Menu
  • 11 outubro
  • 17:00
  • Betrally

Finlândia – Irlanda do Norte (Euro 2016)

O Helsingin Olympiastadion, na capital finlandesa, será palco do encontro entre Finlândia e Irlanda do Norte que encerrará este grupo F de qualificação para o Europeu do próximo ano. A verdade é que a situação das duas equipas nos induz num cenário quase que de jogo amigável. A seleção da casa já tem o seu destino sentenciado. A Irlanda do Norte, por sua vez, já tem o respetivo passaporte para França carimbado.

À entrada para esta última ronda de qualificação do grupo F, a seleção finlandesa já não tem nada em jogo além da própria honra. Ficou no quarto posto, apenas à frente das seleções de Ilhas Faroé e Grécia. Ao longo desta fase de qualificação registou-se uma alteração no comando técnico, com a saída de Mixu Paatelain. Markku Kanerva, seu sucessor, fará muito provavelmente o último jogo à frente da equipa nesta receção à Irlanda do Norte, isto tendo em conta que a Federação já chegou a acordo com Hans Backe para que assuma as rédeas da formação a partir do próximo ano.

Na última partida disputada em contexto de fase de grupos, a Finlândia foi ao terreno da líder Roménia empatar a uma bola. O resultado, tendo em conta que foi rubricado diante da equipa que lidera o grupo, até poderia ser encarado como positivo. Mas a verdade é que a divisão de pontos – os nórdicos consentiram o empate em cima do apito final – teve um significado pesado para esta equipa: Ficou definitivamente arredada da fase final do campeonato da Europa, uma vez que ficaram matematicamente afastados de alcançar o terceiro lugar do grupo que viabilizaria o acesso ao “play-off”.

A responsabilidade é diminuta. A pressão é praticamente nula. É expectável que Kanerva dê minutos a alguns jogadores que tiveram menos minutos ao longo desta fase de qualificação. Espera-se um onze com algumas novidades, já numa perspetiva de colocar à prova elementos que farão parte do futuro desta seleção.  Tim Sparv é a única baixa a registar, atleta que se encontra suspenso.

Onze Provável: Hradecky; Arajuuri, Moisander, Schuller, Hetemaj, Arkivuo, Halsti, Uronen, Ring, Pohjanpalo, Pukki

Euro 2016Com a qualificação para o europeu assegurada, a única coisa que ainda poderá fugir à Irlanda do Norte é mesmo o estatuto de líder do grupo F de qualificação que detém à entrada para esta partida. Na sequência da vitória por 3-1 frente à Grécia, em Windsor Park, os finlandeses estão a apenas um ponto de terminar a participação neste grupo F na primeira posição. Apesar de estarem ainda em clima de festa, – a euforia consumiu as artérias da cidade de Belfast – os homens que defendem a Irlanda do Norte viajam para a Finlândia com o objetivo de conquistar esse mesmo ponto.

Onze Provável: McGovern; McNair, Evans, McAuley, Brunt, Baird, C Evans, Davis, Dallas, Ward, Magennis

A pressão é pouca de ambos os lados da barricada. À Irlanda do Norte basta um empate para cumprir com o objetivo traçado e terminar a fase de qualificação na “pole position” do respetivo grupo. Como tal, espera-se um jogo disputado olhos nos olhos por duas equipas que se poderão anular. De um lado, uma Finlândia com algumas alterações. Do outro, uma seleção em festa em virtude do regresso à fase final de uma competição continental. Uma divisão de pontos iria de encontro às pretensões de ambos os encontros.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate 3.00 Betrally
finlândia
Finlândia
  • País: Finlândia
  • Estádio:
  • Cidade: Helsínquia
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

irlandadonorte
Irlanda do Norte
  • País: Irlanda do Norte
  • Estádio:
  • Cidade: Belfast
  • Fundação: 1880

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 774
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos