Menu

Itália – Roménia (Amigável de Seleções)

Antonio Conte continua a preparar a seleção italiana para o próximo Europeu de futebol e como ficou evidente na derrota com a Bélgica tem um longo caminho pela frente. A Itália até tem conseguido os resultados de que precisa mas sempre por uma nesga e sem convencer. Para a Roménia é o primeiro encontro depois de garantir o apuramento e será uma excelente oportunidade de medir forças com um adversário que obriga sempre a grandes jogos de paciência.

A Itália conseguiu a qualificação para o Euro 2016 vencendo o Grupo H, à frente da Croácia. A seleção italiana ganhou os quatro últimos jogos do apuramento – Malta (1-0), Bulgária (0-1), Azerbaijão (1-3) e Noruega (2-1) – e ao longo deste ano só por duas vezes sofreu desaires, ambos em jogos amigáveis. O primeiro foi com Portugal (1-0), em junho, e voltou a acontecer na sexta-feira passada, com a Bélgica (3-1). Os Azzurri até entraram bem, com Candreva a marcar logo aos três minutos da partida, mas dez minutos mais tarde Jan Vertonghen voltou a nivelar o marcador. Kevin de Bruyne e Mishy Batshuayr, nos últimos quinze minutos da partida, traduziram em golos o ascendente dos belgas nessa etapa final do encontro.

Antonio Conte pegou na seleção e precisou de fazer uma renovação alargada. Sabia-se que isso normalmente afeta a prestação das equipas e demoram a aparecer os resultados, não só ao nível do marcador como, principalmente, no aspeto de fio de jogo. A Itália fez uma qualificação muito eficaz, sem ter perdido um jogo (7V/3E). Mas o resultado final que melhor ilustra toda a fase de qualificação italiana é o triunfo por 1-0: um golo isolado, sem grande domínio e sem brilho. O selecionador sabe que tem um longo trabalho pela frente no sentido de preparar este grupo para chegar a França, no próximo verão, e assumir-se como candidato, como se exige sempre a uma seleção italiana. Por isso mesmo, Conte não facilita e escolheu adversários complicados para estes primeiros amigáveis, pós-apuramento. A Bélgica é uma seleção muito forte, recheada de talento em todos os setores e com jogadores que alinham nos principais campeonatos da Europa. É também por essa razão que o avançado Graziano Pellè prefere ressalvar os aspetos positivos da derrota. A qualidade adversária colocou testes exigentes e na opinião do homem do Southampton o marcador final não revela tudo o que se passou em campo. Durante uma boa parte do encontro a Itália aguentou-se bem nesse embate. Na sua opinião a seleção tem vindo a melhorar a cada partida e por isso são importantes estes duelos de preparação, para uma continua evolução que permita chegar ao Euro 2016 em grande estilo.

Onze Provável: Buffon – Darmian, Bonucci, Chiellini, De Sciglio – Florenzi, Marchisio, Parolo, Candreva – Pellè, Eder.

amigável internacionalA Roménia conseguiu qualificar-se para o Euro de França com o segundo lugar no Grupo F, ganho pela Irlanda do Norte. Foi um apuramento sem mácula para a seleção orientada por Anghel Iordanescu, que somou cinco vitórias e cinco empates. Para o selecionador adversários como a Itália – que vai pela sexta vez consecutiva a uma fase final de um Europeu, e que está entre as melhores do continente – são exatamente o que a sua equipa precisa para ganhar confiança. Será um teste bastante aproximado ao nível de seleções que vai defrontar em França.

Onze Provável: Tatarusanu – Matel, Chiriches, Grigore, Rat – Pintilii, Hoban – Popa, Budescu, Torje – Stancu.

Itália 1-1 Roménia Amigáveis 2010
Itália 1-1 Roménia Euro 2008
Itália 1-0 Roménia Amigáveis 2003
Roménia 0-2 Itália Mundial 2002
Itália 3-0 Roménia Mundial 2002

Em dezasseis confrontos, a Roménia só conseguiu vencer a Itália em duas ocasiões, curiosamente consecutivas, ambas por 1-0, em 1982 e 89. Mas os dois mais recentes terminaram empatados.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Itália 1.76 Betrally
Itália
Itália
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

romenia
Roménia
  • País: Roménia
  • Estádio:
  • Cidade: Bucareste
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1873
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 787
  • Próg. errados 1059
comments powered by Disqus

Últimos jogos