Menu

FC Porto – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

Com uma pré-temporada marcada pelo forte investimento e alguma incapacidade para fazer golos nos jogos de preparação, o FC Porto chega ao seu primeiro encontro oficial com a obrigatoriedade de dar espetáculo e vencer. O Estádio do Dragão estará praticamente preenchido por adeptos que acreditam que este é o seu ano, ansiosos também por ver como craques internacionais, como Casillas, Imbula ou Osvaldo, acrescentam qualidade à equipa. Pela frente terão um conjunto que chega refém dos seus próprios problemas. O Vitória de Guimarães começou a temporada a ser eliminado da Liga Europa e Armando Evangelista está já sob enorme pressão. Uma partida com todos os ingredientes para estarmos perante um excelente início de Liga NOS.

O FC Porto apostou na continuidade de Julen Lopetegui mesmo se o espanhol não conseguiu, na sua primeira temporada em Portugal, garantir nenhum título. A prova de confiança coloca uma enorme responsabilidade nas costas do técnico, que, de facto, foi capaz de impor as suas ideias ao plantel e, com mais uma passagem pelo mercado, vê algumas das fragilidades da equipa receber resposta. Para começar, a chegada de Casillas e Maxi Pereira oferecem uma experiência à linha defensiva e uma liderança que, algumas vezes, no ano passado, não se encontrou. Depois, no meio-campo, Imbula e Danilo Pereira dão garantias de um maior dinamismo nas ligações entre setores. Talvez só o ataque esteja, neste momento, pior do que no passado, porque sem Jackson Martínez, é realmente difícil encontrar quem possa garantir o mesmo número de golos. Aboubakar e Osvaldo terão que dar resposta. Brahimi é a grande dúvida da equipa para este encontro, sendo de esperar que o argelino possa ser protegido para futuras batalhas, num onze onde a reformulação do meio-campo poderá ser a garantia de um domínio territorial que empurrará a equipa para a vitória.

Onze provável: Casillas – Maxi Pereira, Marcano, Maicon, Alex Sandro – Danilo Pereira, Imbula, Herrera – Varela, Aboubakar, Tello.

Liga NOSPara o Vitória de Guimarães, a ronda de qualificação da Liga Europa chegou cedo demais e acabou por fazer enormes estragos nos planos do estreante Armando Evangelista. Com um plantel bastante mais frágil do que o do ano passado, tendo em conta a perda de jogadores fulcrais como Hernâni (que saiu a meio da temporada), André André e Bernard, mas com a exigência igualmente alta, o técnico que vem da equipa B não parecia preparado para o estrondo que foi defrontar o Altach, uma equipa singela, mas com enorme sagacidade tática. A semana que medeia entre o afastamento da Liga Europa e a estreia no campeonato terá sido aproveitada para fazer os acertos necessários de maneira a conseguir uma estreia aceitável na Liga NOS. Será de esperar uma equipa mais defensiva, mais expectante e, sobretudo, mais capaz de aproveitar o contra-ataque para impor algum respeito aos Dragões. É possível que, neste momento, o técnico pense em tornar o meio-campo bastante mais de luta do que aquilo que apresentou nos encontros da Liga Europa.

Onze provável: Douglas – Bruno Gaspar, Josué, João Afonso, Luís Rocha – Cafú, Bouba Saré – Alex, Tozé, Ricardo Valente – Henrique Dourado.

Nos últimos dois anos, as visitas do Vitória de Guimarães ao Estádio do Dragão acabaram com derrotas por 0-1, com equilíbrio entre as duas equipas.

FC Porto 1-0 V. Guimarães Liga NOS 14/15
V. Guimarães 1-1 FC Porto Liga NOS 14/15
V. Guimarães 2-2 FC Porto Liga 2013/14
V. Guimarães 0-2 FC Porto Taça Portugal 13/14
FC Porto 1-0 V. Guimarães Liga 2013/14
FC Porto 3-0 V. Guimarães Supertaça 2013
V. Guimarães 0-4 FC Porto Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 4-0 V. Guimarães Liga ZON Sagres 12/13

Este ano a balança parece estar muito mais desequilibrada. Mas entre duas equipas pressionadas, nem sempre a racionalidade vence. O FC Porto entra como grande favorito mas deverá começar a comprová-lo desde os minutos iniciais.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Odds Asiáticas: FC Porto -2 2.45 Dhoze
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2890
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1354
  • Próg. errados 1495
comments powered by Disqus

Últimos jogos