Menu

Guiné Equatorial – Cabo Verde (Qualificação Mundial 2014)

Será em Malabo que, no domingo, pelas 16 horas, Guiné Equatorial e Cabo Verde entrarão em campo para cumprir um jogo do Grupo B da fase de qualificação africana para o Mundial 2014. As boas prestações destas seleções nas mais recentes edições da Taça das Nações Africanas parece não ter encontrado paralelo nas jornadas iniciais da caminhada para o Brasil, com os guineenses a terem apenas um ponto, conquistado num empate frente à Serra Leoa, e Cabo Verde a somar duas derrotas.

A Guiné Equatorial é uma seleção que só recentemente começou a dar mostras de valia no panorama africano. Tal deveu-se a um programa de naturalizações iniciado há cerca de seis anos atrás, com a ideia de criar uma equipa competitiva para a Taça das Nações Africanas 2012, organizada a meias com o Gabão. Depois de alcançados os quartos-de-final nesse torneio, a Guiné Equatorial parece ter regredido na sua condição. Durante o ano de 2012, disputaram dois jogos relativos à qualificação para o Mundial, perdendo na Tunísia por 0-2, e empatando em casa com a Serra Leoa por 2-2. Na qualificação para a Taça das Nações Africanas 2013, sofreu pesada derrota por 0-4 na Rep. Dem. do Congo, mas venceu por 2-1 no seu país. Um único jogo particular, disputado frente à Libéria, valeu uma outra vitória para os guineenses. Poucos jogos, o último dos quais disputado já em 14 de outubro, deixam várias questões sobre uma equipa em transformação. Frente a Cabo Verde, será a primeira partida de Andoni Goicoetxea à frente da seleção. O técnico espanhol não terá tido, sequer, direito a elaborar a convocatória, que engloba 19 jogadores naturalizados. Nove destes jogadores chegam do Brasil, embora todos eles disputem divisões secundárias. Danilo, o guarda-redes que esteve em destaque na CAN 2012, será um dos valores seguros desta fornalha de canarinhos. Quem também fará a sua estreia é Emilio Nsue. O jogador espanhol tem raízes na Guiné Equatorial e já há algum tempo era namorado para integrar a seleção. A evoluir no Mallorca, Nsue oferece uma arma bastante poderosa para uma equipa que pretende conquistar a sua primeira vitória nesta fase de grupos.

mundial 2014A seleção de Cabo Verde foi a grande sensação da CAN 2013, mas na fase de qualificação para o Mundial 2014 soma já duas derrotas, o que num grupo que tem na Tunísia o principal favorito, poderá significar um atraso já demasiado complicado de recuperar. Lúcio Antunes espera conseguir manter o mesmo espírito que levou a tão bons resultados na competição disputada na África do Sul, embora um dos esteios da equipa, o capitão Nando, se tenha retirado da seleção. Héldon, avançado do Marítimo, é outro jogador que estará ausente da partida na Guiné Equatorial, este devido a lesão. Assim será de esperar que à frente do guardião Vozinha, se apresente um quarteto formado por Carlitos, Fernando Varela, Guy e Nivaldo. No meio-campo, Toni Varela, Marco Soares e Babanco recolhem as preferências do técnico, com Platini a fazer a ligação com a dupla de avançados, Djaniny e Júlio Tavares. Na convocatória destaca-se ainda a estreia de Brito, avançado que evolui em Portugal, ao serviço do Gil Vicente. Cabo Verde conta apenas com uma vitória nas suas últimas partidas – frente a Angola, a valer o apuramento para os quartos-de-final da CAN 2013 – e não vence fora de casa há mais de um ano, quando bateu o Madagáscar por 4-0. Tendo em conta as muitas novidades da equipa da Guiné Equatorial, o técnico Lúcio Antunes não saberá bem com o que contar, mas a melhor organização da sua equipa e a experiência adquirida no início deste ano poderão ser armas importantes para a resolução do encontro.

As duas equipas apenas se encontraram por uma vez na sua história, numa partida de caráter amigável, com Cabo Verde a vencer por 5-0. No entanto, em 2009, a realidade dos dois conjuntos era muito diferente da de hoje.

A minha aposta vai para um empate entre estes dois conjuntos, com os elementos defensivos de cada lado a sobressaírem perante as estruturas ofensivas.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.20 Bet365
GUINE EQUATORIAL
Guiné Equatorial
  • País: Guiné Equatorial
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

cabo verde
Cabo Verde
  • País: Cabo Verde
  • Estádio:
  • Cidade: Praia
  • Fundação: 1982

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 3067
  • Média Odds usadas 2.13
  • Próg. certos 1442
  • Próg. errados 1588
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.