Menu

FC Porto – Valência (Amigável)

Os Azuis e Brancos já estão em Colónia para fechar o segundo estágio da pré-temporada. A participação na Colonia Cup começa com um frente a frente com o Valência, a que se segue o embate com o Stoke City, no domingo. Será um bom treino em ambiente de reencontro. Do outro lado estarão várias caras conhecidas, quer subam ou não ao relvado, começando pelo homem que orienta o clube Ché, Nuno Espírito Santo.

Vamos ser honestos, o que temos visto do FC Porto até agora é pouco emocionante. Os primeiros adversários – Fortuna Sittard (1-5) e Duisburg (0-2) – não ajudaram. Houve saídas importantes – Danilo, Casemiro, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez – e várias entradas que se terão que tornar importantes. Julen Lopetegui continua a insistir em testar os dois sistemas, apesar de estar mais do que provado que o FC Porto encaixa melhor no 4-3-3. Heitor Herrera só esta semana se juntou aos companheiros, depois de ter estado na Gold Cup ao serviço do México. E claro, continuamos à espera de Godot, que no caso da equipa portista é o “algo mais” que tanto o treinador como a estrutura sabem que falta. Ao que parece Pablo Osvaldo interessa ao Porto para acrescentar opções ao ataque, vá-se lá saber bem porquê. Sim, eu sei da falta de opções para a vaga deixada por Jackson mas os problemas que costuma trazer associados não compensam a qualidade demonstrada. O que significa que, a confirmar-se a sua vinda para o Dragão, há dois cenários possíveis. Ou ele faz uma reabilitação espantosa ou rapidamente vai ser encostado a treinar à parte, se arrebitar cabelo ou arranjar um confronto com algum colega ou dirigente.

amigável de clubesOs jogos com o Borussia Monchengladbach e Shalke 04 já trouxeram outro nível de exigência. Foram mornos como é suposto serem os jogos da pré-época. Mas sobem os níveis de concentração e começam a aparecer sinais de entrosamento. O FC Porto perdeu o primeiro, por 2-1 e empatou o último, a zeros. Indicações seguras: Iván Marcano é o patrão da defesa portista mesmo com todo o programa de sedução para manter Alex Sandro satisfeito no plantel pelo menos durante mais uma temporada. Ainda é cedo para perceber as articulações do meio-campo. Primeiro, porque o treinador vai querer manter dois esquemas alternativos. Depois porque ainda falta Herrera na equação, Bueno encontrar o seu papel e saber se Óliver ainda volta. E por fim, a questão do ponta-de-lança. Veremos se fica resolvida com Osvaldo.

Onze Provável: Iker Casillas – Ricardo Pereira, Marcano, Maicon, Alex Sandro – Rúben Neves, Evandro, André André – Silvestre Varela, Vincent Aboubakar, Yacine Brahimi.

Nuno Espírito Santo trouxe todos os jogadores do plantel principal para a Alemanha – incluindo André Gomes, que ainda recupera da lesão que o afastou dos relvados em março, e Otamendi, que terminou as férias esta semana, depois de ter alinhado pela Argentina na Copa América – e ainda três jovens da formação. Até Fede, que está à espera de ver decidido o seu futuro e ficou de fora do último amigável, segue na comitiva. O Valência vai para o seu quinto jogo da pré-temporada, em que só cedeu diante do Bayern de Munique (4-1). Partidas com o Wiener SC (0-4), Southampton (0-1) e PSV (1-0) redundaram um triunfo.

Onze provável: Yoel Rodríguez – Barragán, Mustafi, Rúben Vezo, Gayá – Dani Parejo, Javi Fuego, Enzo Pérez – Rodrigo, Rodrigo de Paul, Paco Alcácer.

O registo histórico dá conta de quatro confrontos entre os dois emblemas, o último dos quais amigável. O FC Porto só venceu o primeiro, um jogo da Taça UEFA, há vinte e seis anos.

Valencia 1-1 (2-0 g.p.) FC Porto Pré-Época 12/13
FC Porto 1-2 Valencia Supertaça Europeia
Valencia 3-2 FC Porto Taça UEFA
FC Porto 3-1 Valencia Taça UEFA
Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Valência 2.50 Dhoze
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

valencia
Valência
  • País: Espanha
  • Estádio: Mestalla
  • Cidade: Valência
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 800
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos