Menu

FC Porto – Marítimo (Taça da Liga)

O FC Porto e o Marítimo encontram-se esta terça-feira no Estádio do Dragão, num embate a contar para o Grupo A da Taça da Liga. Após ser derrotado em Inglaterra às mãos do Chelsea, para a Liga dos Campeões, o conjunto da casa chega aqui com uma série de 3 vitórias consecutivas, preparando-se para disputar o seu primeiro encontro deste agrupamento. Já o Marítimo, que disputou já um jogo neste Grupo A contra o Feirense, é 1º classificado com 3 pontos, no entanto, não se encontra em grande forma, visto que perdeu 4 dos últimos 5 embates oficiais.

FC Porto não só se encontra em grande forma como também extremamente motivado, tendo destronado o Sporting do 1º lugar na última jornada, tornando-se assim líder do campeonato português com 1 ponto de superioridade dos Leões e 5 do Benfica, 3º classificado. Os homens orientados por Julen Lopetegui são então líderes da tabela de classificação geral com 36 pontos, fruto de 11 vitórias e 3 empates, com parciais de 30 golos marcados e 7 golos sofridos. Apesar de ainda não terem provado o sabor da derrota na competição caseira, os Dragões sofreram dois desaires na Liga dos Campeões, ficando assim incapazes de seguirem até aos oitavos de final da competição, transitando para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde agora terão pela frente o poderoso Borussia Dortmund. Como se não bastasse, os comandados de Julen Lopetegui ingressam ainda na Taça de Portugal, onde após tirarem o Feirense do seu caminho, nos oitavos de final, irão agora encontrar o Boavista no dia 13 de Janeiro, para os quartos de final da prova. Agora, apesar de ser o seu primeiro encontro neste Grupo A, os Dragões afirmam que encaram esta competição com a máxima seriedade e que o objectivo é somar este título ao seu palmarés, sendo ainda de destacar que este é um jogo onde alguns dos jogadores mais utilizados poderão ser descansados, dando oportunidade a jogadores com menos minutos de se mostrarem.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Paços de Ferreira. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do Chelsea, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-2 em terreno do Nacional da Madeira, uma vitória por 0-1 em terreno do Feirense, em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, uma vitória por 3-1 na recepção à Académica. Para este jogo, Maxi Pereira, Brahimi, Martins Indi, Danilo Pereira, Herrera e Buena estão todos de fora, por opção do técnico espanhol.

Onze Provável: Helton – García, Maicon, Marcano e Layún – Rúben Neves, Evandro e Sérgio Oliveira – Corona, Aboubakar e Tello.

taça da ligaMarítimo, por sua vez, prepara-se para a disputar o seu 2º embate neste agrupamento, tendo vencido logo o 1º jogo contra o Feirense, o que o coloca já como líder de Grupo com 3 pontos. Os comandados de Ivo Vieira já viram melhores dias, chegando aqui apenas com 1 vitória nos últimos 5 jogos oficiais, sendo a derrota da última jornada a causa de terem caído duas posições na tabela de classificação geral, encontrando-se agora em 10º lugar com 17 pontos, fruto de 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, com parciais de 20 golos marcados e 27 golos sofridos. Após serem eliminados da Taça de Portugal na 4ª Eliminatória, pelo Amarante, os Leões da Madeira contam agora com a Taça da Liga como a única competição para além da Liga NOS, no entanto, os recentes maus resultados que têm vindo a obter podem dificultar a tarefa de obterem aqui um resultado positivo. Este é um embate onde devido ao poderio ofensivo do seu oponente, o técnico Ivo Vieira precisa de garantir a consistência defensiva e forma a suster o máximo de investidas possíveis, depositando confiança nos contra-ataques onde deverão contar com o finalizador Dyego Sousa, o 4º melhor marcador do campeonato com 7 golos apontados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marítimo apresenta um histórico de 1 vitória e 4 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Amarante, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Seguiu-se uma derrota por 3-1 em terreno do Nacional da Madeira, uma derrota por 0-1 na recepção ao Sporting, uma vitória por 3-4 em terreno do Vitória de Guimarães, e na última jornada, uma derrota por 4-1 em terreno do Arouca. Rúben Ferreira, Briguel e Ghazaryan estão de fora, por lesão.

Onze Provável: Sá – João Diogo, Dirceu, Deyvison e Patrick – Fransérgio, Soares e Éber Bessa – Marega, Dyego Sousa e Costa.

Nos últimos 8 confrontos directos, o cada um dos emblemas venceu 3 partidas, tendo os restantes 2 jogos terminado em empate.

Marítimo 1-1 FC Porto
Liga NOS 15/16
Marítimo 2-1 FC Porto
Taça da Liga 2014/15
Marítimo 1-0 FC Porto
Liga NOS 14/15
FC Porto 2-0 Marítimo
Liga NOS 14/15
Marítimo 1-0 FC Porto
Liga 2013/14
FC Porto 3-2 Marítimo
Taça da Liga 2013/14
FC Porto 3-0 Marítimo
Liga 2013/14
Marítimo 1-1 FC Porto
Liga ZON Sagres 12/13

Apesar da força de vontade em voltar ao caminho das vitórias, este é um jogo onde o FC Porto é claramente favorito, não só por ter o factor casa do seu lado, mas também por apresentar um plantel de extrema qualidade à sua disposição. Tendo também vencido os últimos 7 jogos em casa contra o Marítimo, e mostrando um bom número de golos marcados quando joga dentro de portas, os Dragões deverão conseguir voltar a vencer.

Prognóstico Odd Casa Erro
Odds Asiáticas: FC Porto -1 1.71 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 993
  • Próg. errados 815
comments powered by Disqus

Últimos jogos