Menu

Fluminense – Vasco da Gama (Campeonato Carioca)

A segunda fase do campeonato Carioca chega à derradeira ronda. Este domingo, disputar-se-á a sétima e última jornada da Taça Guanabara, troféu que reúne os primeiros colocados da primeira fase do troféu. Quanto à luta pela conquista da Guanabara, não há surpresas: Fluminense e Vasco da Gama, dois dos principais emblemas estaduais, vão resolver a questão na derradeira ronda. O Flamengo, emblema que conquistou mais vezes este título (20), está arredado da discussão quando ainda há três pontos em disputa. À entrada para este encontro que vai ser disputado em Manaus, Flu e Vasco da Gama tem os mesmos 14 pontos.

Para o Fluminense, o cenário é mais agradável.  Para a equipa das Laranjeiras há dois resultados que são satisfatórios neste compromisso: A vitória ou o empate, uma vez que qualquer um deles permite conquistar o troféu. Embora esteja em igualdade pontual com o rival Vasco da Gama, o que é facto é que leva vantagem no saldo de golos. Tem os mesmos dois golos sofridos em seis jogos (2), mas leva mais três marcados (10) que o cruz maltino. Quanto ao passado recente, o Fluminense venceu o troféu pela última vez em 2012. Ao entrarmos na reta final do campeonato estadual, percebemos que a alteração técnico no comando do Fluminense surtiu o devido efeito e Levir Culpi conseguiu melhorar a equipa, impondo a sua matriz fiel a um estilo de jogo ofensivo. O Fluminense vem de quatro vitórias de modo consecutivo.

Ao perspetivarmos a abordagem que o Fluminense fará a este encontro, importa ter em conta o facto de a equipa se preparar para disputar a final da Primeira Liga na próxima quarta-feira, diante do Atlético Paranaense. A avaliar por aquilo que Culpi tem vindo a ensaiar nas sessões de treino, é provável que haja lugar a algumas alterações em relação ao plano habitual. Gum, Pierre, Jonathan, Cícero e Gustavo Scarpa são os atletas que deverão ser poupadas tendo em vista a final de quarta-feira. Fred está de regresso aos treinos e apto para ir a jogo.

Onze Provável:  Diego Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Edson, Douglas, Marcos Junior, Gerson e Osvaldo

Campeonato CariocaO Vasco da Gama tem uma tarefa mais complicada em teoria, mas a verdade é que o saldo de confrontos diretos recentes com o Fluminense confere algum optimismo ao cruz maltino. Há 20 jogos que o Vasco da Gama não perde, embora o último desaire dos pupilos de Jorginho tenha acontecido precisamente diante do Fluminense, em Novembro de 2015. Nos últimos 11 jogos, o último compromisso entre Fluminense e Vasco da Gama foi a única ocasião em que o Flu teve razões para sorrir, uma vez que nos restantes dez encontros registaram-se sete vitórias vascaínas e três empates. Para o cruz maltino, a decisão reveste-se de grande importância, até porque estamos a falar de um dos principais emblemas cariocas mas não conquista o troféu desde 2003. No cômputo geral, tem mais dois troféus no seu espólioque o Fluminense.

O Vasco da Gama encara este encontro na sequência de um triunfo para a Copa do Brasil, no terreno do Remo (0-1). Para o Carioca, só venceu um dos últimos quatro encontros que disputou.

Onze Provável: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Henrique, Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho, Nenê, Thalles, Riascos

É difícil falar em favoritos quando abordamos um “clássico”, mas a verdade é que o Fluminense está em melhor posição para conquistar o troféu uma vez que há dois resultados que permitem esse cenário. Ainda assim, as poupanças poderão ter influência no desempenho da equipa de Culpi. O Vasco da Gama quer impor o seu futebol e sabe que só um cenário de vitória poderá oferecer à equipa o título estadual.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: Fluminense +1 1.51 Betrally
fluminense
Fluminense
  • País: Brasil
  • Estádio: Maracanã
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Fundação: 1902

Ver ficha completa

vasco
Vasco da Gama
  • País: Brasil
  • Estádio: São Januário
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos