Menu

Fluminense – Vasco da Gama (Brasileirão 2015)

Esta é uma rivalidade carioca antiga que nos últimos meses tem estado particularmente assanhada. Eurico Miranda, no seu regresso à presidência do Vasco, não tem deixado passar uma e a coisa está pegando fogo. Ronaldinho Gaúcho, a disputa pelo lado direito do Maracanã e as tentativas de aliciar jogadores das camadas de formação são as últimas achas nessa fogueira. Mas isso é tudo fora do relvado. Neste momento os dois times cariocas estão em pontas opostas da tabela. O Fluminense segue de vento em popa, o Vasco continua com a cabeça debaixo de água.

O Fluminense soma e segue na edição de 2015 do Campeonato Brasileiro. Ao fim de treze rodadas tem apenas duas manchas – derrotas com o Atlético Mineiro (4-1) e Palmeiras (2-1) – num currículo quase perfeito (8V/ 3E/ 2D). O time das Laranjeiras só perdeu quatro pontos nos últimos seis encontros do Brasileirão e esse bom momento traduz-se no segundo lugar, só a dois pontos do líder, o Galo. É, assim, natural que a torcida encare o próximo clássico com muita confiança e a confirmação da chegada de Ronaldinho Gaúcho só veio acentuar isso. Mas o dentuço mais famoso do futebol mundial só vai assistir da bancada, para já. Aliás, a única alteração anunciada pelo técnico Enderson Moreira é a chamada de Jean, que está recuperado, para o lugar que Rafinha ocupou.

Brasileirão Série AOnze provável: Diego Cavalieri – Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos, Giovanni – Edson, Jean, Gustavo Scarpa, Gerson – Marcos Júnior, Fred.

A rivalidade entre Flu-Vasco é história antiga de dois times históricos que partilham a mesma cidade maravilhosa. Mas desde que Eurico Miranda voltou à presidência do cruz-maltino os casos têm sido muito extrapolados. Há quem diga que é personalidade; há quem ache que é tentativa de desviar atenções da temporada desastrosa do Vasco da Gama. Não digo que não possa ter as suas razões mas ele não deixa passar uma sem cutucar a ferida. Afinal Ronaldinho não estava “noventa por cento certo” no Gigante da Colina e a diretoria do clube viu a estrela ser desviada para os rivais das Laranjeiras. Falar antes do tempo dá nisso. Depois é o caso da disputa pelo lado direito do Maracanã. O Fluminense assinou, em 2013, um contrato com o consórcio que gere o estádio e afirma que este lhe dá um setor fixo para a torcida. O problema é que esse setor, à esquerda das cabines da rádio, era tradicionalmente ocupada pelos apoiantes do Vasco. E por fim, as pequenas picardias de aliciar jogadores de uma base para a outra, num jogo de acusações e processos na FERJ e CBF. Mas isso é tudo ruído extra futebol. Pode espicaçar adeptos e jogadores mas o encontro só se decide dentro de campo.

O percurso do Vasco no Campeonato Brasileiro é quase o inverso do rival. As marcas positivas destacam-se pela escassez. Duas vitórias, curiosamente consecutivas, sobre o Flamengo (1-0) e Avaí (1-0) são o oásis no deserto de oito desaires e três empates. O Gigante da Colina está encurralado faz tempo na zona de rebaixamento, atualmente no penúltimo lugar, com apenas nove pontos reunidos em treze rodadas.

A meio da semana o clube conseguiu mais um triunfo, desta vez na terceira fase da Copa do Brasil, sobre o América-RN (3-1). Celso Roth saudou o resultado que quebrou a série de três reveses seguidos mas não deixou de se declarar furibundo com o erro que deu o golo do adversário. O técnico testou Anderson Salles no lugar de volante e ficou satisfeito com a prestação. Nas outras opções para a posição não falta quem saiba e queira sair com a bola mas fazer a proteção da defensiva não lhes está no ADN. É coisa para manter.

Onze provável: Jordi – Madson, Rodrigo, Aislan, Henrique – Anderson Salles – Guiñazu, Bianccuchi – Riascos, Dagoberto, Germán Herrera.

O Vasco venceu seis dos últimos nove confrontos com o Fluminenses (mais dois empates e uma derrota).

Fluminense 0-1 Vasco Carioca 2015
Fluminense 0-1 Vasco Carioca 2014
Vasco 1-1 Fluminense Carioca 2014
Fluminense 1-1 Vasco Carioca 2014
Vasco 1-0 Fluminense Brasileirão 2013
Fluminense 1-3 Vasco Brasileirão 2013
Vasco 3-2 Fluminense Carioca 2013
Fluminense 1-1 Vasco Carioca 2013
Fluminense 1-2 Vasco Brasileirão 2012
Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Fluminense 1.80 Dhoze
fluminense
Fluminense
  • País: Brasil
  • Estádio: Maracanã
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Fundação: 1902

Ver ficha completa

vasco
Vasco da Gama
  • País: Brasil
  • Estádio: São Januário
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos