Menu
  • 27 agosto
  • 17:00
  • Dhoze

FK Jablonec – Ajax (Liga Europa)

O clube holandês parte na frente da eliminatória mas até os adeptos mais fervorosos estão apreensivos. Não fora o erro de Benes e o Ajax dificilmente teria encontrado o fundo das redes de Hruby. Vale pelo menos o facto de também não terem concedido. O KF Jablonec espera tirar partido de alguma insegurança do adversário para dar a volta ao apuramento.

O FK Jablonec mostrou muita raça e disciplina na sua visita à Arena de Amesterdão. O plano passava por frustrar as investidas ofensivas dos holandeses. Mas a equipa checa não se limitou a aparcar o autocarro cá atrás, também tentou anular todos os espaços no meio-campo. Claro que esta estratégia tornava praticamente nulas as hipóteses de sair da primeira mão em vantagem ou com golos marcados mas Jaroslav Silhavy estava sobretudo preocupado em não dar ao Ajax a vantagem que pretendia deste jogo em casa. Não fora o erro defensivo de Vit Benes, no início da segunda parte, fazendo penálti sobre Davy Klaassen, e teria funcionado a cem por cento. Custa perder nestas circunstâncias mas o 0-1 continua a ser um bom resultado para os checos. Que agora terão a possibilidade de dar a volta à eliminatória no seu estádio, diante do seu público. Mas o Jablonec vai ter duas dificuldades nesta segunda mão. Primeiro, vai precisar de continuar a travar o ataque de Ajax, que se imagina que tenha estudado e procurado estratégias para ser mais bem sucedido desta vez. Chama-se curva de aprendizagem. Segundo, não basta ao checos impedir os holandeses de jogar. Vão ter que marcar e não sei se a equipa tem capacidade para fazer as duas coisas em simultâneo.

liga europaOnze Provável: Hruby – Karavaev, Pernica, Novák, Benes – Crnkic – Gregus, Hubschman, Masopust, Pospisil – Wágner.

O Ajax anda a deixar os seus adeptos muito desconfortáveis. Nem o arranque cem por cento vitorioso na frente doméstica ajuda a aliviar a desilusão do trajeto europeu. Depois de ter sido afastada da qualificação da Liga Milionária, por um adversário teoricamente acessível, o Rapid de Viena, o primeiro desafio do play-off da Liga Europa também não foi a exibição dominante que muitos desejariam.

Frank de Boer insistiu na ideia de que os seus jogadores tinham que esquecer o futebol bonito e pensar na eficácia dos resultados, que às vezes só se atinge jogando feio. Isso é mais fácil de dizer do que de aplicar, sobretudo quando se passam anos na formação a insistir na tese oposta. Ao tentar virar o bico ao prego, de repente, a equipa sentiu-se à deriva e a primeira metade do encontro foi dolorosa para o Ajax. O Jablonec não teve problemas em ceder a posse de bola e a iniciativa do jogo mas foi só. Cada milímetro de relvado tinha que ser conquistado, os holandeses não tinham espaços para pensar e explanar o seu futebol, e pelo menos nesses primeiros quarenta e cinco minutos foram incapazes de criar um lance de ataque com princípio, meio e fim. Foi preciso a grande penalidade, aos cinquenta e quatro minutos, que Arkadiusz Milik não desperdiçou, para passar para a frente do marcador. E se as coisas melhoraram um pouco no segundo tempo foi porque existia essa vantagem, ainda que magra.

Mas o encontro da segunda mão terá uma história bem distinta. Se for capaz de controlar a sua ansiedade, o Ajax poderá explorar a necessidade que o Jablonec tem de ir à procura da vitória.

Onze Provável: Cillessen – Tete, Veltman, Riedewald, Dijks – Bazoer, Klaassen, Gudelj – El-Gahzi, Milik, Sinkgraven.

Ajax 1-0 FK Jablonec Liga Europa 2015-16

O FK Jablonec vai ter que correr atrás do resultado. Ou seja, não chega ficar na expetativa e impedir o Ajax de faturar. Isso vai criar problemas acrescidos aos checos – essa concentração nos dois momentos distintos do jogo – e oportunidades para os holandeses explorarem.

Prognóstico Odd Casa Erro
Primeiro golo do Ajax: 1ª Parte 2.26 Dhoze
FK Jablonec
FK Jablonec
  • País: República Checa
  • Estádio:
  • Cidade: Jablonec nad Nisou
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

ajax
Ajax
  • País: Holanda
  • Estádio: Amsterdam Arena
  • Cidade: Amsterdão
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1830
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos