Menu

Ivo Karlovic – Stanislas Wawrinka (ATP de Basileia)

Stanislas Wawrinka estreia-se frente a Ivo Karlovic, esperando um desfecho diferente dos das três últimas participações no ATP de Basileia. O suíço reconhece que sente uma pressão diferente por jogar em casa, que o tem impedido de jogar o seu melhor ténis. Como este ano a presença nas Finais de Londres já está garantida pode ser que Stan se sinta mais solto. O gigante croata vai tentar aproveitar alguma instabilidade emocional para ganhar pontos frente a um adversário do top-5. Aos trinta e sete anos Ivo Karlovic, vigésimo terceiro do Ranking, está a ter uma temporada muito consistente. Por várias vezes ao longo de 2015 muitos foram obrigados a reconhecer que o tenista croata tem grandes capacidades para além do evidente saque inerente a um atleta de dois metros e oito.

A verdade é que dado o seu jogo, o gigante croata tem uma prestação muito regular. Há dias em que o serviço entra melhor ou menos bem mas é sempre um desafio exigente para qualquer adversário. O que significa que o normal nele é que as partidas se estiquem, com o marcador a avançar taco a taco. Chegar a um tie break com Karlovic é uma perspetiva que intimida: aí a vantagem está do seu lado.

Os pontos altos da época foram o título em Delray Beach, em fevereiro, onde derrotou Donald Young (6-3, 6-3), e a semifinal de Halle, onde foi batido por Roger Federer (7-6, 7-6). Em Wimbledon atingiu os oitavos de final. Afastou Jo-Wilfried Tsonga na ronda anterior, antes de ser eliminado por Andy Murray (7-6, 6-4, 5-7, 6-4).

Na semana passada o croata esteve no Torneio de Viena, onde resistiu até aos quartos de final, tendo então encontrado pela frente um Ernests Gulbis em grande momento de forma (7-6, 7-6).

Davidoff_swiss_indoorsStanislas Wawrinka já fez atempadamente a sua reserva para as Finais do World Tour, em Londres. O desafio agora é gerir este intervalo temporal. A temporada já vai longa – o número quatro mundial leva cinquenta e uma vitórias e dezasseis derrotas nas pernas – e é preciso aliviar a carga. Mas esse descanso necessário tem que ser bem medido para não haver demasiada descompressão e perda de ritmo competitivo. Estas podem ser as condições ideais para Stan voltar a brilhar na prova que acontece em casa. O suíço vive em Basileia e já por várias vezes reconheceu que sente uma pressão especial pela proximidade, um peso que o tem impedido de se exibir ao melhor nível nos últimos anos. Desde 2011, ano em que foi semifinalista, que Wawrinka não passa da primeira ronda. Pode ser desta que quebra o enguiço.

Em 2015, um ano em que as questões pessoais afetaram a sua performance em court, o número dois suíço somou quatro títulos à sua conta pessoal, entre eles o seu segundo de uma prova do Grand Slam. Venceu Chennai (Bedene 6-3, 6-4) e bateu Tomas Berdych em Roterdão (4-6, 6-3, 6-4), antes de atingir o seu grande momento, talvez mesmo o maior da sua carreira. Em Roland Garros, e depois de Djokovic ter afastado o Rei da terra batida, Wawrinka bateu o número um mundial (4-6, 6-4, 6-3, 6-4), fazendo história. Na segunda semana de outubro sagrou-se também campeão no Open do Japão, ao bater na final Benoit Paire (6-2, 6-4).

2015 Cincinnati Wawrinka 2   6 7 7 R16
Karlovic 1 7 6 6
2014 Indian Wells Wawrinka 2   6 7 2R
Karlovic 0 3 5
2013 US Open Wawrinka 3   7 7 6 2R
Karlovic 0 5 6 4
2007 Nottingham Karlovic 2   6 7 1R
Wawrinka 0 3 6
2006 Wimbledon Wawrinka 3   7 3 6 6 11 1R
Karlovic 2 6 6 2 7 9
2006 Barcelona Wawrinka 2   4 6 6 QF
Karlovic 1 6 3 4

Wawrinka venceu cinco dos seis confrontos com Karlovic, o mais recente dos quais nos quartos de final do Masters de Cincinnati, em agosto.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 25.5 jogos 1.76 Betrally
Ivo_Karlovic
Ivo Karlovic
  • País: Croácia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Stanislas Wawrinka
Stanislas Wawrinka
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1936
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos