Menu

João Sousa – Andy Murray (Open da Austrália)

João Sousa derrotou, por fim, Santiago Giraldo e alcançou o seu objetivo de chegar à terceira ronda, igualando a prestação de 2015. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o próximo adversário será Andy Murray. O escocês passou por Sam Groth com naturalidade. Será a sétima vez que os dois se defrontam, terceira só no Open da Austrália, e até agora o número dois do mundo está invicto.

Para João Sousa o objetivo primordial já está garantido: chegar à terceira ronda e assim defender os noventa pontos conquistados na temporada passada. É importante para manter o trigésimo lugar no ranking ATP. Na primeira etapa afastou o cazaque Mikhail Kukushkin em sets diretos (6-3, 6-4, 6-3). Na segunda eliminatória o desafio era maior já que enfrentava um adversário que já por três vezes tinha tentado bater e sempre fracassara. Santiago Giraldo caiu, por fim, às mãos do português e o facto do encontro se ter realizado fora da terra batida,a sua superfície de eleição ajudou puxar a brasa à sardinha do português. Foram duas horas e meia em court, a cedência do primeiro set nesta edição do Major australiano e outro bastante renhido (6-3, 7-5, 3-6, 6-1) mas o triunfo chegou.

Os dados estão lançados. Pela terceira vez João Sousa irá medir forças em Melbourne Park com Andy Murray. Em 2015 os dois entraram em court nesta mesma fase e o britânico seguiu em frente até à final.

Australia Open 2015Andy Murray tem um registo impressionante no Open da Austrália alcança pelo menos os quartos de final da prova do Grande Slam. Em seis anos foram uns quartos (2014), uma semifinal (2012) e quatro finais (2010, 2011, 2013, 2015). Infelizmente não conseguiu bater primeiro Roger Federer e depois Novak Djokovic, em dose tripla, para conquistar o título australiano.

A última temporada foi em cheio para o escocês, que se posicionou no segundo lugar mundial, destronando Federer, com certeza um momento importante para as suas metas pessoais, considerando tudo por que passou com a cirurgia às costa e o tempo que levou a reerguer-se até este nível. Em cereja no cimo do bolo foi a conquista da Taça Davis, em representação do Reino Unido. Mas conhecendo as suas ambições, Murray vai querer ainda mais de 2016 e há que lembrar que é anos de Jogos Olímpicos, medalha de ouro que defende.

Andy teve rondas interessantes mas que pouco mais representaram do que treinos em ambiente competitivo. O primeiro adversário, o alemão Alexander Zverev, pode vir a ser um concorrente dentro de alguns anos, mas não para já (6-1, 6-2, 6-3). Na segunda ronda defrontou um homem da casa, o australiano Sam Groth (6-0, 6-4, 6-1) e não precisou de mais de hora e meia em court. A estratégia de Groth foi um desastre: ao tomar a iniciativa, ser agressivo e subir muito à rede para fechar os pontos deixou campo aberto para o escocês fazer o seu jogo.

Esperemos que João Sousa tenha tomado nota e adote uma abordagem distinta.

2015 Roland Garros Murray 3   6 4 6 6 2R
Sousa 1 2 6 4 1
2015 Dubai Murray 2   6 6 R16
Sousa 0 0 2
2015 Open da Austrália Murray 3   6 6 7 3R
Sousa 0 1 1 5
2014 Masters de Cincinnati Murray 2   6 6 2R
Sousa 0 3 3
2014 Acapulco Murray 2   6 6 R16
Sousa 0 3 4
2013 Open da Austrália Murray 3   6 6 6 2R
Sousa 0 2 2 4

Andy Murray venceu os seis confrontos anteriores com João Sousa. O primeiro aconteceu também no Open da Austrália, há quatro temporadas, e o último na segunda ronda do Roland Garros de 2015. Pela primeira vez o português conseguiu vencer um parcial ao escocês, na terra vermelha de Paris. Aliás, só no ano passado os dois tenistas cruzaram caminhos por três ocasiões, quase parecia que Murray era a besta negra destinada a interromper os sonhos do vimaranense.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória de Andy Murray por 3-1 4.20 Betrally
João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Andy Murray
Andy Murray
  • País: Inglaterra
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos