Menu
  • 19 agosto
  • 18:15
  • Bet365

Gil Vicente – FC Porto (Liga ZON Sagres)

O campeão nacional FC Porto estreia-se na Liga Zon Sagres com uma deslocação complicada ao terreno do Gil Vicente. Os gilistas de Paulo Alves terminaram a temporada passada no 9º lugar da tabela classificativa, e os objectivos para esta temporada passam pela manutenção no principal escalão do futebol português. O Gil Vicente mudou bastante o seu plantel da temporada passada para esta nova época. Com a saída de jogadores influentes como Hugo Vieira, Pedro Moreira e outros, o Gil precisou de ir ao mercado contratar novos reforços, tendo acabado por assinar contrato com Bruno Pinheiro, Brito, Pedro Pereira, Lúcio, Ramazotti,Elízio, Rafael Silva, Halisson, Pio, Luan, Leonardo, William Tiero e Luciano Amaral. Conforme o técnico Paulo Alves referiu em conferência de imprensa, este Gil Vicente vai precisar de tempo para alinhar todos os pormenores e enquadrar todos os jogadores ao modelo e filosofia de jogo de Paulo Alves, pelo que é expectável que os gilistas não entrem tão forte no campeonato como aconteceu na temporada passada.

Ao nível de pré-temporada, o Gil Vicente disputou 10 jogos amigáveis, tendo vencido apenas 3 frente ao Penafiel por 0-2, ao Salgueiros 08 por 1-5, e ao Santa Maria por 1-4. No entanto o Gil Vicente viria a perder com o Marítimo por 0-1, com o Benfica por 2-5, e com o Celta de Vigo por 1-3. Pelo meio houve ainda tempo para empates com o Rio Ave, SC Braga, Moreirense e Sp. Covilhã. Conforme se pode ver pela pré-temporada gilista, frente ás equipas teoricamente mais fortes, o Gil Vicente perdeu sempre, tendo sido mesmo goleado em casa frente ao Benfica, que por sinal foi a equipa com quem jogou no início da temporada 2011/12, tendo conseguido um importante e moralizante empate. Para este jogo ficam de fora por lesão, Luan Scarpolan, Éder e Ramazotti. De fora ficam ainda Tiero que está ao serviço da seleção, Luciano Amaral que ainda não tem o processo de transferência concluído e também Murta, Elísio, Sandro, Pio, Rui Faria, Tó Barbosa e Yero por opção do técnico Paulo Alves.

Liga ZON Sagres

O FC Porto, por seu turno, é bi-campeão nacional, e fez uma pré-temporada que deixa em aberto a possibilidade de renovação do título, ainda para mais tendo em consideração o número de soluções que o técnico Vítor Pereira tem ao seu dispor para a nova temporada. Os dragões apenas deixaram sair Cristián Rodríguez e Beto, tendo emprestado Djalma ao Kasimpasa da Turquia. Ao nível de entradas os campeões nacionais reforçaram-se com vários jogadores importantes, nomeadamente Kelvin, Fabiano Freitas, Christian Atsu, David Addy, Pedro Moreira, Sereno, Castro, Jackson Martínez, Miguel Lopes, Abdoulaye e David Bruno. O FC Porto tem agora mais e melhores opções para enfrentar uma temporada que se avizinha bastante competitiva. Destaque para Christian Atsu e Jackson Martínez que entraram muito bem na equipa portista e são opções mais do que viáveis para um onze titular dos azuis e brancos.

Ao nível de pré-temporada, o FC Porto jogou 8 amigáveis, tendo vencido por 6 vezes e empatado por duas. As vitórias foram frente ao Valadares Gaia por 7-0, Servette por 0-2, Évian TG por 0-1, Celta de Vigo por 3-0, Santa Clara por 3-0 e FC Porto B por 5-2. Pelo meio os dragões empataram com o Valencia por 1-1 e com o Lyon por 0-0. Já neste início de temporada o FC Porto venceu a Super Taça Cândido de Oliveira, ao bater a Académica por 1-0 com golo de Jackson Martínez ao cair do pano. Para este jogo o técnico Vítor Pereira chamou Hulk, Danilo e Alex Sandro. De fora irão ficar Rolando, Castro e Álvaro Pereira.

Ao nível de encontros entre ambas as equipas, o cenário é o seguinte:

Gil Vicente 3-1  FC Porto Liga ZON Sagres 11/12
Gil Vicente 2-2  FC Porto Taça da Liga 2010/11

Espera-se logicamente um jogo complicado para ambas as equipas, tal como aconteceu durante a temporada passada. O FC Porto é claramente favorito à vitória final, mas ainda assim é necessário ter em consideração a importância que o Gil Vicente dá para os jogos em casa frente a grandes clubes. O facto de o Gil Vicente ter perdido alguns jogadores influentes e contratado muitos reforços pode também fazer com que a equipa não tenha ainda uma coesão de jogo tão grande como a que tinha, o que deixará em aberto a possibilidade do FC Porto explorar os pontos fracos dos gilistas e tirar partido da velocidade de Atsu e da finalização de Martínez.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: FC Porto -1 1.60 Bet365
gilvicente
Gil Vicente
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Barcelos
  • Cidade: Barcelos
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos