Menu
Primeira Liga 16ª Jornada

FC Porto – Rio Ave (Liga NOS)

Depois do tombo em Alvalade o FC Porto volta a subir para o cavalo esta quarta-feira. Lopetegui está sob forte contestação e a insatisfação dos adeptos portistas vai bem mais longe do que este desaire que custou a liderança do campeonato. Também o Rio Ave vem de derrota surpresa em casa frente ao Tondela e não estará interessado em perder terreno. Mas Pedro Martins tem baixas importantes no plantel e terá que apostar na juventude para preencher as vagas.

A passagem do FC Porto pela liderança da Liga NOS foi breve e passageira. Bastou uma visita a Alvalade, no sábado passado, para regressar ao lugar de perseguidor. É verdade que, como disse o treinador portista, foi apenas a primeira derrota dos Dragões no campeonato, que ainda há muito caminho pela frente e que o clube tem só dois pontos menos (trinta e seis) que o Sporting de Jesus. Tudo isso é certo mas Julen Lopetegui omite outras evidências importantes, e são elas que levam os adeptos a esperar pela equipa até de madrugada para manifestar vontade de ver o treinador espanhol pelas costas. Claro que nestas coisas à sempre exageros, e que se se despedissem técnicos com base na fúria dos adeptos o futebol seria um universo ainda mais esquizofrénico do que realmente é. Mas Lopetegui esqueceu de referir que é o segundo desaire consecutivo. Houve um apagão embaraçoso frente ao Marítimo no Estádio do Dragão, comprometendo a progressão na Taça da Liga (1-3) e agora esta lição de futebol, servida no reduto leonino, onde Jorge Jesus chegou há meia dúzia de meses. Esqueceu também o afastamento da Liga dos Campeões, depois de estar praticamente no bolso, e sobretudo o facto da equipa não mostrar evolução. Ninguém percebe tanta mudança, tanto entra e sai de jogadores, que num momento estão em alta e de repente se eclipsam, ou são eclipsados. E o facto de Lopetegui aparentemente só ter a confiança do presidente do FCP, já que os adeptos nunca ficaram convencidos.

Dito isto, penso que o técnico portista tem consciência que três derrotas consecutivas o deixariam em muito maus lençóis. Pinto da Costa tem capacidade para o segurar mas será sempre uma situação a prazo.

Alberto Bueno continua a fazer trabalho condicionado, à parte do restante plantel, e deve ser a única ausência por questões físicas. Osvaldo também não irá a jogo mas neste caso o jogador está a ultimar a sua transferência para o Boca Juniors, ao que parece.

Os dois compromissos seguintes dos Dragões serão no Bessa, frente ao Boavista, primeiro a contar para o campeonato e em seguida em jogo da Taça de Portugal.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Layún – André, Danilo, Herrera – Corona, Aboubakar, Brahimi.

Liga NOSO Rio Ave está determinado a ir ao Dragão complicar a vida do Porto. Pedro Martins reconhece que não será tarefa fácil: a equipa da casa é forte e tem recursos muito acima daqueles que os Vilacondenses dispõem mas o objetivo não pode ser outro.

Sofrer dois desaires consecutivos – na Luz com os Encarnados (3-1) e em Vila do Conde frente ao Tondela (2-3) – no campeonato não é coisa que agrade a qualquer clube com ambições e a prioridade agora é reverter esta série negativa o quanto antes. Mas tal não mancha a belíssima temporada que a equipa de Martins tem vindo a fazer e que lhe vale o sétimo posto na tabela, a um ponto do Setúbal que ocupa o quinto lugar, o último a dar acesso às competições europeias.

A visita ao Dragão não é o melhor cenário para amealhar os três pontos e o técnico ainda conta com algumas dificuldades acrescidas. Tarantini foi expulso no jogo do fim de semana, com dois amarelos e Bressan completou mais uma série de cartolinas da mesma cor, o que significa suspensão para ambos e mudança forçada no meio-campo. Com a lesão de Pedro Moreira, que ainda está em recuperação, Pedro Martins vai ter que recorrer a jovens do plantel para completar a convocatória e o onze. João Novais, Abalo e Krovinovic são os candidatos aos lugares. Também Héldon deve regressar ao alinhamento inicial já que Kayembe, emprestado pelos azuis e brancos não pode ser utilizado.

Onze Provável: Cássio – Lionn, Fraga, Marcelo, Aníbal Capela – Abalo, João Novais, Wakaso – Héldon, Ukra, Guedes.

Rio Ave 1-3 FC Porto Liga NOS 14/15
Rio Ave 0-1 FC Porto Taça da Liga 2014/15
FC Porto 5-0 Rio Ave Liga NOS 14/15
FC Porto 3-0 Rio Ave Liga 2013/14
Rio Ave 1-3 FC Porto Liga 2013/14

O FC Porto venceu dezasseis dos últimos dezassete confrontos com o Rio Ave e há onze anos que o Rio Ave não pontua no terreno dos azuis e brancos – empate a um em janeiro de 2005.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 2.5 golos 2.15 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1825
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos