Menu
LaLiga 12ª Jornada

Getafe – Rayo Vallecano (Liga BBVA)

“Derby” de Madrid no encerramento da 12ª ronda do campeonato espanhol. Em jornada marcada pela realização do “clássico” entre Real Madrid e Barcelona no Santiago Bernabéu, há “derby” da capital entre dois emblemas de menor expressão na metrópole espanhola, nomeadamente Getafe e Rayo Vallecano. O Coliseum Alfonso Pérez será palco do desafio entre duas equipas que se encontram separadas por apenas três pontos.

A frase de Pablo Sarabia serve de mote ao lançamento do “derby” madrileno entre Getafe e Rayo Vallecano. “Somos a terceira força de Madrid”, referiu o jovem médio, colocando “el azulón” imediatamente atrás de Real Madrid e Atlético de Madrid. Sem vencer há três jogos, o Getafe já teve melhores dias na atual edição do campeonato espanhol. Honra seja feita: De entre os três últimos compromissos que a equipa disputou, só numa ocasião se perspetivava que o Getafe pudesse fazer mais. Falamos da deslocação ao terreno do Eibar, uma vez que nas duas jornadas anteriores a essa derrota o Getafe defrontou Barcelona e Sevilha. Em casa, as prestações do Getafe até têm sido positivas: Apesar de ter perdido com Granada (1-2) e Barcelona (0-2), o Getafe venceu o Málaga (1-0), o Levante (3-0) e o Las Palmas (4-0). A força apresentada a jogar em reduto próprio é um dos factores que cimenta a opinião do defesa uruguaio Emiliano Velazquez: “Este ano há capacidade para assegurarmos a manutenção mais cedo”.

Registam-se duas baixas no conjunto do Getafe que, ao que tudo indica, deverão obrigar Fran Escribá a alinhar com um quarteto defensivo inédito. Falamos de Alexis e Damian Suárez, que se encontram suspensos.

Tendo em conta o estilo de jogo que o Rayo Vallecano costuma assumir e que privilegia a posse, o técnico Fran Escribá revelou, em conferência de imprensa, que a chave para conquistar os três pontos passa por exercer uma pressão forte, “impedindo que o portador da bola pense”.

Onze Provável: Guaita, Vigaray, Vergini, Velázquez, Lago, Lacen, Juan Rodríguez, Victor Rodríguez, Sarabia, Lafita, Álvaro Vázquez

Liga BBVAÀ entrada para esta ronda, o Rayo Vallecano (13) leva três pontos de vantagem em relação ao rival Getafe (10). A equipa orientada por Paco Jémez pratica um futebol agradável, que aproxima o adepto do emblema do humilde bairro de Vallecas. Embora isso nem sempre se traduza em bons resultados, Jémez não abdica dos seus princípios e gosta que a equipa tenha bola, privilegiando um futebol vertical, criativo e dinâmico no último terço do campo. Nesta luta por se afirmar enquanto terceira maior força de Madrid, a verdade é que o Rayo leva vantagem e tem sido superior tanto a jogar em casa como fora: Sete triunfos diante do Getafe nos últimos oito “derbys” disputados.

Tal como Escribá, também Jémez terá que se debater com algumas baixas no respetivo setor defensivo à entrada para esta partida. Toño, Zé Castro e Rat estão impedidos de defrontar o Getafe.

Onze Provável: Yoel, Tito, Dorado, Llorente, Nacho, Trashorras, Baena, Pablo Hernández, Embarba, Bebé, Javi Guerra

Tal como já mencionámos, o histórico de confrontos recente é totalmente favorável ao Rayo Vallecano. Na última temporada, os comandados de Jémez venceram no Alfonso Pérez por duas bolas a uma. Tendo também em conta as baixas que se registam nos setores defensivos das duas equipas, perspetiva-se que, à imagem do que aconteceu no compromisso em causa, ambas as equipas consigam chegar ao golo. Embora soe a “cliché”, “um derby é sempre um derby” e o desfecho é altamente imprevisível. A atual situação das equipas na tabela classificativa também indica nesse sentido, uma vez que se encontram separadas por apenas três pontos.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.80 Betrally
getafe
Getafe
  • País: Espanha
  • Estádio: Coliseum Alfonso Pérez
  • Cidade: Getafe
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

rayovallecano
Rayo Vallecano
  • País: Espanha
  • Estádio: Vallecas
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos