Menu

FC Porto – Vitória de Guimarães (Supertaça Portugal)

Começa oficialmente a temporada 2013/14 com a Supertaça de Portugal, que irá decorrer no Estádio Municipal de Aveiro, colocando frente a frente o campeão nacional FC Porto, e o vencedor da Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães. Depois de na temporada passada ambas as equipas terem vencido o Benfica nas decisões finais da temporada, ambas encontram-se para aquele que é o primeiro jogo oficial da temporada, com um título em disputa, o qual os azuis e brancos já venceram por 19 vezes, ao passo que os Vimaranenses só venceram a competição por 1 vez.

O FC Porto chega a esta partida depois de uma pré-temporada bastante interessante e com resultados bem interessantes. Os dragões viram a sua equipa mudar em diversos sectores, começando pelo treinador principal que é agora Paulo Fonseca ex-Paços de Ferreira. Com as saídas de Moutinho, James Rodríguez e Rolando, os dragões entraram forte no mercado de transferências e garantiram a contratação de Diego Reyes, Hector Herrera, Carlos Eduardo, Juan Quintero, Nabil Ghilas, Licá e Ricardo. Com mais opções do plantel, o novo técnico Paulo Fonseca tem muito por onde evoluir, e a pré-temporada intensa dos azuis e brancos serviu precisamente para realizar esse tipo de testes e definir aquela que será a base inicial dos tri-campeões nacionais.

Na pré-temporada o FC Porto realizou 8 jogos, tendo obtido 7 vitórias e 1 derrota. Os dragões iniciaram a pré-temporada com uma vitória por 14-0 sobre o Valadares Gaia. Seguiu-se uma vitória por 0-6 sobre o MVV, uma vitória por 0-3 sobre o Marseille, uma vitória por 2-4 sobre o Anzoátegui, uma vitória por 0-4 sobre o Millonarios, uma vitória magra por 1-0 na recepção ao Celta de Vigo no jogo de apresentação aos sócios, uma derrota por 1-0 com o Galatasaray na Emirates Cup, e por fim, uma vitória por 1-3 sobre o Nápoles também a contar para a Emirates Cup. Com um saldo extremamente positivo na preparação para a nova temporada, os dragões chegam motivados e confiantes a esta Supertaça de Portugal, com o objectivo de iniciar a época com o primeiro troféu e ganhar o embalo necessário para uma temporada de sonho. Ainda assim, os azuis e brancos estiveram um pouco aquém das expectativas nas três últimas partidas de preparação, frente ao Celta de Vigo, Galatasaray e Nápoles, pelo que é expectável que o técnico Paulo Fonseca faça mudanças na sua equipa.

Para esta partida, o FC Porto não poderá contar com Marat Izmaylov devido a lesão. Todo o restante plantel encontra-se disponível e às ordens do técnico Paulo Fonseca.

supertaçaO Vitória de Guimarães, por seu turno, chega a esta temporada 2013/14 depois de terminar uma sensacional temporada com uma vitória na Taça de Portugal diante do Benfica. Os Vimaranenses apresentaram-se a um nível bastante irregular na pré-temporada, fruto das várias entradas e saídas no plantel. O técnico Rui Vitória viu Ricardo, Tiago Rodrigues, Soudani, Amido Baldé, Danilo, Issam El Adoua, Vítor Bastos, Káká e N’Diaye saírem do clube, tendo contratado Ricardo Gomes, Pedro Correia, Moreno, Moussa Maazou, Alex, Agustin Vuletich, Cafú e Fernando Russi. Ainda assim o técnico Vimaranense tem pela frente um trabalho complicado, uma vez que a janela de transferências de verão mexeu e muito com a estrutura do clube, pelo que será necessário algum tempo para reorganizar as tropas e criar o entrosamento desejado na equipa.

Na pré-temporada, o Vitória de Guimarães disputou 6 jogos particulares, tendo vencido 3 jogos, empatado 1 jogo e perdido 2 jogos. Com resultados bem díspares e irregulares, os Vimaranenses conseguiram vitórias por 0-2 sobre o Desportivo das Aves, 1-0 sobre o Saint-Étienne e 2-0 sobre o Paços de Ferreira. O Vitória empatou também por 0-0 com o Arouca, e perdeu dois jogos por 1-0 com o Moreirense e por 4-1 com o Gil Vicente na sua última partida de carácter particular. O Vitória de Guimarães chega portanto a esta partida com uma motivação e confiança diferentes do FC Porto, o que poderá ser fundamental na decisão da partida.

Para esta partida, o técnico Rui Vitória volta a poder contar com o ponta de lança Tomané, que recuperou positivamente de lesão.

Ao nível dos confrontos directos recentes entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

V. Guimarães 0-4 FC Porto  Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 4-0 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 3-1 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 11/12
V. Guimarães 0-1 FC Porto  Liga ZON Sagres 11/12
FC Porto 2-1 V. Guimarães  Supertaça 10/11
V. Guimarães 2-6 FC Porto  Taça Portugal 10/11
FC Porto 2-0 V. Guimarães  Liga ZON Sagres 10/11
V. Guimarães 1-1 FC Porto  Liga ZON Sagres 10/11

Espera-se uma final fantástica entre duas equipas que na temporada passada se apresentaram em grande nível. O FC Porto parte como natural favorito a vencer o troféu, não fosse tri-campeão nacional e o grande candidato à revalidação do título nacional. Os dragões fizeram uma pré-temporada praticamente imaculada, ainda que nas três últimas partidas se tenham apresentado a um nível ligeiramente inferior. Ainda assim, a quantidade e qualidade das armas ofensivas dos dragões, faz com que a equipa de Paulo Fonseca seja à partida a favorita a vencer o jogo. O Guimarães terá com toda a naturalidade uma palavra a dizer, mas ainda assim e a ver pela falta de entrosamento e frescura física dos seus atletas, o técnico Rui Vitória terá algumas dificuldades para contrariar a ofensiva azul e branca, e como tal, estará à partida em desvantagem neste duelo. Esperam-se golos, e uma vitória do FC Porto.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: FC Porto -1.5 1.75 Bet365
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos