Menu

Galatasaray – Eskisehirspor (Spor Toto Super League)

Galatasaray e Eskisehirspor medem forças em jogo relativo à 10ª jornada da Liga Turca. A equipa de Istambul, que se encontra na vice-liderança do campeonato, empatou a uma bola no último fim-de-semana diante do rival Fenerbahçe, emblema orientado pelo português Vitor Pereira. O “Gala” perdeu terreno para o líder Besiktas, que foi ao reduto do Antalyaspor golear. Convém não voltar a ceder nesta ronda. Teoricamente, os comandados de Hamzaoglu não deverão passar por dificuldades de maior diante do Eskisehirspor, “lanterna vermelha” do campeonato que atravessa um péssimo momento. Certo é que, na época passada, a formação de Eskişehir foi capaz de surpreender o Galatasaray em pelo menos uma ocasião, para o campeonato, em duelo que terminou com um nulo no marcador.

Ao cabo de nove jornadas da Spor Toto Super League, o Galatasaray é segundo classificado com 18 pontos, menos quatro que o líder Besiktas. A nível de Liga dos Campeões, a formação “otomana” jogou quase que a continuidade da prova na receção ao Benfica e alcançou o sucesso, triunfando por duas bolas a uma.

Com uma equipa composta por vários jogadores de nomeada na realidade turca e contributos “externos” de ilustres como Sneijder ou Podolski – melhor marcador da equipa no campeonato com quatro golos -, o Galatasaray ambiciona revalidar o título de campeão que se encontra na sua posse. Equipa aguerrida a jogar perante os seus fervorosos adeptos e que vive muito à base de rasgos de inspiração individual, o futebol que pratica poderá nem ser propriamente vistoso, mas é suficiente para competir ao mais alto nível na sua realidade doméstica. O peso histórico a isso obriga, fazendo do Gala um candidato crónico em qualquer edição da Liga Turca.

O Gala não perde de há sete jogos a esta parte. O último desaire aconteceu na receção ao Atlético de Madrid, por duas bolas a zero. Em termos de campeonato, a única derrota que consentiu até agora também sucedeu na Turk Telekom Arena, logo à segunda jornada, frente ao Osmanlispor. O segundo melhor ataque do campeonato leva 18 golos apontados até então, algo que perfaz uma média de exatamente dois por jogo. Em jogos da Liga Turca, nunca ficou em branco. Por outro lado, também só não consentiu golos em duas ocasiões, ambas fora de portas (0-1, Trabzonspor; 0-2, Basaksehir).

Onze Provável: Muslera – Sarloglu, Chedjou, Balta, Carole – Kisa, Inan, Sneijder – Podolski, Oztekin, Bulut

Super Liga TurcaArranque de temporada bastante tenebroso para o Eskisehirspor, que só foi capaz de pontuar em dois dos nove compromissos disputados até à data. Fê-lo logo na segunda jornada, com uma vitória por 4-2 diante do Sivasspor e na jornada seguinte, ao empatar a uma bola com o Rizespor. A equipa está a atravessar uma fase particularmente delicada: Leva seis desaires consecutivos. Nesses seis compromissos, só conseguiu fazer golos em dois deles (1-2, Besiktas; 1-3, Kayserispor). Com o estatuto de pior ataque do campeonato partilhado com Kayserispor e Gaizantepspor (7 golos), é simultaneamente a segunda defesa mais permeável, com 18 golos sofridos em nove jogos. Curiosamente, tantos quanto o Galatasaray, adversário nesta jornada, marcou até à data.

Claro que esta débil situação teve consequências. O técnico alemão Michael Skibbe chegou a acordo com a direção do clube e pôs termo ao respetivo vínculo. Terminou, desta forma, a quarta aventura do técnico germânico em solo otomano. Ismail Kartal, que trabalhou durante vários anos no Fenerbahçe, assumiu o lugar. Já marcou presença nos últimos dois compromissos, nomeadamente diante do Akhisar (1-0) e Kayserispor (1-3), mas o efeito da sua chegada não se fez sentir. Certo é que os adeptos olham para a contratação de Kartal como um “upgrade” face ao antecessor. Este será o terceiro jogo no comando da equipa, mas não se perspetiva melhor sorte que nos dois últimos jogos.

Onze Provável: Vural – Corecki, Akaminko, Coskun, Karaer – Causic, Lawal, Ben Khalifa – Kanak, Cek, Gekas

O Galatasaray joga em casa, atravessa um bom momento e é dado como favorito à conquista dos três pontos neste. Pontuar já seria positivo para o Eskisehirspor, que provavelmente optará por uma postura mais defensiva com o intuito de preservar o nulo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Galatasaray 1.51 Betrally
galatasaray
Galatasaray
  • País: Turquia
  • Estádio: Turk Telekom Arena
  • Cidade: Istanbul
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Eskişehirspor
Eskişehirspor
  • País: Turquia
  • Estádio: Eskişehir Atatürk Stadium
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1450
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 623
comments powered by Disqus

Últimos jogos