Menu

FC Porto – Vitória de Guimarães (Liga ZON Sagres)

O bi-campeão nacional FC Porto joga o seu primeiro jogo no Estádio do Dragão frente ao Vitória de Guimarães. Ambas as equipas empataram na primeira jornada da Liga Zon Sagres 2012/13 por 0-0, os dragões em casa do Gil Vicente, e o Guimarães frente ao Sporting. Pese embora o FC Porto tenha demonstrado um bom jogo ofensivo na primeira jornada, o jogo terminaria com um zero-zero que não espelha de forma alguma o que os dragões fizeram por marcar. O FC Porto foi superior, teve inúmeras oportunidades para marcar, e o Gil Vicente abdicou por completo do jogo tendo-se limitado a defender um possível resultado positivo. O avançado Hulk falhou várias oportunidades de golo, pese embora não tenha conseguido desequilibrar tanto como em outras partidas já o fez. Pese embora ainda seja muito cedo para começar a tirar ilações acerca do modelo de jogo dos azuis e brancos, a verdade é que este FC Porto reforçou-se bem, tem uma equipa de grande qualidade, e é logicamente um candidato ao título. Entretanto os dragões venderam finalmente Alvaro Pereira ao Inter de Milão, e Hulk poderá estar de saída do clube também, uma vez que existem inúmeros clubes interessados no internacional brasileiro.  Ao nível de entradas os campeões nacionais reforçaram-se com vários jogadores importantes, nomeadamente Kelvin, Fabiano Freitas, Christian Atsu, David Addy, Pedro Moreira, Sereno, Castro, Jackson Martínez, Miguel Lopes, Abdoulaye e David Bruno.

Para este jogo o técnico Vítor Pereira vai colocar Hulk no onze inicial dos dragões certamente, sendo que a única baixa para este jogo é Emidio Rafael que continua lesionado. De fora fica também Rolando, a cumprir castigo. Isto significa que o Porto está na máxima força para a recepção ao Vitória de Guimarães, que por sinal não surpreendeu na jornada inaugural da Liga ZON Sagres frente ao Sporting.

Liga ZON SagresO Vitória de Guimarães, por seu turno, recebeu o Sporting no jogo inaugural da Liga Zon Sagres, não tendo sido possível tirar grandes ilações da partida, uma vez que o jogo foi aborrecido e sem grandes ideias de parte a parte. Nenhuma das equipas se mostrou criativa no seu modelo de jogo e o resultado final de 0-0 até se pode considerar justo para ambas as equipas. O técnico Rui Vitória mostrou-se satisfeito com a consistência dos seus jogadores no jogo frente ao Sporting, principalmente ao nível defensivo e na linha de meio campo defensivo, demonstrando uma grande consistência. No entanto o ataque dos Vimaranenses foi praticamente nulo, sem qualquer grande oportunidade criada durante os 90 minutos. O técnico Rui Vitória já pediu paciência aos adeptos, alegando que o Guimarães ainda não está a 100% e irá precisar de mais 2 a 3 jogos para atingir um bom nível. Para tornar as coisas ainda mais complicadas, o Guimarães tem uma deslocação extremamente complicada ao terreno dos campeões nacionais, onde um empate certamente seria um bom resultado para Rui Vitória.

O Vitória continua com problemas financeiros no clube, estando à procura de um acordo com os credores e patrocinadores para conseguir estender o pagamento das suas dívidas, algo que tem afectado não só o volume de contratações do clube, como também a moral de todo o corpo técnico da equipa. Ainda assim os vimaranenses contrataram vários jogadores para a nova temporada, nomeadamente Milan Lalkovič, João Ribeiro, André André, Matej Delac, Marco Matias, Amido Baldé, Kanú, Josué e Siaka Bamba. Para este jogo o Guimarães não poderá contar com o médio Dinis, que continua lesionado e será substituído pelo reforço Siaka Bamba.

Ao nível de confrontos directos entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

FC Porto 3-1  V. Guimarães Liga ZON Sagres 11/12
FC Porto 2-1  V. Guimarães Supertaça 10/11
FC Porto 2-0  V. Guimarães Liga ZON Sagres 10/11
FC Porto 3-0  V. Guimarães Liga Sagres 09/10
FC Porto 2-0  V. Guimarães Liga Sagres 08/09
FC Porto 2-0  V. Guimarães bwin LIGA 07/08

A última vez que o Guimarães conseguiu um empate no Estádio do Dragão foi na temporada 2004/05. Desde aí os Dragões têm vencido todas as partidas realizadas em casa frente ao Vitória de Guimarães. Para este jogo espera-se um FC Porto mais aguerrido, mais motivado e com vontade de somar três pontos. O facto de jogar em casa é sem dúvida um factor de motivação extra para os dragões, que têm claramente uma equipa superior ao Vitória e poderão tirar partido disso no jogo de hoje.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: FC Porto -1.5 1.75 Bet365
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos