Menu
Primeira Liga 32ª Jornada

FC Porto – Sporting CP (Liga NOS)

Este sábado há clássico no Dragão e a ironia maior é que o brio portista pode empurrar os Encarnados para o título. Para os azuis e brancos já não há nada em jogo, exceto o amor-próprio. Para os Leões este é um jogo importantíssimo. A melhor prestação de sempre do Sporting no campeonato será fraco consolo sem a vitória final.

Não admira que o FC Porto ande à deriva e as responsabilidades não podem ser todas atiradas para cima de Lopetegui. José Peseiro chegou bem depois e já se deixou contagiar pela confusão reinante. A meio da semana, nas palavras do técnico, os portistas podiam ter mais doze pontos, não fossem os erros de arbitragem. Ontem, afinal, ficamos a saber que o acima citado treinador não utiliza os árbitros como desculpa para maus resultados. Seria perturbador se alguém prestasse realmente atenção mas depois do que foi a época do FC Porto é só mais um ruído de fundo. A história do Porto diz-nos que o clube se rasga todo no confronto com os grandes rivais e que a pior altura para os enfrentar era quando estavam na mó de baixo. Muita coisa tem mudado neste clube em tempos recentes mas não acredito que esse sentimento não se mantenha. O Sporting é muito melhor equipa e acho que tem um treinador muito mais capaz e eficiente mas é possível, até provável, que saia destroçado do Dragão.

O FC Porto está no terceiro lugar, com sessenta e sete pontos. São dez de diferença para os próximos adversários, o que impossibilita matematicamente o chegar ao segundo lugar. E tem doze a menos que os Encarnados. Dizer que é uma temporada dececionante é um eufemismo. Peseiro voltou a incluir Miguel Layún na convocatória, depois de ter poupado o mexicano devido a uma mialgia de esforço. Se terá entrada direta no onze, já é mais duvidoso. Os únicos descartados por lesão neste momento são Marcano e Bueno. Danilo Pereira impressionou também na função de central, ao lado de Bruno Martins Indi. O que nos leva a pensar que seria bom poder cloná-lo. Se Layún estiver em condições e entrar de início o internacional português deve regressar ao seu lugar à frente da defesa.

Nas duas últimas jornadas os azuis e brancos voltaram a vencer jogos sucessivos – urra! – mas se a vitória sobre o Nacional (4-0, em casa, foi suficientemente expressiva, o triunfo em Coimbra (1-2) foi fruto de iniciativas individuais. O golo de Rúben Neves é uma inspiração de momento. E Brahimi, que entrou no segundo tempo para render Varela, marcou cinco minutos depois e fechou a loja.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Danilo, Indi, José Ángel – Herrera, Rúben Neves, Sérgio Oliveira – Corona, André Silva, Varela.

Liga NOSPara o Sporting CP este é um jogo grande. A equipa de Jorge Jesus está a fazer a melhor prestação de sempre no campeonato português (vinte e quatro vitórias e setenta e sete pontos, até à data), o que só por si é um feito tremendo. Mas todos sabemos que isso vai ser fraco consolo se o título for parar ao palmarés do grande rival. Dito isto, os Leões não têm outro remédio. Têm que dar tudo e vencer os três jogos que faltam para encerrar a Liga NOS – depois do Porto recebem o Vitória de Setúbal e terminam na Pedreira – e esperar por algum percalço do Benfica.

Desde a derrota com os Encarnados (0-1), que ditou a perda da liderança para o Sporting, a equipa não voltou a ceder pontos. São seis triunfos consecutivos, uns mais sofridos que outros, mantendo-se na perseguição.

A melhor notícia para Jesus é mesmo folha limpa no que respeita a lesões. Neste momento estão todos à disposição do técnico e a metodologia está mais do que entranhada. E estes jogadores merecem toda a confiança por tudo o que foram capazes de fazer ao longo do primeiro ano da era Jorge Jesus

Onze Provável: Patrício – Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Jefferson – João Mário, William Carvalho, Adrien, Bruno César – Slimani.

Sporting 2-0 FC Porto
Liga NOS 15/16
FC Porto 3-0 Sporting
Liga NOS 14/15
FC Porto 1-3 Sporting
Taça Portugal 14/15
Sporting 1-1 FC Porto
Liga NOS 14/15

Os Leões venceram na primeira volta do campeonato, em Alvalade, com uma dupla de Slimani. Mas há nove anos que não venceu no reduto do Dragão.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Slimani marca 2.75 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1833
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1039
comments powered by Disqus

Últimos jogos