Menu

João Sousa – Alexander Zverev (Open de Nice)

João Sousa foi o primeiro tenista a apurar-se para as meias-finais do Open de Nice Côte d’Azur. O tenista português bateu o gigante sul-africano, Kevin Anderson, vigésimo do ranking ATP para marcar presença na sua primeira semifinal de 2016. A final está a um passo, basta para isso que elimine o adolescente germânico, Alexander Zverev. O jovem de dezanove anos passou por Filles Simon para aqui chegar mas precisou de três horas em court para o fazer. Veremos que lastro isso deixa na sua condição física.

João Sousa apurou-se hoje para a sua primeira semifinal da temporada. O vimaranense beneficiou de vários erros não forçados do gigante sul-africano (2,03m) mas esteve muito sólido no seu jogo, concentrado em todos os momentos, coisa que não tinha acontecido até aqui. Com esta vitória por duplo 7-5 o português assinalou o primeiro triunfo do ano sobre um adversário do top-20. Anderson, que teve que parar mais de dois meses para fazer uma pequena cirurgia e recuperar de lesões no ombro e joelho, é ainda o número vinte mundial.

Nas primeiras rondas João Sousa entrou mal nas partidas e teve que recuperar do prejuízo. Foi assim diante do jovem francês Quentin Halys (5-7, 6-4, 6-4) e também com Victor Estrella Burgos (3-6, 6-4, 6-4). Mas desta vez conseguiu manter-se no controlo desde o primeiro minuto e fez diferença. As condições eram difíceis, havia muito vento à hora do encontro, mas nem por isso Sousa se deixou afetar e anulou os seis pontos de break de que Anderson dispôs.

João Sousa subiu esta semana ao top-30, vigésimo oitavo lugar para ser exato, a sua melhor classificação de sempre, e esta progressão em Nice, nas vésperas do sorteio de Roland Garros, permite enfrentar o Major parisiense com grande confiança. Seria fantástico para o português chagar à final e ter a oportunidade de lutar por mais um título. Mas a tarefa de amanhã não são favas contadas.

Ao fim de três horas AlexaOpen_de_Nice_Cote_d'Azurnder Zverev lá conseguiu a passagem à meia-final do Open de Nice Côte d’Azur. A relativa facilidade com que reclamou o primeiro parcial foi enganadora. No segundo set o alemão teve possibilidade de encerrar a partida quando estava a vencer por 6-4 no tie break mas Gilles Simon contrariou os dois match points. No set decisivo foi a vez de Zverev enfrentar dois match points, quando servia a 5-6, mas também foi capaz de os anular e forçar novo tie break, que desta vez, venceu. Foi a terceira vez na temporada que os dois se cruzaram – já tinham passado pelo mesmo em Roterdão e Indian Wells – e o mais novo ganhou todas as partidas.

Zverev tem-se visto forçado a passar muito tempo em court, neste Open de Nice. O encontro com Kyle Edmund (5-7, 7-5) – o britânico abandonou depois de ter apoiado mal o pé e se magoar no tornozelo – foi o mais curto. Mas tanto o embate com Marcel Granollers (7-5, 6-7, 7-6) como com Simon as partidas rondaram as três horas cada. Resta saber até que ponto isso pode influir na prestação do germânico no jogo de amanhã, frente a João Sousa. Os dezanove anos fazem maravilhas pelos tempos de recuperação mas não lhe dão a mesma resistência física de outros jogadores mais experimentados. Sousa e Zverev nunca se defrontaram antes.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de João Sousa 2.35 Betrally
João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Sasha_Zverev
Alexander Zverev
  • País: Alemanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1079
comments powered by Disqus

Últimos jogos