Menu
  • 15 novembro
  • 19:00
  • Bet365

Islândia – Croácia (Playoff Mundial 2014)

A Croácia tem a experiência e o talento de alguns jogadores que estão nas principais ligas europeias, mas a Islândia tem uma organização pensada por um técnico que viveu toda a sua vida a tentar fazer do futebol um projeto coletivo. Não se espera, ainda assim, propriamente um confronto de estilos neste encontro do Playoff Mundial 2014. Mais uma equipa que acredita no seu talento e espera que, através dele, terá lugar na competição, frente a uma outra que, vivendo acima das expetativas, não tem nada a perder. E a emoção começa aqui mesmo.

Para quem pensa que a presença da Islândia é uma surpresa inesperada neste playoff, será preciso olhar para a composição do Grupo E. Com a Suíça a ser, desde cedo, o grande candidato a terminar na frente, a luta pelo segundo lugar tornou-se pertença de praticamente todas as outras equipas do Grupo. A Islândia, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas, acabou por ser mais forte do que Eslovénia, Noruega e Albânia, pelo que, deixando de fora algumas seleções com presenças em grandes competições num passado recente, não será propriamente uma surpresa ver a Islândia chegar até aqui. Um dos grandes obreiros deste feito é o sueco Lars Lagerback, que depois de uma vida a orientar a trabalhar na Federação do seu país, com larga experiência em Mundiais e Europeus, encontrou na Islândia espaço para tentar repetir, em ponto pequeno, o seu estilo de jogo coletivo e cooperativo. Mas Lagerback beneficiou também de uma geração de ouro do futebol islandês, que consegue conjugar a imensa experiência de Gudjohnsen, com jovens talentosos como Sigthorsson e Siggurdsson. Passará, seguramente, por um destes dois jogadores aquilo que de melhor se verá da seleção islandesa neste playoff.

Onze provável: Halldorsson – Saevarsson, Sigurdsson, Arnason, Skulason – Bjarnason, Gunnarson, Siggurdsson – Gudmundsson, Sigthorsson, Finnbogasson.

mundial 2014A Croácia estava inserida num grupo bastante complicado, mas que também cedo se percebeu que iria ser decidido entre os croatas e a nova geração de belgas. A Bélgica acabou por ser mais forte, ficando a Croácia em segundo lugar, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas, exatamente os mesmos resultados alcançados que o seu adversário neste playoff. Atrás ficou a Sérvia, adversário potencialmente mais complicado mas a viver uma fase de renovação, a Escócia, o País de Gales e Macedónia. A seleção orientada por Niko Kovac, que acaba de substituir Igor Stimac, baseia-se na ideia que valeu uma presença interessante no último Euro. Com mais experiência e, eventualmente, melhor sorte no sorteio, os croatas poderão apresentar-se a bom nível no Mundial. Mas, para tal, precisam ainda de ultrapassar a Islândia que, como dissemos, nada terá a perder. Mandzukic é a principal referência ofensiva da equipa, com Luka Modric a assumir um papel muito mais central na organização do jogo da seleção do que aquilo que faz no Real Madrid. Defensivamente, a Croácia tende também a ser bastante organizada e certeira, pelo que será sempre difícil encontrar espaços para marcar a esta equipa. No encontro da primeira mão, o foco estará em não sofrer golos, mas há a possibilidade da Croácia levar já deste jogo uma vantagem confortável para a partida da próxima semana.

Onze provável: Pletikosa – Srna, Lovren, Corluka, Strinic – Vukojevic, Modric – Rakitic, Olic, Perisic – Mandzukic.

As duas equipas defrontaram-se por apenas duas vezes, na fase de apuramento para o Mundial 2006. Em ambos os casos, a Croácia saiu vencedora, em casa por 4 a 0, fora por 3 a 1.

Neste encontro, uma vez mais, a Croácia é favorita e deverá encontrar forma de o demonstrar no terreno. Espere-se, ainda assim, um grande esforço coletivo da Islândia para, no mínimo, alcançar um golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Croácia 1.95 Bet365
Islândia
Islândia
  • País: Islândia
  • Estádio:
  • Cidade: Reykjavík
  • Fundação: 1947

Ver ficha completa

croacia
Croácia
  • País: Croácia
  • Estádio:
  • Cidade: Zagreb
  • Fundação: 1912

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 3030
  • Média Odds usadas 2.14
  • Próg. certos 1420
  • Próg. errados 1573
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.