Menu

França Sub19 – Itália Sub19 (Europeu Sub19)

Está definida a final do Europeu Sub-19 e curiosamente é inédita. Itália e França nunca se defrontaram na fase final de um Euro deste escalão. O último título dos transalpinos foi conquistado em 2003, frente a Portugal, e em 2008 foi finalista vencida. Os gauleses foram pela última vez à final há três anos e em 2010 sagraram-se pela última vez campeões da europa. Uma Itália de contenção e oportunista frente a uma França de pendor ofensivo e criativa. Quem leva a melhor?

Nove anos depois, a Itália Sub-19 volta à final do Europeu deste escalão. Fê-lo batendo um dos favoritos, a Inglaterra, que tinha vencido os três jogos respetivos da fase de grupos. Não é o melhor marcador, essa marca é disputada por dois franceses, mas dificilmente se pode negar ao italiano Federico Dimarco a designação de MVP do torneio. De facto, o lateral esquerdo azzurri foi absolutamente determinante na campanha que a sua equipa fez neste Europeu Sub-19. Dimarco marcou quatro golos, todos eles decisivos, e só ficou em branco frente à Áustria, em que foi o companheiro Manuel Locatelli o marcador de serviço. Três desses golos do defesa do Inter de dezoito anos – na época passada esteve cedido ao Ascoli e na próxima segue também cedido para o Empoli – foram na marcação de grandes penalidades. O quarto e último foi em jogada corrida e valeu a qualificação para a final. Os jovens ingleses não se cansaram de tentar romper as muralhas italianas mas sem sucesso algum. A espaços era mesmo como ver alguém rematar contra paredes. Dimarco concretizou o penálti aos vinte e sete minutos e alargou a vantagem aos sessenta. A cinco dos noventa os ingleses conseguiram um raio de esperança mas foi Alberto Picchi a introduzir a bola na própria baliza. É importante referir que Dimarco saiu tocado a quinze minutos do fim, aparentemente por precaução, apenas.

Onze Provável: Meret – Romagna, Dimarco, Vitturini, Coppolaro, Barella, Locatelli, Picchi, Ghiglione, Favilli, Panico.

Europeu Sub-19A França Sub-19 sofreu um sobressalto no jogo de estreia – derrota, por 1-2, com a Inglaterra – mas desde então tem vindo em crescendo. Venceu depois a Croácia (0-2) e entrou para o último encontro da fase de grupos com a obrigatoriedade de vencer para se qualificar para as meias-finais. Goleou a Holanda por 5-1, empurrando a laranjinha para o play-off com os alemães. Na semifinal afastou Portugal, de forma contundente. Apesar de ter entrado a perder – golo de Pedro Pacheco aos três minutos – a seleção gaulesa reequilibrou rapidamente o marcador (Ludovic Blas, aos dez minutos). E na segunda parte, período em que foi sempre superior aos portugueses, Mbappé fez dois à sua conta que decidiram o desfecho. Kylian Mbappé Lottin, extremo do Monaco de dezassete anos, a quem Leonardo Jardim já deu alguns minutos na época passada, e o compatriota Jean-Kévin Augustin, do PSG, são, até ao momento os melhores marcadores deste Europeu, cada qual com cinco golos.

Onze Provável: Bernardoni – Michelin, Onguéné, Issa Diop, Boscagli, Poha, Tousart, Augustin, Harit, Mbappé.

Amigável 2011 Itália França 0 : 1
Amigável 2011 Itália França
1 : 3
Euro 2008 Sub-19 (Q) França Itália
0 : 2

Curiosamente, Itália e França nunca se cruzaram na fase final de uma competição no escalão sub-19. Cruzaram-se em 2008 na fase de qualificação para o Europeu desse mesmo ano, no grupo de elite, e foram os azzurri a levar a melhor. Os dois confrontos seguintes, amigáveis, terminaram com vitórias dos gauleses. A Itália venceu pela última vez o Europeu Sub-19 há treze anos, precisamente às custas da seleção portuguesa (2-0) onde alinhavam, à época, João Pereira e Hugo Almeida. A França conquistou o seu último título nesta faixa etária em 2010, batendo na final a Espanha (2-1).

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Itália 3.20 Betrally
frança
França Sub-19
  • País: França
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Itália
Itália Sub-19
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos