Menu

João Sousa – Kevin Anderson (Open de Nice)

João Sousa apurou-se para os quartos de final ao derrotar Victor Estrella Burgos. O português não entrou bem na partida e cedeu o primeiro set ao dominicano. Mas aos poucos foi elevando o seu nível de jogo e acabou por dar a volta à eliminatória. Agora tem a possibilidade de chegar à primeira semifinal da temporada, se levar a melhor sobre Kevin Anderson. O sul-africano cumpre hoje trinta anos e esteve várias semanas fora de competição devido a lesões. Mas tem vindo a ganhar à vontade a cada partida e se o serviço entrar pode ser um problema sério.

João Sousa atingiu esta semana, com a atualização regular, à sua melhor classificação de sempre no Ranking ATP. É agora o número vinte e oito do mundo, atingindo assim o objetivo estipulado no arranque de 2016, de dar um salto na hierarquia mundial. Em particular os quartos de final do Mutua Madrid Open – onde só foi travado por Rafael Nadal, em três sets (6-0, 4-6, 6-3) – foram a grande alavanca para essa subida, que lhe abre também outras possibilidades na definição dos quadros principais de Roland Garros e talvez até de Wimbledon. Progredir até à segunda ronda no Masters 1000 de Roma também ajudou, onde cedeu diante de Dominic Thiem (6-3, 6-2).

Sousa participa pela primeira vez no Open de Nice Côte d’Azur. Na primeira ronda foi surpreendido pela qualidade do ténis de Quentin Halys, número cento e cinquenta e quatro do ranking. O francês de dezanove anos venceu o primeiro parcial e nos dois seguintes o vimaranense conseguiu contrariar esse ascendente mas apenas com uma quebra de serviço em cada set (5-7, 6-4, 6-4). Nos oitavos de final João Sousa voltou a entrar mal na partida e desta vez não pode argumentar pouco conhecimento do adversário. Victor Estrella Burgos já é um veterano deste circuito e a terra batida é o seu habitat. O encontro ficou marcado por constantes altos e baixos, com possibilidades de break de parte a parte. O português não jogou ao seu melhor nível mas o dominicano de trinta e cinco anos também não facilitou (3-6, 6-4, 6-4).

Agora Sousa tem a possibilidade de atingir a primeira semifinal da temporada em Nice. Mas para isso terá que superar o vigésimo da hierarquia.

Kevin Anderson jogou pouquíssimOpen_de_Nice_Cote_d'Azuro em 2016. Abriu a temporada com uns quartos de final em Auckland, onde foi eliminado pelo norte-americano Jack Sock (1-6, 6-4, 6-4) mas tanto no Open da Austrália como em Delray Beach caiu na primeira ronda, às mãos de Ram (7-6, 6-7, 6-3, 6-0) e Krajicek (7-6), respetivamente. Anderson foi forçado a abandonar o torneio nos Estados Unidos, alegando problemas no ombro. Certo é que o sul-africano andava a tentar ferir lesões tanto no ombro direito como no joelho esquerdo e acabaria por ter que passar por uma pequena cirurgia ao tornozelo, a meio de março. Só voltou à competição em Madrid, depois de dois meses e meio de paragem, mas tendo apanhado pela frente Gael Monfils (6-4, 6-1), ficou-se pela primeira ronda. Mas no Masters de Roma já foi um passo mais à frente. Bateu Feliciano Lopez (6-4, 7-6) e foi afastado por Juan Mónaco (3-6, 6-3, 6-2), na segunda ronda.

Em Nice, onde não vinha há seis anos, eliminou nos oitavos de final o argentino Diego Schwartzman. Venceu o primeiro parcial no tie break, depois de ambos terem sofrido quebras de serviço logo a abrir o encontro, e o segundo graças a um único break conseguido no quarto jogo (7-6, 6-3). Foi o suficiente.

João Sousa e Kevin Arderson nunca se defrontaram antes.

Prognóstico Odd Casa Erro
Anderson Vence o 1º Set 1.95 Betrally
João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Kevin_Anderson
Kevin Anderson
  • País: África do Sul
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos