Menu

Golden State Warriors – Cleveland Cavaliers (NBA)

É Natal e as duas principais equipas da NBA defrontam-se em Oakland. Esteve bem o comissário da Liga a perceber que a tendência seria termos, a Oeste, uns Golden State Warriors capazes de repetir a caminhada para o título, enquanto, a Leste, os Cleveland Cavaliers seriam o conjunto a ter em conta para lhes poder fazer frente. Ainda que a narrativa da temporada tenha mais pontos de interesse, a tendência inicial resiste, perante um conjunto de fatores que interessa analisar perante os dados que temos neste dia de Natal.

Vale a pena ficar sentado em frente à televisão na noite deste dia 25 para assistir ao grande duelo que todos querem perceber que nova tendência poderá apontar para os próximos meses. Ainda assim, é bom dizer que não serão os melhores jogadores de cada equipa a estar cara-a-cara, mas sim duas ideias de equipa, construídas em volta de atletas muito diferentes e que, por isso mesmo, acentuam o caráter tático do encontro, em detrimento de um eterno um para um durante quarenta e oito minutos.

Não é monótono ganhar sempre na NBA, pelo contrário, é histórico, já que um primeiro recorde já foi assegurado pelos Golden State Warriors, e poderá ser ainda mais, se o conjunto de Oakland conseguir manter a sua percentagem verdadeiramente arrasadora até ao final da temporada. A questão, no entanto, dentro da equipa, não deverá ser essa. Não haverá tanto a preocupação de conseguir ultrapassar as míticas setenta e duas vitórias numa temporada, mas sim perceber como é que a equipa estará nos momentos de maior decisão. Nesse sentido, este jogo do dia de Natal não vale muito. Em caso de vitória, a equipa poderá continuar a trabalhar no sentido de garantir o mais cedo possível o primeiro lugar da tabela na Conferência Oeste, em caso de derrota, Steve Kerr / Luke Walton terão uma oportunidade para perceber que aspetos devem ser melhorados. Stephen Curry é um jogador quase impossível de parar, neste momento – e será curioso perceber qual a solução de David Blatt para o enfrentar neste duelo -, mas a equipa conta ainda com Klay Thompson para se constituir como uma ameaça ofensiva de enorme qualidade. Draymond Green será a peça ideal para travar LeBron James, sendo um jogador fundamental no “Smallball” dos Warriors, destacando-se ainda o papel de jogadores como Festus Ezeli e Andrew Bogut para enfrentar uma equipa que tem peças que se podem impor no jogo interior.

NBA_LogoO pior momento dos Cleveland Cavaliers foi o início deste mês de dezembro quando, em três partidas, sofreu três derrotas. Washington Wizards, New Orleans Pelicans e Miami Heat conseguiram, todos, travar o crescimento dos Cavs na classificação, ainda que a equipa tenha recuperado o primeiro lugar com seis vitórias consecutivas em vésperas de viajar até Oakland para defrontar os Warriors. Vários desafios se colocam a David Blatt, o primeiro deles já referido, como parar Curry. Mas, no seguimento desse pensamento, é também importante perceber como reagirão os Cavs a uma equipa mais baixa e mais rápida, sempre que os Warriors optarem pelo “Smallball”, havendo que perceber se Blatt preferirá ser o treinador que reage, modificando o seu plano para defrontar os campeões em título, ou se tentará impor o seu plano. Com LeBron James no centro de todas as ações da equipa, para conseguir travar Curry, Kyrie Irving ainda estará um pouco abaixo da forma necessária. Poderemos ver os técnicos chamarem Matthew Dellavedova, por exemplo, para experimentar um papel de carraça nestes encontros. Depois, é bom entender que, com Kevin Love e Tristan Thompson, os Cavaliers podem impor-se no jogo interior frente aos Warriors e poderá partir daí o plano para bater um adversário considerado imbatível.

Depois da vitória dos Golden State Warriors perante os Cleveland Cavaliers na final do ano passado, a história dos confrontos entre as duas equipas não poderá nunca deixar de estar condicionada por esse encontro. Cabe agora aos Cavs tentar mudar o rumo da história.

11.07.15 Summer League Cleveland Cavaliers Golden State Warriors 75 : 83
17.06.15 NBA Cleveland Cavaliers Golden State Warriors 97 : 105
15.06.15 NBA Golden State Warriors Cleveland Cavaliers 104 : 91
12.06.15 NBA Cleveland Cavaliers Golden State Warriors 82 : 103
10.06.15 NBA Cleveland Cavaliers Golden State Warriors 96 : 91
08.06.15 NBA Golden State Warriors Cleveland Cavaliers 93 : 95 (87 : 87)
05.06.15 NBA Golden State Warriors Cleveland Cavaliers 108 : 100 (98 : 98)
27.02.15 NBA Cleveland Cavaliers Golden State Warriors 110 : 99
10.01.15 NBA Golden State Warriors Cleveland Cavaliers 112 : 94

A jogar em casa e perante os dados que temos em mãos, os Golden State Warriors partem como favoritos, mas poderá bem esperar-se algum tipo de novidade em termos táticos dos Cavaliers e isso fazer com que a equipa mude o rumo do confronto.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Pontos: Golden State Warriors -8.5 2.10 Betrally
golden state warriors
Golden State Warriors
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade: Oakland
  • Fundação: 1946

Ver ficha completa

cleveland cavaliers
Cleveland Cavaliers
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade: Cleveland
  • Fundação: 1070

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2857
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1340
  • Próg. errados 1477
comments powered by Disqus

Últimos jogos