Menu

Galatasaray – FC Astana (Liga dos Campeões)

Dia de decisões no grupo C. Embora já sejam conhecidos os dois emblemas que seguirão para os oitavos-de-final, o vencedor do grupo não está apurado e falta saber que emblema cairá para a Liga Europa. Enquanto que em Lisboa estará em discussão a “pole” do grupo, no calor de Istambul, Galatasaray e Astana defrontam-se com o apuramento par a Liga Europa em jogo. Os turcos, agora comandados por Mustafa Denizli, pretendem manter o posto que atualmente ocupam. Para tal, basta um empate diante dos cazaques do Astana, que no entanto têm uma palavra a dizer.

O Galatasaray falhou o objetivo primordial: Assegurar a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Numa jornada em que Benfica e Atlético de Madrid se defrontam com o primeiro lugar do grupo em causa, na Turquia, o “Gala” procura reduzir estragos e garantir o acesso à Liga Europa. Para tal, só precisa de pontuar. Embora tenha apresentado fragilidades (sobretudo defensivas) impeditivas de seguir na “Liga Milionária”, o emblema de Istambul tem tudo garantir a continuidade nas provas europeias.

O encontro da primeira volta entre Galatasaray e Astana terminou com um empate a duas bolas. A equipa otomana foi a primeira formação a visitar o Cazaquistão. No imediato, encarou-se a não-vitória dos turcos em Astana como um mau resultado, porém, o desenrolar do grupo demonstrou que nenhuma das três equipas foi capaz de vencer no sintético da distante Astana Arena. A derrota caseira diante do Atlético logo a abrir, essa sim, foi significativamente mais comprometedora para o Galatasaray, que até conseguiu vencer o Benfica em casa. Na deslocação à Luz, apesar de ter discutido o resultado, ficou provado que os “encarnados” têm melhores argumentos. Entretanto, Hamza Hamzaoglu abandonou o comando técnico da equipa e cedeu o lugar a Mustafa Denizli. O novo treinador estreou-se na deslocação ao Vicente Calderón. Só uma vitória poderia fazer com que o Gala entrasse nesta última ronda com hipótese de seguir em frente, algo que não se concretizou. A equipa averbou novo desaire por duas bolas a zero diante do conjunto espanhol.

Selçuk Inan e Burak Yilmaz, suspensos no último encontro, reentram nas contas para este compromisso.

Onze Provável: Muslera, Sarloglu, Kaya, Chedjou, Carole, Inan, José Rodríguez, Sneijder, Podolski, Oztekin, Yilmaz

Liga dos CampeõesO Astana entra nesta partida sem responsabilidades de maior ordem. Afinal, conquistar três pontos e não perder qualquer jogo em casa já algo digno de registo para uma formação estreante na fase de grupos da Liga dos Campeões. Independentemente do desfecho deste encontro, os cazaques só podem estar satisfeitos com a prestação rubricada. Travar três emblemas com pergaminhos no futebol europeu não é para qualquer equipa, isto além da boa imagem deixada, a título de exemplo, no Estádio da Luz. Empenhado em fugir ao estereótipo de “parente pobre” do grupo, nada melhor que chegar a esta derradeira ronda com a hipótese de ainda garantir o acesso à Liga Europa.

A missão que o Astana tem pela frente é de grande exigência. A formação oriunda do Cazaquistão averbou duas derrotas nas deslocações realizadas – 2-0 na Luz; 4-0 no Calderón – e está obrigada a ganhar para ascender ao terceiro posto do grupo C. A primeira vitória dos pupilos do ex-Campomaiorense Stanimir Stoilov será sinónimo de seguir nas competições europeias. Foxi, Twumasi e Kabananga, as “setas” do ataque cazaque, viajam até ao calor de Istambul com o intuito de causar estragos. Baurzhan Dzholchiyev é a única baixa a registar.

Onze Provável: Eric, Ilic, Postnikov, Anicic, Shomko, Cañas, Maksimovic, Muzhikov, Twumasi, Foxi, Kabananga

Afastado da próxima ronda da Liga dos Campeões, o Galatasaray está obrigado a cumprir com o objetivo mínimo: Garantir o acesso à Liga Europa. Para tal, basta pontuar. No entanto, o prémio de jogo que uma vitória implica deverá motivar a equipa tutelada por Denizli.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Galatasaray 1.52 Betrally
galatasaray
Galatasaray
  • País: Turquia
  • Estádio: Turk Telekom Arena
  • Cidade: Istanbul
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

FC Astana
FC Astana
  • País: Cazaquistão
  • Estádio: Astana Arena
  • Cidade: Astana
  • Fundação: 2009

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1600
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 828
  • Próg. errados 693
comments powered by Disqus

Últimos jogos