A caminho da Rússia, na Fase de Qualificação da UEFA, joga-se, este fim-de-semana, a quarta jornada. Se estamos ainda muito longe das grandes decisões sobre quem irá e quem ficará pelo caminho nesta corrida, a verdade é que os jogos de novembro poderão já indicar alguns dados importantes para essa decisão. Focamos os jogos mais importantes de cada um dos três dias de competição.

Sexta-feira, 11 de novembro

paul-pogba-franca

Pogba, peça fundamental para o sucesso francês

Três jogos, de três grupos diferentes, merecem a nossa atenção na sexta-feira. Começamos pelo jogo entre a França e a Suécia que decidirá quem será o líder do Grupo A no final desta jornada. A França já ultrapassou o trauma da final perdida do Euro 2016, mas num grupo muito complicado, não poderá voltar a distrair-se. Depois do empate na Bielorrússia, a goleada frente à Bulgária e a vitória na Holanda normalizaram a sua situação. No entanto, é fundamental vencer esta sexta-feira. Os suecos cederam pontos à Holanda, em casa, tendo ido vencer ao Luxemburgo e batido, com facilidade, a Bulgária. Mesmo que a sua corrida seja, sobretudo, a do segundo lugar, caso pontue em solo gaulês poderá sonhar com mais.

Com Montenegro em primeiro lugar, volta a ser possível sonhar num país que tem ficado, quase sempre, abaixo das expetativas criadas pelo talento que consegue criar. A jogar na Arménia, terá um excelente teste às suas capacidades, demonstrando se é equipa para um Mundial ou se poderá ser a primeira a ceder pontos aos arménios que, de certa forma, sofrem do mesmo mal.

Talvez o maior e mais histórico clássico do futebol mundial terá novo episódio em partida a contar para o Grupo F. A Inglaterra cedeu um empate na Eslovénia, mas segue na frente, enquanto a Escócia precisa de pontuar para não ficar, uma vez mais, a ver o seu objetivo fugir-lhe cedo do alcance. Um jogo também muito interessante porque poderá permitir a Gareth Southgate confirmar-se como selecionador da equipa inglesa.

Sábado, 12 de novembro

marc-janko-austria

Janko quer a Áustria num Mundial

O Grupo D é dos mais equilibrados desta Fase de Qualificação e praticamente todas as jornadas serão merecedoras de atenção, sobretudo até se perceber quem são os candidatos que começam a cair. A Áustria ainda só venceu um jogo, na visita à Geórgia, e depois de ceder um empate perante o País de Gales e ter perdido na Sérvia, recebe a República da Irlanda em jogo de pressão máxima. Já o atual líder, a Sérvia, desloca-se até ao País de Gales depois dos galeses terem cedido um empate frente aos georgianos. Num grupo cheio de complexidades, cada resultado poderá acabar por ser fundamental na definição dos mundialistas.

Outro jogo que merece toda a atenção neste sábado é a partida entre Croácia e Islândia, a contar para o Grupo I. Mesmo entendendo que ucranianos e turcos alimentam algumas ambições neste grupo, sem dúvida que as duas equipas que atingiram as fases a eliminar do último Euro 2016 são as favoritas. A equipa croata vive alguns problemas, sobretudo devido aos seus adeptos, mas perante a Islândia, em casa, não se pode dar ao luxo de desperdiçar a oportunidade de vencer.

Domingo, 13 de novembro

Com Portugal a receber a Letónia neste domingo, num jogo onde se espera mais uma vitória nacional, será normal que muitos dos adeptos portugueses estejam com curiosidade de perceber se as Ilhas Faroé poderão roubar pontos à Suíça, algo que facilitaria o apuramento da equipa lusa. Mas, no Grupo B, tudo indica que apenas a derradeira jornada, com o reencontro de portugueses e suíços, poderá ser decisiva.

Uma outra partida terá potencial de decisão neste dia. A Grécia parece estar de volta à disputa de acesso a uma grande prova internacional e volta a ser frente à Bósnia-Herzegovina que poderá confirmar, ou perder espaço, para o conseguir. A Bélgica lidera o Grupo H com os mesmos pontos dos gregos e, em caso de vitória helénica, assim continuará a história deste grupo, enquanto se cavará uma já confortável distância para a concorrência. Qualquer outro resultado relançará a discussão sobre que país terá melhores condições para chegar em segundo lugar.

Boas Apostas!