Menu

Gastão Elias – Victor Hanescu (ATP – Portugal Open)

Mais uma tarde memorável nos courts do Jamor, desta vez no Centralito. Gastão Elias conquistou a maior vitória da carreira, eliminando um jogador do top 40, Guillermo Garcia-Lopez. Desta forma o português correspondeu ao carinho do público, que abarrotou as bancadas para o apoiar. Como reconheceu na véspera, Gastão não tinha nada a perder e se fosse capaz de jogar ao seu melhor nível tinha uma oportunidade. A vitória garante-lhe o segundo apuramento consecutivo para os quartos-de-final no Portugal Open, que irá disputar com o romeno Victor Hanescu. Não admira que Elias considere este o seu torneio preferido, ao lado de Roland Garros.

Não há tempo para saborear. Depois de um início de tarde que Gastão Elias provavelmente nunca vai esquecer, há ainda um encontro de pares mais à tardinha – curiosamente contra o homem que acabou de bater, Garcia-Lopes – e que preparar os quartos de amanhã. Elias tardou a entrar em competição no Portugal Open, em virtude de ter estado na final do Challenger de Santos, no Brasil, onde perdeu o título conquistado no ano passado para Maximo Gonzalez. Mas desde que chegou não tem parado, entre treinos, jogos de singulares e pares, em que faz dupla com João Sousa. Os vinte e três anos ajudam bastante na resistência e recuperação físicas mas esperemos que Elias não venham a pagar o preço destas jornadas duplas, em dias consecutivos, já amanhã. Comparado com o que ele concretizou hoje, ao bater à melhor de três o número trinta e nove do ranking ATP, conseguir passar por Hanescu não é nada de extraordinário, mas as coisas nunca são assim tão simples e não há dois jogos iguais. O português até entrou um bocadinho perro no encontro, sofrendo o break à primeira oportunidade e ficando logo a perder 2-0. Mas o n-º2 português não se deixou afetar e reagiu de imediato. Com uma esquerda cruzada afinadíssima e bons serviços foi nivelando o set até que quebrou o serviço do espanhol, no nono jogo (6-4). O segundo set começou quase da mesma maneira, mas desta feita Gastão Elias não foi capaz de recuperar e Garcia-Lopez igualou a partida (3-6). O tenista luso entrou concentrado e aguerrido na “negra” e assim que se viu em vantagem, ao quebrar o adversário no quarto jogo, não desperdiçou mais nenhum ponto (6-2). O apoio das bancadas, do princípio ao fim do encontro, foi incansável e Gastão Elias retribuiu com uma exibição espetacular.
Portugal OpenNa quarta-feira, Elias impôs-se a Filippo Volandri (84º) com parciais expressivos de 6-4 e 6-3, para seguir até aos quartos-de-final. Na mesma tarde assegurou a passagem à mesma fase na componente de pares. Na edição anterior, o português ficou-se por aqui, ao cair às mãos do que viria a ser o campeão do Portugal Open, Stanislas Wawrinka.

Na primeira ronda do torneio lisboeta, Victor Hanescu viu-se obrigado a um terceiro set para levar de vencido o qualifier moldavo Radu Albot (3-6, 6-4, 6-4), que curiosamente ocupa o lugar imediatamente acima de Elias, o 178º. Também precisou de ir à “negra” para se desembaraçar do adversário seguinte, mas já se esperava que Pablo Carreño-Busta, sexagésimo do ranking, levantasse maiores dificuldades (6-3, 4-6, 6-3).
O romeno de trinta e dois anos, atual número noventa e três mundial, acumula dez vitórias e onze derrotas na temporada de 2014. No ano passado também chegou aos quartos-de-final no Jamor, saindo derrotado pelo espanhol David Ferrer, numa partida decidida em tiebreak (6-4, 7-6).

Gastão Elias e Victor Hanescu só se cruzaram em competição uma vez, nas finais do circuito de challengers de 2012. Não é suficiente para tirar ilações mas nessa ocasião o jovem português saiu por cima, derrotando o adversário em três sets, com os parciais de 3-6, 7-5 e 6-3. A ver se a história se repete.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de Gastão Elias 2.20 Bet365
Gastão Elias
Gastão Elias
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Victor-Hanescu
Victor Hanescu
  • País: Roménia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1779
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 746
  • Próg. errados 1008
comments powered by Disqus

Últimos jogos