da receção à AS Roma, principal concorrente na luta pelo Scudetto. A “Vecchia Signora” quer juntar a turma da capital a uma lista de vítimas em que já constam Fiorentina (2-1), Sassuolo (3-1), Cagliari (4-0), Udinese (2-1), Sampdoria (4-1), Nápoles (2-1), Pescara (3-0) e Atalanta (3-1) só na atual temporada – a formação “bianconeri” venceu os últimos 24 desafios que disputou em casa. Galvanizada pela vitória no “derby” local com o Torino (1-3), a Juventus regressa a casa e quer dar um passo que, não sendo decisivo, poderá ser muito importante na corrida pela revalidação do título, ou não estivéssemos a falar da possibilidade de ficar com sete pontos de avanço em relação ao conjunto romano. O triunfo frente ao rival local sucedeu a outra vitória de grande importância frente à Atalanta, equipa que tem estado em grande destaque na Série A 2016/17.

Apesar da vantagem de quatro pontos que possui, desengane-se quem crê que a Juventus ficará satisfeita com uma igualdade que permita manter a distância. A disputa da supertaça italiana (23 de dezembro) aproxima-se, mas os comandados de Massimiliano Allegri mantêm o foco no campeonato e o treinado italiano não fará alterações significativas na constituição da equipa. Sem Dani Alves e Leonardo Bonucci, afastados por lesão, os “bianconeri” deverão voltar a entrar em campo com uma linha de quatro defesas, abdicando do 1x3x4x3 habitual.

Onze Provável: Buffon, Lichtsteiner, Barzagli, Chiellini, Alex Sandro, Marchisio, Khedira, Sturaro, Pjanic, Higuaín, Mandzukic

Serie AAs boas prestações da AS Roma legitimam o papel de principal concorrente da Juventus na luta pela conquista do Scudetto. A deslocação ao Juventus Stadium representa o fim de um ciclo de três jogos de elevado grau de dificuldade para o conjunto romano, vencedor dos últimos dois desafios frente à Lazio (2-0) e ao AC Milan (1-0). As lesões de elementos importantes e a participação na Liga Europa são factores que não têm afectado (pelo menos de forma significativa) a prestação da AS Roma no campeonato italiano. O triunfo conquistado na última jornada, frente ao AC Milan, permitiu ganhar vantagem aos “rossoneri” e assumir o segundo lugar a título isolado. As três derrotas sofridas pela AS Roma na Série A 2016/17 ocorreram todas fora do Olímpico de Turim, frente a Fiorentina (1-0), Torino (3-1) e Atalanta (2-1).

Os pupilos de Luciano Spalletti estão a quatro pontos da liderança e têm tantas derrotas quanto a Juventus (três) (a Roma só perdeu três dos últimos 33 jogos que disputou na Série A), mas já empataram duas partidas, resultados que fazem a diferença por esta altura. Do ponto de vista ofensivo, levam vantagem em termos de golos marcados (36 contra 35), mas perdem no capítulo defensivo (14  golos sofridos contra 16). Leandro Paredes e Alessandro Florenzi, ausentes de longa data, são baixas confirmadas. Mohamed Salah permanece em duvida, mas é pouco provável que o egípcio vá a jogo nesta ocasião. Na lateral, caso Bruno Peres não reúna condições para ir a jogo, será Rudiger a atuar pela direita.

Onze Provável: Szczesny, Rudiger, Fazio, Manolas, Emerson, De Rossi, Strootman, Nainggolan, Perotti, El Shaarawy, Dzeko

Na época passada, a AS Roma venceu o desafio disputado na capital (2-1) e sucumbiu na deslocação ao Turim (1-0). No cômputo geral, a Juve leva vantagem com três vitórias nos últimos cinco desafios. Os donos da casa são favoritos ao triunfo, mas é certo e sabido que a AS Roma venderá cara a derrota.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória da Juventus 1.73 Betrally
juventus
Juventus
  • País: Itália
  • Estádio: Juventus Stadium
  • Cidade: Turim
  • Fundação: 1897

Ver ficha completa

asroma
AS Roma
  • País: Itália
  • Estádio: Olímpico de Roma
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 817
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos