Menu

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Fenerbahçe – Zenit (Liga Europa)

A Liga Europa regressa esta terça-feira com a realização do primeiro embate da eliminatória que coloca frente a frente Fenerbahçe e Zenit. Turcos e russos lutam pelo acesso aos oitavos de final da competição.

O duelo entre Galatasaray e Benfica em Istambul, agendado para quinta-feira, levou os responsáveis da UEFA a alterarem o encontro entre Fenerbahçe e Zenit para esta terça-feira. A nível interno, a equipa turca está a rubricar uma temporada para esquecer, tal como reflete a atual situação em termos classificativos: o Fenerbahçe ocupa a 14ª posição com 23 pontos, apenas três acima da linha de perigo.

A situação é preocupante tanto dentro quanto fora do campo em função das dívidas que o clube tem vindo a declarar e o facto de ter falhado o acesso à Liga dos Campeões ao perder com o Benfica na fase preliminar da competição só veio contribuir para o agudizar da situação. A Liga Europa está longe de ser tão atrativa quanto a Liga dos Campeões em termos financeiros, mas o Fenerbahçe tem encarado a competição com seriedade segue em prova após se ter apurado a partir do grupo D (Dínamo Zagreb, Spartak Trnava e Anderlecht) com oito pontos. No comando técnico da equipa, a situação é tudo menos estável, dado que Ersun Yanal é o terceiro treinador do Fenerbahçe na atual temporada após os despedimentos de Phillip Cocu e Erwin Koeman.

Apesar dos constrangimentos financeiros já citados, o Fenerbahçe continua a contar com valores interessantes no seu plantel como Martin Skrtler, Mauricio Isla, Nabil Dirar, Mathieu Valbuena, Roberto Soldado, André Ayew ou Islam Slimani e no mercado de inverno resgatou os serviços de Victor Moses, nigeriano que está na Turquia por empréstimo do Chelsea. A crítica considera que o Fenerbahçe é uma equipa “envelhecida” e questiona o facto de ter abdicado de algumas das suas referências nos últimos anos. O médio macedónio Elif Elmas é uma das fugas à regra e simultaneamente um dos ativos mais valiosos do clube.

O Fenerbahçe soube aproveitar o fator casa durante a fase de grupos, dado que conquistou sete dos seus oito pontos a jogar perante os seus adeptos – Spartak Trnava (2-0), Anderlecht (2-0) e Dínamo Zagreb (0-0). Apesar de não ter sofrido nenhum golo nesses três encontros, a consistência defensiva é tudo menos um traço identitário deste conjunto que já encaixou 28 golos em 21 jogos apra o campeonato e sofreu pelo menos um em quatro dos últimos cinco desafios que disputou.

Sadik Ciftpinar, Erten Ersu, Oguz Guctekin são baixas no Fenerbahçe.

Onze provável: Demirel, Isla, Neustadter, Abdulcebrail Akbulut, Koybasi, Topal, Ekici, Moses, Ayew, Soldado

Liga EuropaO rigor do inverno russo dita uma interrupção nas provas nacionais de futebol que se prolonga do início do mês de dezembro até março, de tal forma que o Zenit disputará os dois encontros desta eliminatória sem nenhum compromisso pelo meio. A equipa de São Petersburgo não atua a título oficial desde o dia 13 de dezembro, ocasião em que mediu forças com o Slavia Praga (1-0), e a falta de ritmo é sempre um handicap difícil de contrariar nesta fase da competição, tal como tem ficado patente ao longo dos últimos anos.

Líder do campeonato russo com 34 pontos conquistados em 17 desafios, o Zenit ultrapassou a primeira fase ao vencer o grupo C com 11 pontos. Curiosamente, não conseguiu vencer nenhum dos desafios que disputou fora de casa – empatou em Copenhaga (1-1), em Bordéus (1-1) e perdeu em Praga (2-0). As estatísticas recentes do Zenit a jogar fora da Rússia são tudo menos positivas: perdeu nove dos últimos dez compromissos fora de portas em fases da eliminar das provas europeias e zero vitórias nas últimas sete deslocações. Em cinco encontros fora de casa para as provas europeias na atual temporada, o Zenit nunca conseguiu fazer mais que um golo em cada um desses desafios.

Oleg Shatov, Christian Noboa, Aleksandr Erokhin e Daler Kuzayev são ausências certas para este desafio.

Onze provável: Andrei Lunev, Aleksandr Anyukov, Luís Neto, Leandro Paredes, Claudio Marchisio, Daler Kuzyaev, Hernâni Jr. Oleg Shatov, Driussi, Mak

Sem ritmo competitivo nos últimos meses, o Zenit terá uma tarefa árdua para levar de vencida esta equipa do Fenerbahçe, particularmente forte a jogar em casa. O objetivo dos homens de São Petersburgo passará por conquistar um resultado que permita resolver a eliminatória na Zenit Arena.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 1.5 Golos 1.40 Bet.pt
fenerbahce
Fenerbahce
  • País: Turquia
  • Estádio: Sukru Saraçoglu
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 2031
  • Média Odds usadas 1.76
  • Próg. certos 1078
  • Próg. errados 870
comments powered by Disqus

Últimos jogos