Menu

FK Anzhi – Lokomotiv Moscovo (Primeira Liga Russa)

O FK Anzhi está de volta ao convívio entre os grandes. Após uma estreia pouco auspiciosa com derrota frente ao também recém-promovido Krylia Sovetov Samara, no regresso do principal escalão ao Anzhi Arena em Makhachkala, as “águias” do Daguestão defrontam o Lokomotiv, atual detentor da Taça Russa.

Sem grande tradição no futebol soviético, – a própria fundação do clube é recente – o Anzhi saltou para as luzes da ribalta após ter sido alvo de um investimento avultado por parte de um milionário, situação que permitiu ao clube subir de patamar. Alcançou as competições europeias e foi capaz de contratar ativos como Samuel Eto’o ou Willian. No entanto, o emblema do Daguestão também conheceu o reverso da medalha quando o investimento estagnou e vários problemas surgiram. No final da temporada 2013/14, na sequência de um ano recheado de problemas, o Anzhi não resistiu desportivamente entre a elite e acabou na última posição na Premier League russa com apenas 20 pontos em 30 jogos disputados. Relegado para o segundo escalão, certo é que 2014/15 correu de feição ao Anzhi, que ficou na segunda posição e garantiu o regresso direto à elite.

Numa altura em que muito se debate a regra que limita a utilização de extra comunitários no campeonato russo, importa realçar a importância que três estrangeiros tiveram na campanha do ano passado: Yannick Boli, – melhor marcador da segunda liga com 15 golos – Amadou Moutari e Leonardo. Continuam no plantel e foram os três titulares no jogo da primeira jornada.

Liga RussaPara encarar a nova temporada, o Anzhi contratou um novo técnico. De seu nome, Yuri Semin, experiente treinador que esteve durante 19 anos ao serviço do adversário nesta segunda jornada. No mercado, socorreu-se essencialmente de jogadores em fim de contrato e alguns empréstimos, sem se prestar naturalmente a grandes gastos. Recrutou Lazovic ao Estrela Vermelha e Lorenzo Ebicilio ao Metalurg. Contratou também o português Hugo Almeida, que chegou proveniente do Kuban Krasnodar. Viu Ewerton, que se encontrava emprestado ao Sporting, sair para Alvalade a título definitivo, algo que permitiu um encaixe financeiro interessante para a realidade atual do clube.

Na última temporada, analisando o percurso do Anzhi, note-se que um dos grandes trunfos da equipa residiu nos jogos em casa. A jogar no seu estádio, o Anzhi foi derrotado em apenas duas ocasiões.

Onze Provável: Pomazan – Eschenko, Zhirov, Lazic, Gadzhibekov – Maevskiy, Haruna, Maksimov – Moutari, Leonardo, Boli.

O Lokomotiv de Moscovo entrou na nova época com uma derrota na Supertaça frente ao campeão Zenit. Nas grandes penalidades, o emblema de São Petersburgo foi mais forte que a turma da capital. Na anterior temporada, o “Loko” pôs fim ao jejum de títulos com a conquista da taça russa. No campeonato, a prestação foi bem mais modesta, com os “maquinistas” a não conseguirem fazer melhor que um sétimo lugar. O comando técnico da equipa ao longo da última temporada foi algo instável em função de várias mudanças. Igor Cherevchenko, treinador com o qual o Lokomotiv terminou a anterior temporada, continua a ser aposta dos responsáveis pelo clube para a nova época.

A estreia no campeonato russo foi positiva com uma vitória fora de casa frente ao Mordovia Saransk, graças a um golo do avançado Skuletic, que reforçou a equipa em dezembro do ano passado. O sérvio não contará, de ora em diante, com a concorrência de Pavlyuchenko, que abandonou o clube bem como Obinna. Os reforços que se juntam ao plantel no qual milita Manuel Fernandes são dois: O guarda-redes Anton Konchenkov e o médio N’Dinga.

O Lokomotiv, que venceu em Saransk na primeira jornada, viaja agora até ao estádio do Anzhi. Na sequência da derrota averbada na primeira jornada, curiosidade para aferir de que forma responderá o Anzhi na estreia em casa neste regresso ao principal escalão russo. Na luta pela sobrevivência entre a elite, conseguirão as “águias” do Daguestão fazer do seu “ninho” cofre forte?

Lokomotiv 0-0 Anzhi 13/04/2014
Liga Russa 2013/14
Anzhi 2-2 Lokomotiv 14/07/2012
Liga Russa 2013/14
Anzhi 2-1 Lokomotiv 20/05/2013
Liga Russa 2012/13
Lokomotiv 1-1 Anzhi 11/11/20112
Liga Russa 2012/13
Prognóstico Odd Casa Erro
Empate Anula: Anzhi 2.02 Dhoze
fcanzhi
FC Anzhi
  • País: Rússia
  • Estádio: Anzhi Arena
  • Cidade: Makhachkala
  • Fundação: 1991

Ver ficha completa

lokomotiv moscovo
Lokomotiv de Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio: Lokomotiv Stadium
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos