Menu
Ligue 1 37ª Jornada

GFC Ajaccio – PSG (Ligue 1)

O GFC Ajaccio e o PSG medem forças este sábado no Stade Ange Casanova, em Ajaccio, num embate a contar para a 37ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chega aqui ainda em maus lençóis, tendo falhado em vencer na última jornada e permanecendo apenas uma posição acima dos lugares de despromoção, com o Reims e o Toulouse logo à espreita de saírem da zona de relegação. Já o PSG, que embora já se tenha sagrado campeão, chega aqui com os olhos postos na final da Taça de França, o que os faz continuar a tentar vencer sempre de forma a manterem o ritmo competitivo.

GFC Ajaccio ocupa então o 17º lugar com 37 pontos, fruto de 8 vitórias, 13 empates e 15 derrotas, com parciais 37 golos marcados e 53 golos sofridos. Este conjunto recém-promovido conta com apenas 1 ponto a separá-lo da zona de relegação, devendo agradecer ao Toulouse e ao Reims por nenhum deles ter conseguido somar pontos na última jornada, contudo, com apenas mais 2 jornadas por disputar, Le Gaz precisa de somar pontos de forma a consolidar o 17º lugar e carimbar a manutenção, uma tarefa nada fácil, pelo menos neste jogo que enfrenta o actual campeão em título. Na última jornada este conjunto aos comandos de Thierry Laurey quase que saía do reduto do Lyon com 1 ponto, não fossem os dois golos sofridos dos únicos dois remates executados pelo Lyon durante os 90′ minutos. Le Gaz apresenta várias lacunas, tanto ofensiva, como defensivamente, uma vez que apresenta a 3ª defesa mais batida, e o 4º ataque mais ineficaz do campeonato francês. Nos seus 18 embates disputados em casa, para a Ligue 1, os pupilos de Thierry Laurey venceram 5 encontros, empataram 7 e perderam os restantes 6, tendo marcado 23 golos e concedido 28 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o GFC Ajaccio apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-2 na recepção ao Saint-Étienne. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Angers, uma derrota por 2-4 na recepção ao Lille, uma vitória por 3-2 na recepção ao Bastia, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Lyon. Mohamed Larbi e Jeremie Bréchet são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Maury – Mangane, Filippi e Martinez – Toure, Poggi, Moigne, Doucourtioux e Sylla – Pujol e Zoua.

Ligue 1PSG, por sua vez, que já se sagrou campeão francês desta temporada, ocupa o 1º lugar com 89 pontos, fruto de 28 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 93 golos marcados e 18 golos sofridos. Campeões da Ligue 1 desta presente temporada, e vencedor da Taça da Liga Francesa, os Parisienses chegam aqui depois de golearem o Rennes por 4-0 na última jornada, isto porque ao depois falhado mais uma vez na luta pela Liga dos Campeões, ao serem eliminados pelo Manchester City nos quartos de final, estes ambicionam agora somar todos os títulos caseiros, faltando apenas a conquista da Taça de França daqui a duas semanas, contra o Marselha. Orientados por Laurent Blanc, este conjunto tem ainda 3 jornadas do campeonato francês por disputar, contando já com os mesmos 89 pontos em que acabaram a temporada de 2013/14, tendo então hipótese de estabelecer mais um record pontual na Ligue 1, algo que até vem a calhar visto que estes devem de encarar os próximos encontros com máxima seriedade, de forma a manterem-se ao mais alto nível competitivo possível e vencerem a Taça de França.

Sem sombra de dúvida que os homens da capital de França contam com o melhor plantel do campeonato francês, sendo organizados e consistentes em todos os sectores do campo, apresentando o sector defensivo mais consistente e menos batido da Ligue 1, a par com o ataque mais mortífero, liderado por Zlatan Ibrahimovic já com 34 golos apontados e 12 assistências feitas, contribuindo assim para 46 golos da equipa. Bastante versáteis em todas as vertentes de ataque, os homens de Laurent Blanc apresentam grande facilidade em criar perigo, quer por jogadas individuais, através das linhas, bolas paradas ou contra-ataques, tendo também um altíssimo poder de finalização. Prova disto, é o seu fantástico registo fora de portas, onde nos 17 embates disputados fora de casa no campeonato francês, conseguiram vencer 14 jogos, empatando 2 vezes e perdendo apenas 1 vez, marcando 38 golos e sofrendo apenas 6 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 6-0 na recepção ao Caen, uma vitória por 0-1 em terreno do Lorient, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 2-1 na recepção ao Lille, em jogo a contar para a Taça da Liga Francesa, e na última jornada, uma vitória por 4-0 na recepção ao Rennes. Matuidi, Verratti e Pastore são baixas confirmadas, todos lesioandos.

Onze Provável: Trapp – Aurier, Luiz, Marquinhos e Maxwell – Rabiot, Motta e Stambouli – Di María, Ibrahimovic e Lucas Moura.

O PSG saiu vencedor em todos os 2 confrontos directos existentes em toda a história.

Paris SG 2-0 GFC Ajaccio
Ligue 1 15/16
GFC Ajaccio 0-3 Paris SG
T.França 08/09

Sem dúvida que o conjunto da casa irá entrar com tudo em campo, lutando com unhas e dentes pela conquista de, pelo menos, 1 ponto frente aos actuais campeões em título. Contudo, de forma a manterem o alto ritmo competitivo e a quebrarem o record de pontos da Ligue 1, o PSG não deverá ser caridoso o suficiente para deixar a equipa da casa ficar com um único ponto, devendo aproveitar as suas dificuldades defensivas e voltar a procurar a goleada.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
PSG: mais 1.5 Golos 1.52 Betrally
GFC Ajaccio logo
GFC Ajaccio
  • País: França
  • Estádio: Ange Casanova
  • Cidade: Ajaccio
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1996
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 855
comments powered by Disqus

Últimos jogos