Nesta terça-feira foi dia de disputar a 5ª jornada da fase de qualificação asiática ao Mundial 2018, com o Irão a deixar-se empatar em território sírio, mas mantendo-se na liderança do Grupo A, agora com a República da Coreia mesmo no seu encalço. Já no Grupo B a luta vai um pouco mais acesa, com o Japão a vencer o a Arábia Saudita e a subir na tabela.

Irão continua invicto

Irão continua invicto no Grupo A.

Irão continua invicto no Grupo A.

O Irão, comandado pelo treinador português Carlos Queiroz, permanece invicto à passagem da 5ª jornada desta fase de qualificação ao Campeonato do Mundo. Depois de vencer o Catar, Usbequistão e República da Coreia, e empatar com a China e agora com a Síria, os iranianos permanecem no topo do Grupo A com 11 pontos, com um parciais de 4 golos marcados e nenhum golo sofrido.

Ainda assim, mesmo sem nenhum golo sofrido, e consequentemente sem terem provado ainda o sabor da derrota, esta equipa vê a República da Coreia bem no seu encalço, com apenas 1 ponto de desvantagem. Apesar do empate sem golos contra a Síria, os pupilos de Carlos Queiroz foram claramente superiores durante todo o encontro, criando várias situações de golo nos 90 minutos, mas todas elas sem êxito.

Reviravolta da República da Coreia

Cheol, do Augsburg, marca golo da vitória.

Cheol, do Augsburg, marca golo da vitória.

O Usbequistão viajou então até à Coreia do Sul num embate que foi completamente dominado pela equipa da casa. Mas, ainda assim, os Tigres da Ásia apanharam um susto logo no primeiro tempo, com o Usbequistão a inaugurar o marcador aos 25 minutos e a estabelecer o 0-1 no único remate que fizeram à baliza durante todo o jogo. Este golo obrigou a equipa da casa a correr atrás do prejuízo, chegando apenas ao empate no segundo tempo. O golo da igualdade chegou assim aos 67 minutos, por Tae-Hee e, quando a vitória já parecia fora do alcance, o avançado do Augsburg, Koo Ja-Cheol, aponta o golo da vitória para a equipa da casa. Fechadas as contas, os sul-coreanos colocam-se assim em 2º lugar do Grupo A com 10 pontos, apenas 1 a mais que o Usbequistão.

Japão iguala Arábia Saudita na liderança do Grupo B

Japão vence líder dos Grupo B.

Japão vence líder dos Grupo B.

O Japão recebeu a Arábia Saudita, que liderava o Grupo B já com 3 pontos de superioridade. Contudo, os japoneses certificaram-se que anulariam esta desvantagem de 3 pontos nesta 5ª jornada ao vencerem por 2-1. Num jogo equilibrado, mas com a equipa da casa a ser quem conseguiu criar mais e melhores situações de golo, o primeiro tento apareceu ao fecho do primeiro tempo, com Kiyotake, do Sevilla, a ser chamado a bater uma grande penalidade.

Já no segundo tempo a Arábia Saudita entrou mais forte e mentalizada em conseguir a igualdade. Contudo, o Japão não deixou de procurar o golo e voltou a encontrar o fundo das redes da baliza saudita aos 80 minutos, por intermédio de Haraguchi, do Hertha Berlim. Já ao cair do pano houve ainda tempo para dois acontecimentos da equipa visitante, com a Arábia Saudita a marcar o seu único golo do jogo aos 90 minutos, por Omar Hawsawi, e passados 3 minutos, Osama Hawsawai vê o cartão vermelho, com o jogo a chegar assim ao fim.

O Japão subiu assim para 2º lugar com 10 pontos, a par com a líder Arábia Saudita, com parciais de 8 golos marcados e 5 golos sofridos, apenas 1 tento apontado a menos, e com igualdade nos tentos concedidos. Logo atrás, seguem-se a Austrália e os Emirados Árabes Unidos, ambos com 9 pontos, deixando o Iraque em 5º lugar com 3, e a Tailândia em último, com apenas 1.

Outras curtas da jornada

  • China empata a zero com Catar e não consegue sair da última posição do Grupo A.
  • No Grupo B, os Emirados Árabes Unidos venceram na recepção ao Iraque, por 2-0, igualando a Austrália no 3º lugar, que não conseguiu melhor que um empate por 2-2 em casa da última Tailândia.

Boas Apostas!