Menu
  • 06 setembro
  • 19:45
  • Dhoze

Itália – Bulgária (Euro 2016)

Um golo foi suficiente. Bastou o golo de Graziano Pellè para Itália derrotar Malta e assim consolidar a liderança do grupo H. Assim como o tento de Vegard Forren bastou para praticamente anular as possibilidades de apuramento da Bulgária, estando agora a cinco de distância da terceira posição.

O grupo H é liderado pela Itália, com quinze pontos, seguida de Croácia (14), Noruega (13), Bulgária (8), Azerbaijão (5) e Malta (1). Ao contrário de outras seleções históricas do Velho Continente a Itália lá se vai empoleirando na tabela e está prestes a qualificar-se para a fase final do Euro 2016. Mas os Azzurri não entram naquela categoria – como Espanha, Alemanha, até Holanda – de seleções com muita qualidade que de algum modo entraram mais descontraídas neste apuramento por saberem que havia muito tempo para recuperar. Não, a Itália não está aí. Os italianos beneficiaram de um grupo em que nenhum dos concorrentes está ao seu melhor mas mesmo assim lá foram amealhando pontos sempre com muito sofrimento. É verdade que não perderam nenhum dos sete encontros da fase de grupos mas acumularam três empates consecutivos e a única vitória consistente foi a da jornada inaugural, na Noruega (0-2). Mesmo estando num agrupamento com Azerbaijão e Malta, seleções claramente menos evoluídas, Itália não aproveitou esses confrontos para fazer o gosto ao pé: venceu-os sempre pela margem mínima.

A verdade é que, dada a matéria-prima disponível, Antonio Conte até está a conseguir fazer um bom trabalho. Porque, convenhamos, neste plantel há dois jogadores de elite – Buffon e Pirlo – ambos já para lá do seu pico. Talvez Verratti possa vir a sê-lo mas não há mais ninguém de excelência. Tudo o resto são elementos bastante medianos, com a vantagem de já terem alguma experiência competitiva e de serem integrados numa estrutura muito sólida. Voltando à comparação, ao contrário de uma Espanha ou de uma Alemanha, que ainda andam a tentar encontrar o melhor encaixe para as peças de que dispõem, a Itália está provavelmente a jogar ao seu melhor. Só que o seu melhor não é grande coisa.

Conte sabe que precisa de uma exibição muito mais conseguida para vencer os búlgaros e é natural que regresse ao sistema 3-5-2. O apuramento está praticamente assegurado mas ainda há trabalho a fazer para ficar a salvo do play-off. Uma alteração em relação ao jogo de Malta é certa: Bertolacci está lesionado.

Onze Provável: Buffon – Bonucci, Barzagli, Chiellini – Candreva, De Rossi, Pirlo, Verratti, Pasqual – Vasquez, Pellè.

Euro 2016A derrota com a Noruega teve duas consequências imediatas. Encostou os nórdicos aos dois da frente e praticamente queimou as possibilidades da Bulgária se qualificar para o França 2016, nem sequer via play-off. O golo de Vegard Forren deixa a seleção de Ivaylo Petev a cinco pontos do terceiro lugar, com compromissos com Itália e Croácia no horizonte. Os problemas da Bulgária resumem-se neste registo: oito golos marcados e sete sofridos nas sete rondas disputadas. Ou seja, sérias dificuldades para marcar, mesmo frente a equipas mais frágeis, como Malta e Azerbaijão, e sérias dificuldades para fechar os caminhos para a baliza, mesmo diante desses mesmos adversários com recursos limitados. Não havia muito por onde funcionar, pois não?

Onze Provável: Mitrev – Babdalovski, Aleksandrov, Bodurov, Mirov – Dyakov, Chochev – Manolev, Popov, Nedelev – Mitsanski.

Bulgária 2-2 Itália Euro 2016 (Q)
Itália 1-0 Bulgária Mundial 2014 UEFA
Bulgária 2-2 Itália Mundial 2014 UEFA
Itália 2-0 Bulgária Mundial 2010 UEFA
Bulgária 0-0 Itália Mundial 2010 UEFA

O primeiro embate, em Sofia, acabou empatado a duas bolas. Em dezoito confrontos diretos a Bulgária só conseguir levar a melhor em duas ocasiões, a última das quais há catorze anos, em casa, e o jogo era amigável. Veremos se a eficácia italiana continua a valer e a compensar a falta de brilhantismo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 2.45 Dhoze
Itália
Itália
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Bulgária
Bulgária
  • País: Bulgária
  • Estádio:
  • Cidade: Sofia
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1905
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 802
  • Próg. errados 1076
comments powered by Disqus

Últimos jogos