Menu

João Sousa – Dominic Thiem (ATP Masters Roma)

João Sousa está pela primeira vez na segunda ronda do Masters de Roma mas não ganhou para o susto. O português, que esta segunda-feira entrou no top-30 do Ranking ATP, precisou de praticamente três horas muito suadas em court para bater o italiano Lorenzo Sonego. Sousa bem vai precisar do dia de intervalo para recuperar fisicamente porque o próximo adversário não será pera doce. Dominic Thiem, que chegou aos oitavos na edição anterior, bateu um Aleksandr Dolgopolov debilitado com dores nas costas.

Esta segunda-feira, com a atualização dos rankings, João Sousa alcançou a sua melhor classificação de sempre na hierarquia mundial do ténis. Graças à prestação no Mutua Madrid Open – onde chegou aos quartos de final antes de ser barrado por Rafael Nadal (6-0, 4-6, 6-3) – o tenista português ascendeu à trigésima posição e não fica por aqui. Com a passagem à segunda ronda no Internacional BNL de Itália o vimaranense subirá mais dois lugares, mesmo que não vá mais além.

Nas duas participações anteriores no Masters de Roma João Sousa nunca tinha passado do primeiro encontro no quadro principal. Esta qualificação é portanto histórica. Mas também muito sofrida. O português até entrou cheio de vontade mas depois de estar a vencer o primeiro parcial por 3-0 o apoio das bancadas ao menino da casa provocaram uma reação impressionante por parte do jovem italiano. Não só equilibrou o set como obrigou à decisão em tie break, que acabou por vencer. Lorenzo Sonego, que recebeu um wild-card para participar no torneio, esteve a altíssimo nível, e fez com que Sousa passasse por grandes apertos. O ténis evidenciado vai muito além do que se poderia esperar de um tenista que é o número trezentos e trinta e três do Ranking e anda dedicado ao circuito de Challengers (6-7, 6-3, 7-5). O nosso Conquistador sentiu-se bastante incomodado com o barulho dos adeptos italianos, entusiasticamente a apoiar Sonego, e também deu notas de alguma fadiga física. Demorar quase três horas para resolver a passagem à segunda ronda não deve ter ajudado nada nesse aspeto.

Apesar do susto, Sousa soma e sobe. Independentemente do que aconteça frente a Thiem, o português já tem garantido o vigésimo oitavo posto na próxima atualização. Claro que se sair vitorioso a recompensa será ainda maior.

Esta é a segunda presença Masters_Roma300de Dominic Thiem no Masters 1000 de Roma. No ano passado chegou aos oitavos de final, tendo sido afastado por Stan Wawrinka (7-6, 6-4). Aos vinte e dois anos o austríaco impressiona pela regularidade que já consegue evidenciar no circuito profissional. Está no décimo quinto lugar do ranking e este ano já somou mais dois títulos ao seu palmarés pessoal, seguindo a evolução já percecionada na temporada anterior. Sagrou-se campeão em Buenos Aires e Acapulco, à custa de Almagro (7-6, 3-6, 7-6) e Tomic (7-6, 4-6, 6-3), respetivamente. Foi finalista em Munique mas, pela primeira vez em que chegava a um jogo do título, não arrebanhou o troféu. Alcançou as meias-finais em Brisbane e no Rio de Janeiro e aos oitavos nos Masters de Indian Wells, Miami e Monte Carlo.

O primeiro adversário que enfrentou em Roma foi Aleksandr Dolgopolov (6-3, 3-6, 6-4). O austríaco venceu com determinação o primeiro set mas o ucraniano reagiu com a mesma garra e uma esquerda desequilibradora para levar o segundo. No último parcial Dolgopolov sentiu fortes dores lombares, que o impossibilitavam de servir com um mínimo de condições, e solicitou a assistência do fisioterapeuta. O tratamento funcionou, pelo menos permitiu-lhe continuar em court e fazer os saques. Só no décimo jogo do terceiro set Thiem conseguiu fazer a quebra de serviço ao ucraniano. Mas foi o suficiente para fechar o encontro a seu favor.

2016 Taça Davis Thiem 3 6 6 6
Sousa 0 2 4 2
2015 São Petersburgo Sousa 2 6 7 SF
Thiem 0 4 6
2015 Umag Thiem 2 6 6 F
Sousa 0 4 1

Dominic Thiem leva vantagem no historial de confrontos com João Sousa – quatro vitórias contra uma – e também levou a melhor no único confronto até agora disputado em terra batida. Foi na final de Umag, em 2015, que o austríaco conquistou em sets diretos. Já este ano os dois voltaram a cruzar-se na eliminatória da Taça Davis, com Thiem a vencer os três sets.

Prognóstico Odd Casa Erro
Total de Jogos para Sousa: Mais de 8.5 1.90 Betrally
João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Dominic Thiem
Dominic Thiem
  • País: Áustria
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos