Menu

FC Porto – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

O FC Porto e o Vitória de Guimarães medem forças este sábado no Estádio do Dragão, num embate a contar para a 4ª jornada da Liga NOS. Depois de um resultado surpreendente no Stadio Olimpico de Roma, os Dragões acabaram por sair derrotados do clássico contra o Sporting, em Alvalade, perdendo os primeiros pontos da temporada, encontrando-se agora na 6ª posição da tabela de classificação geral. Já o Vitória de Guimarães voltou a vencer, desta vez, com a recepção ao Paços de Ferreira, num jogo que acabou por se tornar num verdadeiro festival de golos.

O FC Porto ocupa então o 6º lugar na tabela de classificação geral com 6 pontos, os mesmos que o 5º classificado Vitória de Guimarães, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 5 golos marcados e 3 golos sofridos. Os Dragões chegam aqui na ressaca de um desaire às mãos do Sporting, em mais um grande clássico do futebol português, não tendo conseguido melhor que um 2-1. Ainda assim, esta é a primeira derrota dos Azuis e Brancos, que até começaram muito bem neste início de temporada, vencendo as duas primeiras jornadas e carimbando acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, com uma impressionante vitória por 0-3 no Stadio Olimpico de Roma, a contar para a 2ª mão do play-off.

Depois de incendiarem a capital de Itália, os Dragões ficaram inseridos no Grupo G, juntamente com o FC Copenhaga, Leicester City e Club Brugge, um agrupamento onde a passagem aos oitavos de final está bem dentro das suas capacidades. Apesar de terem a 1ª jornada da Fase de Grupos da Liga Milionária já quarta-feira, Nuno Espírito Santo irá lançar o seu XI mais forte para este encontro, já que este adversário é conhecido por fazer os grandes passarem dificuldades, e apenas os 3 pontos interessam. Os Dragões devem entrar fortes e numa táctica ofensiva, já que o sector ofensivo dos Azuis e Brancos tem demonstrado um grande potencial. 

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do Rio Ave. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção à AS Roma, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-0 na recepção ao Estoril Praia, uma vitória por 0-3 em terreno da AS Roma, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Sporting CP. Layún e Herrera continuam em dúvida depois de terem regressado dos respectivos compromissos internacionais, estando ambos ainda por avaliar, enquanto que Maxi Pereira é baixa confirmada, ainda a recuperar de lesão.

Onze Provável: Casillas – Layún, Felipe, Boly e Telles – Danilo Pereira, André André e Oliver Torres – Corona, André Silva e Otávio.

Liga NOSO Vitória de Guimarães, por sua vez, ocupa o 5º lugar com os mesmos 6 pontos que este seu oponente em jogo, fruto de 2 vitórias e 1 derrota, com parciais de 7 golos marcados e 4 golos sofridos. Depois de uma temporada onde ficaram muito abaixo das expectativas, este conjunto agora comandado por Pedro Martins parece estar de volta à ribalta e pronto a dar que falar, começando a época com o pé errado, ao deixar fugir 3 pontos com a recepção ao SC Braga logo na 1ª jornada do campeonato, mas rapidamente recuperou e venceu os 2 jogos seguintes, destacando-se o da última jornada, onde bateu o Paços de Ferreira por 5-3, num verdadeiro festival de golos.

Sendo os minhotos uma equipa que habitualmente colocam dificuldade aos grandes, este é um jogo que à partida promete, com os Conquistadores a mostrarem-se eficazes no processo ofensivo nos últimos 2 encontros, e sempre motivados pelos seus adeptos, estes podem mesmo vir a dar trabalho ao FC Porto, que por sua vez, ainda tem o embate da Liga dos Campeões na próxima quarta-feira com que se preocupar. Ao contrário dos seus adversários, os pupilos de Pedro Martins não têm, ainda, nenhum outra competição em que se focar, pelo que se podem concentrar a 100% em roubar pontos no Estádio do Dragão. O treinador português, ao contrário do que muitos fazem no território dos Azuis e Brancos, não irá abordar o jogo com os onze homens atrás da linha da bola. Contudo, o facto de quererem somar pontos nesta partida obriga os Conquistadores a estarem bastante atentos ao processo ofensivo do conjunto da casa, uma vez que contam com grandes finalizadores. Pedro Martins tem uma baixa de grande peso, o ponta de lança Marega, que não pode disputar o jogo por estar emprestado pelo FC Porto.

Nos seus únicos 3 jogos disputados desde o início da época, o Vitória de Guimarães apresenta um histórico de 2 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção ao SC Braga. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Marítimo, e na última jornada, uma vitória por 5-3 na recepção ao Paços de Ferreira. Marega, Sá e Preto não podem participar neste encontro, todos emprestados pelo FC Porto.

Onze Provável: Douglas – Aurélio, Henrique, Josué e Ferreira – Miranda, Pedro, Hurtado e Raphinha – Tiquinho e Moreno.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o FC Porto venceu 5 partidas, empatando apenas 2, com o Vitória de Guimarães a vencer a restante.

V. Guimarães 1-0 FC Porto
Liga NOS 15/16
FC Porto 3-0 V. Guimarães
Liga NOS 15/16
FC Porto 1-0 V. Guimarães
Liga NOS 14/15
V. Guimarães 1-1 FC Porto
Liga NOS 14/15
V. Guimarães 2-2 FC Porto
Liga 2013/14
V. Guimarães 0-2 FC Porto
Taça Portugal 13/14
FC Porto 1-0 V. Guimarães
Liga 2013/14
FC Porto 3-0 V. Guimarães
Supertaça 2013

O FC Porto tem estado muito bem ofensivamente, marcando em todos os jogos desta temporada, e o Vitória de Guimarães apresenta-se aqui como um adversário que não tem intenção de quem se limitará a proteger a sua baliza. Posto isto, espera-se um jogo aberto, interessante e muito ofensivo, onde são de esperar alguns golos à mistura.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 2.5 Golos 1.64 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos