Menu
Liga Europa 1ª Jornada

Fiorentina – FC Basel (Liga Europa)

Quis o destino que Paulo Sousa se voltasse a encontrar com o FC Basel, clube ao serviço do qual conquistou o campeonato suíço na última temporada. Os helvéticos, que estiveram na fase preliminar da Liga dos Campeões, falharam o acesso à fase de grupos ao serem derrotados no “play-off” pelos israelitas do Maccabi Tel Aviv. Numa época em que o objetivo da “Fiore” a nível interno passa por alcançar a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima temporada, os italianos querem voltar a ir longe na Liga Europa. No último ano, conseguiram alcançar as meias-finais. A tendência das últimas épocas é para manter: Garantir o acesso à fase a eliminar como objetivo mínimo. O Basel, na última ocasião em que marcou presença na segunda competição mais importante de clubes do continente, chegou aos quartos-de-final da mesma .

Brilhou em Itália enquanto jogador ao serviço da Juventus. Regressa a solo transalpino na condição de treinador, desta feita “assenta arraiais” na bela cidade de Florença. Procura devolver a Fiorentina aos tempos de maior glória e procura recolocar o Artemio Francchi no trilho da Liga dos Campeões. Nesta etapa inicial de Série A, soma duas vitórias em três jogos disputados, ambas em casa frente a AC Milan (2-0) e Genoa (1-0). A estreia na Liga Europa ocorrerá precisamente em casa, com a receção ao campeão Basileia. Noite de reencontro para de Paulo Sousa com o Basel, uma equipa que conhece bem e elevou a patamares altos durante a sua estadia naquele emblema. É favorito à vitória neste primeiro encontro.

Onze Provável: Tatarusanu – Tomovic, Alonso, Astori, Pasqual – Badelj, Suárez, Valero – Bernardeschi, Rossi, Babacar.

liga europaO FC Basel prossegue numa cruzada 100% vitoriosa em termos de campeonato suíço. São oito vitórias em outros tantos jogos, com 22 golos marcados e apenas sete sofridos. Uma média superior a 2,5 golos/jogo. Marcou em todos os jogos oficiais esta temporada e ainda não perdeu qualquer compromisso europeu, pese embora ter sido eliminado no “play-off” da Liga dos Campeões pelo Maccabi Telavive. Um empate a dois em casa e outra igualdade a uma bola. No confronto com o Maccabi, pelo menos a nível de primeira mão, foi notório que os suíços estiveram num dia de pouca inspiração. Quando tudo indica que venceriam o jogo após darem a volta graças a um golo do jovem Embolo à beira do fim, os israelitas ainda foram a tempo de empatar a partida. Nessa eliminatória, o potencial desta equipa não fico devidamente demonstrado.

Para este jogo, Taulant Xhaka é baixa confirmada devido a suspensão. O médio egípcio Mohamed Elneny deverá surgir no seu lugar, ele que também tem dado nas vistas em solo suíço. Será coadjuvado por Zuffi e por Delgado, jogador que assume a batuta desta equipa. Bjarnasson, médio islandês que na última jornada atuou mais descaído sobre o flanco esquerdo, é igualmente um jogador importante no jogo interior, visto que se movimenta muito no sentido de explorar esse tipo de espaços. Veremos se Urs Fischer irá optar pelo japonês Kakitani, ele que está de volta após lesão e poderá fazer a sua estreia nas provas europeias na presente época.

Onze Provável: Vaclik – Lang, Suchy, Hoeg, Safari – Elneny, Zuffi, Delgado – Gashi, Boetlus, Embolo.

A Fiorentina é favorita à conquista dos três pontos e não deverá perder a oportunidade de entrar nesta Liga Europa com uma vitória caseira.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Fiorentina 1.85 Dhoze
fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

basel
Basel
  • País: Suíça
  • Estádio: St. Jakob-Park
  • Cidade: Basel
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1454
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 751
  • Próg. errados 624
comments powered by Disqus

Últimos jogos