Menu
Serie A 31ª Jornada

Fiorentina – Sampdoria (Serie A)

A Fiorentina e a Sampdoria medem forças esta Domingo no Stadio Artemio Franchi, em Florença, num encontro a contar para a 31ª jornada da Serie A. Após um bom arranque de temporada, o conjunto da casa parece ter vindo a perder as forças nesta recta final do campeonato, apresentando-se aqui sem conseguir vencer à 4 jogos consecutivos, o que lhes causou a perda de 3º lugar. Já a Sampdoria está a realizar uma campanha completamente oposta à da temporada transacta, tendo vindo a somar resultados paupérrimos e encontrando-se pouco acima da zona de relegação.

Fiorentina ocupa o 4º lugar com os mesmos 55 pontos que o Inter de Milão, 5º classificado, fruto de 16 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, com parciais de 50 golos marcados e 32 golos sofridos. O facto de se terem mostrado incapazes de terem vencido qualquer um dos últimos 4 jogos do campeonato italiano, resultou na perda do 3º lugar de acesso à Liga dos Campeões, roubado pela AS Roma, encontrando-se agora com 5 pontos de desvantagem do 3º classificado e com os mesmos pontos que o 5º Inter de Milão. Este conjunto aos comandos de Paulo Fonseca mostrou-se promissor no início da temporada, sendo que somou muitos bons resultados e passou maior parte da época a rondar o 3º lugar de acesso à Liga dos Campeões e ainda a somar pontos importantes nas competições europeias, no entanto, após ter sido eliminado dos dezasseis-avos de final da Liga Europa às mãos do Tottenham, os Príncipes de Florença nunca mais conseguiram voltar às vitórias, sendo que não vencem à 5 encontros consecutivos, de todas as competições.

Os Viola revelam grande destreza a finalizar jogadas de perigo e a realizarem ataques através dos corredores, sendo também fortes em contra-ataque graças à velocidade dos seus intervenientes. No entanto, é no sector defensivo que demonstram algumas fragilidades, nomeadamente no jogo aéreo, em protegerem a vantagem quando se encontram na frente do marcador, e em evitar erros individuais. Importa referir que os Príncipes de Florença apresentam melhores resultados quando actuam dentro de portas do que fora, uma vez que nos 15 embates do campeonato italiano disputados no Stadio Artemio Franchi venceram 10 e empataram 3 vezes, sucumbido apenas por 2 ocasiões, enquanto que fora de portas, nos 15 embates disputados, venceram apenas 6 vezes e empataram por 4 ocasiões, tendo saído derrotados por 5 vezes. Os pupilos de Paulo Fonseca apresentam o 4º sector ofensivo mais eficaz da Serie A, com Ilicic e Kalicinic ambos como 6º melhores marcadores da prova, com 11 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Fiorentina apresenta um histórico de 3 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 3-0 em terreno do Tottenham, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Nápoles, uma derrota por 4-1 em terreno da AS Roma, um empate por 1-1 na recepção ao Hellas Verona, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Frosinone. Yohan Benalouane e Matías Fernández, lesionados, e Nikola Kalicinic, castigado, são baixas confirmadas.

Onze Provável: Tatarusanu – Tomovic, Rodríguez, Astori e Alonso – Vecino e Badelj – Bernardeschi, Ilicic e Valero – Zárate.

Serie ASampdoria, por sua vez, ocupa o 15º lugar na tabela de classificação geral com 32 pontos, fruto de 8 vitórias, 8 empates e 14 derrotas, com parciais de 43 golos marcados e 48 golos sofridos. O facto de ter saído derrotada da última jornada, com a recepção ao Chievo, resultou na queda de uma posição na pauta classificativa, ficando ainda mais perto da zona de relegação, o que os obriga a encontrarem rapidamente a consistência necessária para conseguirem voltar às vitórias, uma vez que contam apenas com 4 pontos de superioridade dos lugares de despromoção. La Samp, por esta altura na temporada transacta, encontrava-se em 6º lugar com apenas 1 ponto a separá-la de um dos lugares de acesso à Liga Europa, uma mudança drástica em apenas uma época, e não fossem as duas vitórias somadas nos últimos 4 jogos, ambas sobre os dois últimos classificados, e esta estaria em muito maus lençóis. Este conjunto aos comandos de Vincenzo Montella apresenta o 4º sector defensivo mais batido do campeonato  italiano, mostrando-se ainda muito fracos a actuar fora de portas, uma vez que nos 15 embates disputados em terreno hostil, na Serie A, venceu apenas em 2 ocasiões, empatou 4 vezes, e sofreu 9 desaires, sofrendo 28 golos no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Sampdoria apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 3-1 em terreno do Inter de Milão. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Frosinone, uma vitória por 0-3 em terreno do Hellas Verona, um empate por 1-1 em terreno do Empoli, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Chievo. Carlos Carbonero e Angelo Palombo são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Viviano – Silvestre, Ranocchia e Moisander – Silvestri, Soriano, Fernando e Dodô – Correa e Álvarez – Quagliarella.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, a Fiorentina venceu 4 embates, e a Sampdoria venceu apenas 1. Os restantes 3 encontros terminaram em empate.

Sampdoria 0-2 Fiorentina
Serie A 2015/16
Fiorentina 2-0 Sampdoria
Serie A 2014/15
Sampdoria 3-1 Fiorentina
Serie A 2014/15
Sampdoria 0-0 Fiorentina
Serie A 2013/14
Fiorentina 2-1 Sampdoria
Serie A 2013/14
Sampdoria 0-3 Fiorentina
Serie A 2012/13
Fiorentina 2-2 Sampdoria
Serie A 2012/13
Fiorentina 0-0 Sampdoria
Serie A 2010/11

Este é um embate onde o mais provável é a Fiorentina não perder. Para além de possuir um conjunto de qualidade superior à do seu adversário, apresentam ainda um bom registo caseiro, uma vez que foram apenas derrotados em casa em 2 ocasiões, enquanto que a Sampdoria apresenta um registo muito fraco quando actua fora de portas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Fiorentina 1.58 Betrally
fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

sampdoria
Sampdoria
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade: Génova
  • Fundação: 1946

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 993
  • Próg. errados 815
comments powered by Disqus

Últimos jogos