Menu
Primeira Liga 10ª Jornada

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

FC Porto – Sporting de Braga (Liga NOS)

O Estádio do Dragão abre portas pelas 20:30, neste Sábado, para se jogar para a 10ª jornada da Liga NOS. Um jogo que é já um clássico do futebol português, mas que este ano pode dar o novo líder da Liga NOS, mas agora de forma isolado. Um grande jogo, entre as duas melhores equipas neste campeonato, com formas muito diferentes de jogar, mas ambas muito eficientes. Benfica e Sporting têm a oportunidade de encurtar distâncias, para um, ou mesmo para os dois, isto se vencerem os seus jogos, nesta jornada.

FC Porto está a crescer, e não apenas em questão de resultados. Naturalmente que os resultados são o mais importante, e dificilmente uma equipa consegue manter-se com bons resultados, se também não apresentar bons desempenhos. Apesar de não ser, ainda, um FC Porto tão intenso e dinâmico como o da época passada, a verdade é que consegue somar os pontos necessários para estar na liderança.

Sérgio Conceição foi confrontado com uma série de problemas, desde o início da época, nomeadamente a lesão importante de Mbemba, depois o caso Marega, a ainda ausência de Danilo Pereira, mais tarde a lesão de Aboubakar, e mais recentemente a “novela” da renovação de Herrera. Também uma ou outra divergência de discurso, entre Sérgio Conceição e a direção, e tudo isto somado foi trazendo um FC Porto diferente, para pior. A defesa estava orfã de Marcano, que tão boa dupla tinha feito com Felipe. Faltava a capacidade de Marega para o FC Porto ser uma equipa mais vertical, e atacar melhor a profundidade, e no meio campo faltava intensidade. Tudo isto somado trouxe algumas exibições medianas, ou mesmo medíocres, como a derrota caseira com o Vitória de Guimarães, ou a exibição no Estádio do Jamor, onde a vitória foi o melhor que se aproveitou, isto na óptica e na defesa dos interesses do FC Porto.

Mas, com a chegada de Militão, para fazer dupla com Felipe, com o regresso de Danilo, e com Marega como reforço, e em forma, o FC Porto melhorou muito. É uma equipa muito mais consistente defensivamente, apesar de ainda ter muita margem para melhorar, ou não seja Milião um elemento que chegou há pouco tempo, e até a meio campo há ajustes a fazer, principalmente com a entrada de Óliver. A verdade é que o Espanhol é outro dos destaques deste “melhor FC Porto”, desde logo pela capacidade que o “baixinho” dá na construção em zonas mais recuadas, ou mesmo na capacidade que traz num jogo de posse, oferecendo maior segurança com bola. Com Marega e Soares a fazerem uma boa sociedade, este FC Porto está un bons furos acima daquele que iniciou a época.

Os resultados são assim o reflexo de todas estas melhorias. Na Liga NOS, os dragões lideram com 21 pontos, em igualdade com o Sporting de Braga. Com a vitória, na passada Terça-Feira, o FC Porto somou a 6ª vitória consecutiva, isto juntando jogos de todas as competições. E nos últimos três jogos os azuis e brancos marcaram 10 golos. É um FC Porto com ritmo, mais organizado, e sobretudo mais perto dos níveis que atingiu no ano passado, e que lhe valeu o título de campeão nacional.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Felipe, Militão e Alex Telles – Danilo Pereira, Herrera, Óliver, Brahimi e Corona – Marega.

Liga NOSSporting de Braga está também diferente do do ano passado, apesar disso não se refletir de forma tão veemente nos seus resultados, ou pelo menos com prejuízo muito significativo. A equipa continua a dar uma excelente resposta, em termos ofensivos, e isso em grande parte dos jogos camufla os problemas mais atrás.

Abel Ferreira tem o mérito de não mexer na sua estrutura. Podemos dizer que os intérpretes vão mudando, sempre que necessário, mas o filme é o mesmo, seja em que campo for, e seja com que adversário for. O 4-4-2 de Abel Ferreira é já uma identidade deste Sporting de Braga, e isso facilita muito a quem está dentro das quatro linhas e tem de interpretar o que o treinador lhe pede. Assim, o Sporting de Braga tem um núcleo duro aproximadamente 15 jogadores e que Abel Ferreira escolhe 11, contando quase sempre com o mesmo desempenho.

Esta é a maior força deste Sporting de Braga, quer jogue com Paulinho e Dyego, ou Wilson e Dyego, ou mesmo Claudemir e Palhinha, ou João Novais e Fransérgio, Esgaio e Ricardo Horta, ou Esgaio e Fábio Martins, a qualidade não se altera substancialmente. No entanto, a equipa não tem a mesma consistência defensiva que na época passada. As saídas de Danilo e Vukcevic não foram acauteladas com jogadores com características semelhantes. Não está em causa a qualidade de Fransérgio, Claudemir ou mesmo João Novais, mas realmente não são jogadores tão versáteis e capazes de desempenhar de forma tão eficaz aquilo que um 4-4-2 exige. E esse poderá ser o factor chave neste jogo.

Onze Provável: Tiago Sá, Goiano, Bruno Viana, Pablo Santos e Sequeira – Claudemir, Fransérgio, Esgaio, Ricardo Horta – Wilson Eduardo e Dyego Sousa.

O FC Porto é uma equipa mais pragmática que o Sporting de Braga, mas acima de tudo sente-se mais confortável sem bola. A falta de intensidade no miolo do meio campo bracarense, mesmo que Abel Ferreira opte por Claudemir e Palhinha, não deverá ser suficiente na luta com Danilo Pereira, Herrera e Óliver, ou mesmo Otávio. O Sporting de Braga vacilou em jogos em que precisou de uma exigência maior, a nível defensivo, como por exemplo com Rio Ave (1-1), com Vitória de Guimarães (1-1), e até em São Miguel (3-3). Um jogo é o somatório de vários momentos, e o FC Porto está mais equilibrado para responder de forma mais homogénea. Apenas o desgaste poderá equilibrar mais o jogo, e por isso é que considero que não deva ir além do handicap (-1) para o FC Porto. No entanto, o FC Porto está com bom ritmo, muito confiante, e com o apoio do seu público, dificilmente perderão a oportunidade de garantir a liderança isolada da Liga NOS.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: FC Porto -1 1.57 Bet.pt
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 18
  • Média Odds usadas 1.76
  • Próg. certos 12
  • Próg. errados 4
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.