Menu

Gana – Cabo Verde (CAN 2013)

O primeiro jogo dos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas coloca em campo o Gana, uma das equipas consideradas favoritas à vitória na competição, e Cabo Verde, uma das grandes sensações da prova. Os ganeses procuram a sua quinta vitória na CAN, enquanto os cabo-verdianos festejam a sua primeira participação.

O Gana terminou no primeiro lugar do Grupo D. Depois de um empate a duas bolas com a Rep. Dem. do Congo, somou duas vitórias – 1-0 frente ao Mali e 3-0 frente ao Níger – não deixando quaisquer dúvidas sobre a sua superioridade neste grupo. Kwesi Appiah, o técnico da equipa, aposta numa formação em 4-5-1, que vem sendo característica dos ganeses ao longo dos últimos anos.

A funcionar como pivô mais ofensivo, Asamoah Gyan marcou, finalmente, no terceiro encontro disputado, prometendo uma maior participação nos encontros nesta fase decisiva. O jogador do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, passa por um momento de procura de motivação, sendo que a titularidade garantida na equipa ganesa o parece levar, muitas vezes, a viver alheado dos jogos. Em seu apoio, a equipa ganesa esteve melhor quando Kwadwo Asamoah surgiu nas suas costas, ocupando uma posição de médio mais ofensivo, contando com Adomah e Christian Atsu nas posições de extremos.

Badu e Rabiu são as melhores opções para o duplo volante ganês, com Badu a evidenciar-se como peça fundamental nas movimentações da equipa, colaborando em alta rotação, quer na defesa, quer no ataque. Já a linha defensiva é composta por Pantsil, Boye, Vorsah e Afful, enquanto Dauda é opção segura para ficar entre os postes.

CAN 2013Para os Tubarões Azuis, só o fato de estarem nos quartos-de-final da CAN já é feito digno de nota. Lúcio Antunes já ganhou o seu lugar entre as figuras deste torneio, quer pela qualidade tática da sua equipa, quer pelo show dado pelo treinador no final do encontro frente a Angola, que incluiu uma corrida pelo relvado e canto na conferência de imprensa. Cabo Verde terminou no segundo lugar do Grupo A, com os mesmos pontos do vencedor, a África do Sul, depois de empate a zero com o país organizador, empate a um com Marrocos e uma vitória garantida nos minutos finais frente a Angola (2-1).

A jogar num 4-4-2 em diamante, a equipa de Lúcio Antunes tem sido bastante sólida defensivamente. Vozinha é um guarda-redes de grande qualidade e a dupla de centrais Fernando Varela e Nando não têm dado espaços a adversários. Nas laterais, as opções têm rodado entre Gegé, Nivaldo e Carlitos, sendo que Carlitos é, talvez, aquele que se mostrou mais permeável na defesa, mas sem danos de maior. Frente ao Gana, terão um teste duro, dada a velocidade dos extremos adversários.

No meio-campo, Toni Varela joga numa posição recuada, próxima dos centrais, com Marco Soares no seu apoio e Babanco mais solto na frente. Este trio tem sido capaz de, na maior parte do tempo, fechar os caminhos para a sua baliza, enquanto Babanco é uma peça valiosa nas transições, chegando até a aparecer em posição de finalização. Platini joga como falso dez, saindo do lugar de médio-ofensivo para ser, em muitos casos, o jogador mais avançado da equipa, aparecendo até em posição de finalização. Dado o seu desgaste, normalmente Héldon é opção para o seu lugar. Ryan Mendes e Júlio Tavares têm jogado mais na frente, encostando também aos flancos no momento defensivo. Ryan é um jogador que tem mais espaço para procurar a melhor forma de intervir no jogo, enquanto Tavares acaba por se posicionar muitas vezes no espaço do ponta-de-lança, dado ser um jogador de qualidade no jogo aéreo.

Em três encontros entre as duas seleções realizados no passado, o Gana venceu sempre, inclusive um jogo realizado em novembro passado, no Estádio do Restelo, durante a preparação para esta CAN:

Cabo Verde 0-1 Gana  Amigáveis 2012
Cabo Verde 0-4 Gana  WC2006 CAF
Gana 2-0 Cabo Verde  WC2006 CAF

Com todos os jogadores disponíveis dos dois lados, este encontro tem todos os ingredientes para um bom espetáculo, sendo que os ganeses partem como favoritos, mas não podem esperar facilidades do conjunto de Cabo Verde.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Gana 1.66 Bet365
gana
Gana
  • País: Gana
  • Estádio:
  • Cidade: Accra
  • Fundação: 1957

Ver ficha completa

cabo verde
Cabo Verde
  • País: Cabo Verde
  • Estádio:
  • Cidade: Praia
  • Fundação: 1982

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2797
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1316
  • Próg. errados 1438
comments powered by Disqus

Últimos jogos