Menu

Fenerbahce – SC Braga (Liga Europa)

O encontro entre dois técnicos portugueses na Liga Europa tem muitos atrativos e poderá acabar por se transformar em duas grandes partidas de futebol. Primeiro facto curioso, quando Vítor Pereira saiu do FC Porto, depois de dois títulos nacionais, foi substituído por Paulo Fonseca, que, à época, não se conseguiu adaptar às exigências do lugar. Segundo facto, Pereira e Fonseca serão dois dos treinadores nacionais que adotam uma postura de jogo ofensivo e de intensidade que tornam as suas equipas exemplos muito interessantes daquilo que de melhor se faz pela Europa. Terceiro facto, o Fenerbahce atingiu as meias-finais da Liga Europa na sua última participação europeia e aponta a chegar a esse nível uma vez mais, enquanto o Braga tem a final de 2011 como horizonte a repetir – ambas as equipas sabem que atingir estes objetivos é caminhada quase impossível, mas têm os técnicos indicados para lutar por ela.

Líder na Liga Turca e com uma caminhada de qualidade na Liga Europa, o Fenerbahce apresenta-se ao seu melhor nível no ano do regresso às competições europeias, depois de ter cumprido castigo. A chegada de Vítor Pereira apontava à ambição dos turcos, de ter um técnico com conhecimento das competições europeias, para além da experiência de títulos conseguidos no FC Porto e no Olympiakos. Mas para além do treinador, é no plantel que a equipa terá feito os seus maiores investimentos, sublinhando-se a presença no plantel de jogadores como Nani, van Persie, Markovic e dos brasileiros Souza, Diego e Fernandão. Com bastante talento disponível, Vítor Pereira cedo tentou impor o seu registo ofensivo na equipa, ainda que isso o tenha deixado de fora da Liga dos Campeões – onde perdeu no playoff com o Shakhtar Donetsk. Na Liga Europa, apenas uma derrota, com o Molde, na primeira jornada da fase de grupos, seguindo, desde então, a lógica de vitória – empate em todas as partidas. Tendo empatado no último jogo, se se cumprir a lógica verificada, estará perto de vencer este jogo. Vítor Pereira não conta com os lesionados Markovic e Gonul, enquanto Diego cumprirá castigo. De qualquer forma, o talento disponível na sua equipa supera largamente o do seu adversário.

Onze Provável: Fabiano – Ozbayrakli, Kjaer, Bruno Alves, Kaldirim – Souza, Topal, Tufan – Nani, van Persie, Potuk.

Liga EuropaO SC Braga chega a este encontro numa semana em que se reencontrou com as vitórias. E não foi uma vitória qualquer, mas sim frente ao FC Porto, por 3-1, num jogo onde aproveitou as vantagens para elevar o marcador até um resultado digno de registo. Na Liga NOS, no entanto, dificilmente os bracarenses poderão aspirar a mais do que o 4º lugar, não por estarem pior do que noutro anos, mas sobretudo porque os três grandes estão mais fortes, fazendo mais pontos na sua particular luta pelo título. Merece todos os elogios Paulo Fonseca, que volta a estar em alta, depois de ter tomado a difícil decisão de dar um passo atrás, saindo dos Dragões para regressar a Paços de Ferreira. E estar na Europa acaba por ajudar ao efeito de amadurecimento deste técnico, com uma fase de grupos de sucesso, apenas marcada por uma derrota em Marselha, e uma eliminatória frente ao Sion onde o Braga também impôs a sua ordem. Para além do mais, os bracarenses estão já apurados para a final da Taça de Portugal e jogarão ainda as meias-finais da Taça da Liga, pelo que tem feito das competições com jogos a eliminar a sua verdadeira especialidade. Rui Fonte, Crislan e Ringstad, lesionados, são as ausências da equipa numa partida em que Paulo Fonseca deverá continuar a adaptar as suas escolhas iniciais ao que cada jogo pede.

Onze Provável: Matheus – Baiano, André Pinto, Boly, Djavan – Josué, Luiz Carlos, Filipe Augusto – Rafa, Hassan, Stojiljkovic.

Este será o primeiro encontro entre as equipas do Fenerbahce e o do SC Braga.

O favoritismo pende para o lado turco, ainda que os bracarenses tenham naturais aspirações a discutir a eliminatória.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Fenerbahce 1.71 Betrally
fenerbahce
Fenerbahce
  • País: Turquia
  • Estádio: Sukru Saraçoglu
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2887
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1353
  • Próg. errados 1494
comments powered by Disqus

Últimos jogos