Menu
Serie A 17ª Jornada

Fiorentina – Chievo (Serie A)

A Fiorentina e o Chievo medem forças no Stadio Artemio Franchi, em Firenze, num embate a contar para a 17ª jornada da Serie A. Esta foi, sem dúvida, uma semana complicada para o conjunto da casa, que após sofrer uma derrota às mãos da poderosa Juventus, acabou também por perder a meio desta semana em terreno do Carpi, para a Taça de Itália. Já o Chievo chega aqui com 2 vitórias consecutivas, tendo conseguido ultrapassar uma fase negra que tinham vindo a passar, dando sinais de que estão a recuperar o tipo de forma com que iniciaram esta temporada.

A  Fiorentina caiu então uma posição na tabela de classificação geral, encontrando-se agora em 3º lugar com os mesmos 32 pontos que o Nápoles, 2º classificado, fruto de 10 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, com parciais de 31 golos marcados e 15 golos sofridos. Os Viola acabaram por sucumbir às mãos da rival Juventus, na última jornada, o que os fez serem ultrapassados pelo Nápoles na tabela na tabela de classificação e geral e a perda de pontos em relação ao Inter de Milão, que soma já 36 pontos. Ainda assim, os Príncipes de Florença têm vindo a conseguir desempenhar uma campanha bastante interessante, tendo obtido bons resultados também na Liga Europa. Já na Taça de Itália, não se pode dizer que os homens orientados por Paulo Sousa tenham surpreendido, muito pelo contrário, tendo em conta que estes foram eliminados logo no primeiro jogo da competição, na recepção ao Carpi para os oitavos de final.

Já na Liga Europa, os Viola começaram agrupados no Grupo I, tendo-se qualificado aos dezasseis-avos de final como 2º classificado do agrupamento, tendo o líder sido o FC Basel, deixando o Lech Poznan e o Belenenses fora das competições europeias para esta temporada. Quanto à próxima fase desta competição europeia, por incrível que pareça, os Príncipes de Florença voltarão a ter que enfrentar o Tottenham nos dezasseis-avos de final, tal como na temporada transacta. Apesar de poderem entrar neste jogo que se segue desmotivados, os homens de Paulo Sousa têm que levantar a cabeça e voltar a encontrar o caminho das vitórias, devendo aproveitar o seu forte poderio ofensivo, que passa pela qualidade de passe dos homens do meio campo, para a velocidade dos seus alas e para a forte finalização do avançado Kalinic, 3º melhor marcador do campeonato.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Fiorentina apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Sassuolo. Seguiu-se uma vitória por 3-0 na recepção à Udinese, uma vitória por 1-0 na recepção ao Belenenses, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 3-1 em terreno da Juventus, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Carpi, em jogo a contar para a Taça de Itália. Para este jogo, Jakub Blaszczykowski e Manuel Pasqual estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Tatarusanu – Roncaglia, Rodríguez e Astori – Bernardeschi, Vecino, Badej e Alonso – Ilicic e Valero – Kalinic.

Serie AChievo, por sua vez, ocupa o 10º lugar na tabela de classificação geral com os mesmos 22 pontos que o Torino, 11º classificado, fruto de 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 16 golos sofridos. Os Burros Voadores entraram bem no início da temporada, no entanto, entraram numa onda de maus resultados onde passaram 7 jogos consecutivos sem provarem o sabor da vitória, tendo agora recuperado da má fase que tinham vindo a atravessar e somaram já 3 vitórias nos últimos 4 jogos. Também fora da Taça de Itália, logo desde a 3ª Eliminatória ao ser posto de fora pelo Salernitana, os homens orientados por Roland Maran podem concentrar os seus esforços em subir até um dos lugares de acesso a competições europeias, estando o 5º lugar já a 7 pontos, ocupados pela AS Roma. De destacar que este conjunto está a desempenhar uma campanha superior à da temporada transacta, onde por esta altura se encontrava com apenas 15 pontos, em 16º lugar. Os Burros Voadores têm claramente um bom sector defensivo, no entanto, é na finalização que se encontram as maiores lacunas, dado que este emblema amarelo e azul consegue criar facilmente situações de perigo, pecando apenas na finalização. Outro ponto forte desta turma visitante são as bolas paradas perto da grande área.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Chievo apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Palermo. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Carpi, uma derrota por 2-3 na recepção à Udinese, uma vitória por 0-2 em terreno do Frosinone, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção à Atalanta. Para este jogo, Mariano Izco e Federico Mattiello são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Bizzarri – Cacciatore, Gamberini, Dainelli e Gobbi – Castro, Radovanovic e Hetemaj – Birsa – Paloschi e Meggiorini.

Nos últimos 8 confrontos directos, a Fiorentina venceu 6 jogos, enquanto que o Chievo venceu apenas 1, tendo o restante terminado em empate.

Fiorentina 3-0 Chievo
Serie A 2014/15
Chievo 1-2 Fiorentina
Serie A 2014/15
Fiorentina 3-1 Chievo
Serie A 2013/14
Fiorentina 2-0 Chievo
TIM Cup 2013/14
Chievo 1-2 Fiorentina
Serie A 2013/14
Fiorentina 2-1 Chievo
Serie A 2012/13
Chievo 1-1 Fiorentina
Serie A 2012/13
Fiorentina 1-2 Chievo
Serie A 2011/12

A turma visitante parecem estar a entrar no tipo de boa forma que mostraram no início do campeonato, no entanto, isso pode não ser suficiente para travarem uma Fiorentina em boa forma e a jogar em casa, com o apoio dos seus adeptos. É de esperar que os Príncipes de Florença justifiquem o favoritismo que lhes é atribuído pelo histórico entre as duas turmas, e compensem ainda os adeptos pelas últimas duas derrotas com estes 3 pontos, antes de entrarem na pausa de Inverno.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.68 Betrally
fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

chievo
Chievo
  • País: Itália
  • Estádio: Marcantonio Bentegodi
  • Cidade: Verona
  • Fundação: 1929

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2066
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1062
  • Próg. errados 896
comments powered by Disqus

Últimos jogos