Menu
Serie A 18ª Jornada

Fiorentina – Nápoles (Série A)

A Fiorentina de Paulo Sousa volta a jogar no Artemio Franchi depois de dois dissabores fora de casa. O Nápoles de Maurizio Sarri quer dar sequência ao bom momento que atravessa nesta visita ao “berço do Renascimento”. Pantaleo Corvino, diretor desportivo da Fiorentina, saiu em defesa de Paulo Sousa antes do encontro com a Lazio, garantindo que a continuidade do técnico em Florença não está em causa. A derrota frente ao Genoa (1-0) – jogo relativo à terceira jornada que estava em atraso – fez com que a contestação à liderança do português aumentasse, mas Corvino tentou serenar os ânimos para garantir a estabilidade do grupo de trabalho.

Num ano em que a direção apontou o acesso à Liga dos Campeões como objetivo, a Fiorentina não se tem conseguido envolver nessa luta nem exibir o nível da época passada. Na última jornada, em casa da Lazio, rival direta na luta por um lugar de acesso às provas europeias, a Fiorentina perdeu por três bolas a uma e ficou ainda mais longe do 4º posto, ocupado pelos “laziale”. No regresso ao Artemio Franchi, a Fiorentina quer manter o registo caseiro invicto na Série A 2016/17: Em oito jogos, venceu quatro vezes e empatou outras tantas. Ficou em branco frente ao AC Milan (0-0) e à Atalanta (0-0), também empatou frente ao Crotone (1-1) e à Sampdoria (1-1) e venceu Chievo (1-0), AS Roma (1-0), Palermo (2-1) e Sassuolo (2-1) sempre pela margem miníma. Apenas oito dos 25 golos marcados pela Fiorentina nas primeiras 18 rondas foram celebrados no Artemio Franchi. A equipa de Paulo Sousa está menos ameaçadora do ponto de vista ofensivo em relação à época passada, tanto que em 2015/16, por esta altura, figurava como melhor ataque do campeonato italiano com 36 golos marcados.

Borja Valero e Nenad Tomovic estão em duvida. Carlos Salcedo cumpriu suspensão no domingo e está em condições de regressar ao onze inicial.

Onze Provável: Tatarusanu, Salcedo, Rodríguez, Astori, Tello, Olivera, Badelj, Vecino, Bernardeschi, Ilicic, Kalinic

Serie AO melhor Nápoles de Maurizio Sarri está de volta. Depois de um abrandamento (normal para qualquer equipa ao longo da época) em que conquistou apenas uma vitória em seis jogo, a formação “partenopei” volta a apresentar o nível exibicional que a coloca entre as melhores da Europa e chega a Florença an sequência de quatro vitórias consecutivas frente a Inter (3-0), Benfica (1-2), Cagliari (0-5) e Torino (5-3). Os dez (!) golos apontados no últimos dois jogos provam o bom momento que a equipa que agora possui o melhor ataque da Série A (37 golos marcados em 17 jogos) atravessa. Manolo Gabbiadini não convenceu na ausência de Arkasiuz Milik e é o internacional belga Dries Mertens que tem aproveitado para se afirmar no onze inicial, pese embora o facto de atuar numa posição mais central do terreno, contrariamente ao habitual. Frente ao Torino, o San Paolo curvou-se perante o “baixinho” que apontou quatro dos cinco golos da equipa da casa.

No meio-campo, Maurizio Sarri também tem  procedido a algumas alterações em relação ao início da época, tanto que a dupla Allan-Jorginho tem sido desfeita ultimamente, até porque tanto Diawara como Zilekinski atravessam bons momentos de forma e demonstram que podem ser opção. O eslovaco Marek Hamsik completa o habitual trio do setor intermediário e continua a ser pedra basilar no esquema. Paulo Sousa elogiou o 1x4x3x3 em que o Nápoles tem vindo a atuar: “Fiz-me jogador num 1x4x3x3 e Sarri construiu uma boa equipa neste esquema, gosto do futebol que eles jogam”.

Além da baixa de Arkadiusz Milik, ausente de longa data, Kalidou Koulibaly também não pode ir a jogo por lesão.

Onze Provável: Reina, Hysaj, Chiriches, Albiol, Ghoulam, Diawara, Zielinksi, Hamsik, Callejón, Insigne, Mertens

O histórico recente sorri ao Nápoles, conjunto que venceu quatro dos últimos cinco embates frente à Fiorentina. No ano passado, o encontro disputado no Artemio Franchi terminou empatado a uma bola. Atendendo ao bom momento que atravessa, o Nápoles tem condições para regressar a casa com os três pontos, embora estejamos a falar de uma possibilidade que acarreta algum risco.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Nápoles 1.52 Betrally
fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

napoles
Nápoles
  • País: Itália
  • Estádio: San Paolo
  • Cidade: Nápoles
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 819
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos